sábado, 24 de março de 2012

Perlenga fraternal

Distintíssimos, honestíssimos, justíssimos e ortodoxíssimos Irmãos!
Permiti que este humilde e rude servo vos enderece a palavra, de joelhos e em atitude reverencial. Vós sois, como é bem sabido na comunidade, justos e sábios, enquanto eu não passo de um reles pecador sem remédio. Mea culpa, mea culpa, mea tã grande culpa! Abrenuntio!
Apesar de envergardes hábitos de diferentes confrarias -laicas ou profanas, para o caso tanto dá- andais todos singularmente nervosos nestes últimos tempos. Os irmãos misericordiosos, a braços com os problemas da botica e acossados por um numerário da Santa Casa, resolveram até retroceder alguns séculos, recorrendo às práticas dos Tribunais do Santo Ofício, que Deus haja! Apontados na blogosfera - a ágora dos tempos que vivemos- foram lestos na resposta. Já não podendo recorrer à fogueira nem sequer ao púlpito, serviram-se da tradicional correia de ligação aos irmãos aventaleiros. Um também numerário outrossim acima de qualquer suspeita. Que retirado da política é desde há anos estipendiado  como colaborador de empresas ligadas a outras com as quais celebrou sumarentos contratos enquanto eleito. Maneira agradável de juntar à pensão de aposentação como político um substantivo proveito mensal.
Numerários há anos, todavia ainda assim noviços nas manhas deste baixo mundo, os irmãos do esquadro e do compasso deixaram-se embalar pela música celestial e vá de zurzir neste vosso servo. E até um outro irmão, misericordioso e gazeteiro, com sérios problemas na gazeta, resolveu tentar alertar os pregoeiros de serviço, procurando sem êxito transformar-me -a mim, velho carneiro mocho, cansado e sem préstimo- em cordeiro pascal! 
Esta terra tomarense está cada vez mais insalubre. É até muito provável, cuido eu, que a chuva tenha deixado de aparecer por aqui, devido a ter confundido a urbe com um deserto, uma vez que a cáfila tem vindo a desenvolver-se. Valha-nos isso? Erro vosso, meus prendados e distintos irmãos. Até os antigos cameleiros, agora o que querem são motos, automóveis, aviões e barcos de recreio, para maior honra de Mafoma. Só por aqui é que cada vez pior...
Num mundo assim, cada vez mais materialista, mais laico e mais problemático, consenti irmãos, que vos diga o que penso. Aos ofendidos irmãos misericordiosos (incluindo o também gazeteiro), ressentidos com as arremetidas de um dos deles, não posso deixar de recomendar sinceridade, frontalidade, honestidade e tolerância infinita. Bem como providências para a botica, onde já se nota de quando em vez alguma falta de remédios; e solução adequada para a gazeta, pois casa onde falta o pão há meses, todos ralham e ninguém tem razão. 
Aos aventaleiros envolvidos na política, (ou vice-versa?), aproveito para anunciar a triste verdade, no caso da reforma hospitalar: Urgência Cirúrgica, Ortopedia e Medicina Interna foram-se de Tomar, como única maneira justa, rápida e definitiva de evitar poucas vergonhas, a coberto de curiosas interpretações da legalidade e nalguns casos nem isso. Como aquelas próteses despachadas para Tomar que depois por artes mágicas apareciam no Entroncamento...
Quando a Comissão de Saúde Unitária reivindica a suspensão imediata da reforma do CHMT, no fundo é isto que está a defender: O retorno a situações vergonhosas que duraram anos e encheram muitas algibeiras, mas agora acabaram. Não porque o novo Conselho de Administração tenha querido beneficiar Abrantes, ou Torres Novas, ou ambas; não porque tenham feito escolhas políticas. Apenas porque perceberam ser mais justo, mais honesto e mais barato para os contribuintes. Pois se há médicos especialistas disponíveis a 30 euros à hora e aqui em Tomar havia alguns a cobrar 70, qualquer leigo, irmão ou não, repara na chaga.
Perdoai-me esta franqueza, prezados irmãos, queridos conterrâneos e outros que nem uma coisa nem outra. Como bem sabeis desde sempre, quem me procura, acha-me! Da próxima vez tende mais cuidado e a resposta será mais cordata.

