domingo, 18 de março de 2012

Imagens tomarenses de fim de semana




Quatro aspectos da Cerrada dos Cães, pomposamente designada pelos senhores autarcas como Terreiro de Gualdim Pais. Nota-se que a limpeza é excelente.

Terreiro de Gualdim Pais porque desde Março de 1960, 8º centenário da fundação da urbe, lá em cima, está pendente na Câmara um projecto para transferir a estátua da Praça da República para aqui. Enquanto isso não acontece, aproveita-se o espaço para armazenar algumas pedras.

Logo ao lado temos este par de indicações assaz curioso. Dado que os residentes estão excluídos, certamente trata-se de uma maneira rebuscada de mandar os turistas àquela parte. Está bem visto sim senhor!

Os simpáticos visitantes ficam de tal modo impressionados com tamanha delicadeza de propósitos, que até largam logo o calçado, para fugirem mais depressa, em busca de paragens mais hospitaleiras.

Estão de parabéns todas aqueles que, como o autor destas linhas, lutaram pacificamente para preservar o alambor coevo da construção do castelo templário. Parecendo que não, a relativa maioria e os seus técnicos superiores de confiança ficaram seriamente impressionados. Além de já terem decidido baixar  o paredão para metade (se calhar convencidos de que é uma boa solução...), não se esqueceram de ir avisando eventuais incautos que se queiram juntar aos contestatários. O aviso lá está: "Perigo! Mantenha-se afastado!" Era bom, não era? Mas não têm sorte nenhuma. Aqui fica desde já dito que o vosso expediente de rebaixar o muro para menos de metade não resolve nada! Como a seu tempo de verá!

Sem comentários: