sexta-feira, 16 de março de 2012

ACUSAÇÕES FORTES

Foto Rádio Hertz
Causaram forte impacto no acanhado meio político nabantino as declarações de Graça Costa, em nome dos IpT, nas quais considera, nomeadamente, que o Conselho de Administração do CHMT "Não tem condições nem credibilidade para o exercício do seu mandato." Tais considerações podem ser lidas clicando aqui. Delas resulta que os Independentes por Tomar estão inconformados com a actual gerência do CHMT, porque os seus membros nem sempre respeitarão a verdade e ainda não fundamentaram as suas decisões.
Trata-se de acusações graves, sendo a última até algo surpreendente. Com efeito, logo no pórtico do Despacho 5414/2008, de 28/02, pode ler-se que "A audição pública foi intensamente participada, tendo sido objecto de apreciação por um número elevado de autarquias, instituições, partidos políticos e cidadãos. ... ...
As sugestões feitas permitiram ainda... ...adaptar a proposta inicial, por forma a que, em articulação directa com algumas das autarquias visadas, fossem reconhecidas determinadas especificidades que justificam a decisão agora tomada. ... ...
... O presente despacho permitirá desde já, em consonância com o imperativo constitucional que obriga o Estado a garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o País que ... ...se deve adaptar permanentemente às condições da realidade nacional, às suas necessidades e aos seus recursos..."
Por outro lado, ao conferir posse à actual equipa dirigente do CHMT, o Ministro da Saúde foi claro. Após referir expressamente a "excessiva capacidade instalada"  e a dívida acumulada de 60 milhões de euros, acrescentou designadamente que "não há nenhuma organização que possa viver assim", pelo que a administração empossada "deverá concentrar-se na necessidade de racionalização de serviços, nomeadamente no que toca aos três serviços de urgência."
Tendo tudo isto presente, não se vislumbra sustentáculo credível para a alegada falta de fundamentação das medidas tomadas. Estamos numa democracia a funcionar com normalidade, onde por conseguinte os governantes e os responsáveis por eles designados têm toda a legitimidade para implementar no respeito pela Lei  as decisões que julguem mais adequadas para obter os resultados finais pretendidos. No caso presente a perenidade do CHMT, uma vez resolvida a questão do crónico desiquilíbrio da sua exploração. Assim sendo, as declarações de Graça Costa revelam algum despeito, para não dizer má-fé. Enfermam afinal do mesmo mal de que os IpT acusam os dirigentes do CHMT -falta de fundamentação adequada e atempada.
Tomar a dianteira sabe que esta intempestiva intervenção dos IpT pode estar relacionada com o facto de  se encontrar pendente no Ministério Público de Tomar uma queixa crime por injúrias públicas a servidores do Estado no exercício das suas funções, contra Pedro Alexandre Ramos Marques e outro. Resta aguardar os inevitáveis desenvolvimentos, para melhor perceber tudo isto.

5 comentários:

alexandre leal disse...

Professor Rebelo
É por demais evidente que terá de existir alguma "razão" oculta para tamanho despropósito. Para além da óbvia falta de categoria e "ossatura" quando as coisas apertam um bocadinho.
Os tempos estão dificeis e não é aceitável que se ataque a honorabilidade de cidadãos impolutos só porque calha bem ou porque nada de sólido existe para perorar.
São fracos , abanam por qualquer coisinha e nem percebem onde estão.
Precisam de um GPS ou, dito de outra forma, faz-lhes falta terem uma estrutura partidária que lhes ensine qualquer coisa e, príncipalmente,os impeça de se estamparem que nem lorpas.
A mim, vindo de onde vem,nada me admira.
Mas preparem-se porque haverá mais...

Manuel Oliveira disse...

Que vergonha, mais de 100 trabalhadores foram dispensados do CHMT…
Toda a noticia em :
http://www.radiohertz.pt/?pagina=noticias&id=8426

Manuel Oliveira disse...

Que vergonha, mais de 100 trabalhadores foram dispensados…
Toda a noticia em :
http://www.radiohertz.pt/?pagina=noticias&id=8426

jccorreia disse...

Sr.Oliveira

Cuidado com as tretas que por aí são ditas.A Hertz parece uma central de intoxicação...

Uma coisa são contratos nao renovados outra despedimentos,dispensas,etc

Vergonha?

E viver com o dinheiro dos outros?

Alguma empresa sobrevive com mais de 90% do orçamento gasto em salários e horas extraordinárias ?

E o que se passa no resto de Portugal?

Manuel Oliveira disse...

Caro jccorreia
Na minha modesta opinião, a Hertz é uma Rádio sensacionalista, mas difunde muitas verdades, e incomoda muita boa gente.

Manuel Oliveira