Beija-vos respeitosamente as mãos este humilde 

Irmão António, da Confraria dos Livres Pensadores

5 comentários:

Ricardo Rodrigues disse...

realmente...se o material desaparecia, é mais fácil fecharem-se serviços do que tirar de lá as pessoas....quem contratava os médicos ? não era a Adm no CHMT ? Eles que digam porque pagavam as uns 30 e a outros 70 !

jccorreia disse...

Eis um compatriota que parece nem perceber.
Como sabe Professor,só vemos o que queremos!

Cumprimentos

alexandre leal disse...

Caro Professor

Sem relação directa com o seu lúcido escrito,mas apenas porque integra com o brilho e sagacidade que lhe são peculiares a nao menos rutilante comissão de saude da AM de Tomar,deixe-me agradecer publicamente e desvanecido , o contributo único e insubstituível da D.Rosa,que em boa hora o jovem PSD local lançou na ribalta.A senhora desdobra-se em actividades ,e ontem,naquele programa de grande audiência e de inequívoco interesse que a Radio
Hertz,em momentos de grande inspiração e generosidade, semanalmente nos proporciona, a referida senhora, em conversa com elas(a Anabela cautelosa já saltou) afirmou ,perante inteligente pergunta do pivot, que conhecia casos de corrupção na Câmara Municipal de Tomar. Foi o momento alto do programa! As outras 2 Damas, Graça e Joana de seu nome(para simplificar e como são figuras de grande projecção,prescindo de maior caracterização), genuinamente espantadas, manifestando-se mesmo
com algumas curtas e simples expressões apenas explicaveis em pessoas de tamanho gabarito,pela emoção do raro momento .
Foi um grande momento de Radio!
Aguarda-se agora que um cidadão mais escrupuloso entregue a gravação ao Ministério Publico.
E fica tudo esclarecido com as declarações da D.Rosa no no local certo.
Fácil com cidadãs desta dimensão.
Obrigado Dona Rosa! Qualquer social democrata digno desse nome rejubila com as suas participações
publicas.

Leão_da_Estrela disse...

Éh lá, com que então a Corporação não gostou! e cuidando que a casa vinha abaixo pediu ajuda aos pedreiros livres. Convém que levem avental...

Caro Alexandre,
Não tenho dúvida de que, a haver corrupção como foi afirmado, ou melhor: não tenho dúvidas de que haverá corrupção, de há muitos anos a esta parte! não temos, nem eu nem, nem você, nem a acusadora, provas da convicção que temos ( eu pelo menos tenho ).
Mas tenha a certeza de que, se houver alguma investigação, os culpados não passarão do nível do Fiscal que leva algum para desbloquear um processo dum logradouro que nunca mais anda, nos intrincados corredores da burocracia autárquica. Bombas de gasolina? viste-las!

Ah, já agora, a Judiciária tem no seu sítio da internet um campo para denúncias anónimas, que resulta; sei por experiência própria. Se alguém tem alguma informação credível, que avance com a denúncia! eles andam muito ocupados, infelizmente, mas hão-de ter tempo de ir a Tomar, certamente.

alexandre leal disse...

Amigo Leão

Permita-me que o felicite pelo resultado de ontem.Espero que chegue!

Parece-me que comungamos, com a esmagadora maioria dos portugueses,preocupações muito semelhantes face à corrupção. Está tudo mais ou menos dito mas muito pouco feito!
A questão é que me faz muita impressão o baixo nível de pessoas com responsabilidades que, quase 40 anos depois do 25 de Abril, debitam inconsequências em público.
É o que temos e naturalmente merecemos. Mas dói e envergonha.

Cumprimentos