segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TURISMO - Esse gigante pouco conhecido

LE MONDE - GEO & POLITIQUE, 24/09/2012, página 7

Está marcado para sábado e domingo o Congresso de Tomar, uma iniciativa que se saúda, pelo que representa como esforço para tentar reverter a trágica situação tomarense. Os seus ilustres participantes estarão decerto capazmente documentados sobre os temas a debater, pelo que este texto apenas tem por ambição motivar os leitores, mediante informação imparcial e de elevada qualidade. Parecendo que não, é muito importante numa terra que, como dizia amiúde Nini Ferreira, "é madrinha para metecos, mas madrasta para os seus filhos". Sobretudo para os que decidiram ficar-se por estas bandas após terem conhecido um bom pedaço do mundo, acrescento eu. A que propósito? Sem querer ferir susceptibilidades à flor da pele, diria que, com a aproximação das autárquicas, começam a aparecer pela urbe nabantina aqueles seus filhos legítimos, naturais ou adoptivos que elegeram outras paragens para viver, trabalhar, pagar impostos e votar, mas  sentiram agora vocação de pastores evangélicos deste rebanho de incréus. Que, entre muitas outras evidências, não acredita residir no fomento do turismo a salvação da cidade e do concelho. Apesar do extraordinário corredor Nazaré - Alcobaça - Batalha - Fátima - Tomar (que se percorre em menos de uma hora), proporcionado 'pelo IC9.
A ilustração supra, intitulada "O turismo mundial estimulado pelos países emergentes", mostra o extraordinário desenvolvimento da indústria turística mundial, observado em 2011 (últimos dados estatísticos conhecidos). Os montantes indicados referem-se a milhares de milhões de dólares americanos (1 dólar americano = 87 cêntimos de euro). Temos assim sucessivamente, da esquerda para a direita e de cima para baixo, os seguintes conjuntos: Repartição das despesas turísticas; Origem das receitas do turismo; Evolução das despesas turísticas, sem transportes; Despesas turísticas totais, incluindo transportes; O turismo internacional na tabela mundial das exportações; Países com maiores receitas turísticas; Países europeus nos dez primeiros destinos turísticos mundiais.
Uma nota final: "Entre as causas do desenvolvimento do turismo internacional, avulta o impressionante crescimento das despesas de brasileiros, russos, indianos e chineses." Os organismos locais de turismo sabem ao menos quantos turistas destas nacionalidades visitaram Tomar o ano passado? 
Contrastando com a boa saúde do turismo mundial, o total de visitantes do Convento de Cristo vai-se ficando pelos 150 mil há vários anos, tendo subido para 168 mil apenas em 2011, devido à Festa dos Tabuleiros. Porque será?

Sem comentários: