sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Adeus comboio turístico?

Segundo fonte fidedigna, terminaram sem acordo as negociações entre a ACITOFEBA e dois empresários tomarenses, visando a eventual aquisição do comboio turístico. Estes ainda fizeram uma segunda proposta, de 29 mil euros, com o compromisso de contratar de novo o actual motorista daquele equipamento turístico, o que implicaria para a sua actual proprietária o pagamento de uma indemnização de despedimento da ordem dos 10 mil euros. Não estando em condições de tal poder assumir, pretendeu aquela associação que fossem os interessados na compra a retribuir o motorista nos termos da lei. Estão portanto em causa cerca de 10 mil euros + IVA sobre o montante total da transacção, da ordem dos 40 mil euros.
Uma vez que os dois empresários tomarenses deixaram de estar interessados no negócio, essencialmente devido ao facto de o comboio necessitar de importantes melhoramentos e de estar próximo do seu fim de vida útil, pois data de 2001 e tem uma duração eficaz prevista de 15 anos, a bola está agora de novo no campo da ACITOFEBA, a braços com uma muito delicada situação financeira. Nestas condições, é cada vez mais provável que o citado equipamento acabe por ser vendido para fora de Tomar, apesar de não ser essa a opção preferida pela actual direcção daquela entidade.
Adeus comboio turístico? Tudo aponta nesse sentido. A menos que uma entidade local, com tesouraria mais folgada, resolva sacrificar-se em prol do turismo tomarense, que bem precisa. Organizar congressos e outros eventos é sem dúvida útil, mas se depois não há estruturas, nem equipamentos, nem recursos humanos à altura, é assim a modos que tentar encher um vasilha toda esburacada...

Sem comentários: