segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Há outro caminho?

A nível nacional, haver há; há até vários. Nós é que não estamos em condições de os percorrer. Ou melhor, estar estamos; os nossos credores é que não consentiriam. O que se compreende; tal como todos nós, devem dizer de si para si "Ó Abreu! Olha o meu!". Convém portanto considerar a palavra de ordem do PS uma balela inoportuna e de mau gosto. Quanto mais não seja porque, com a Espanha, a Grécia, Chipre, a Itália, a França e a Inglaterra com elevadas dívidas públicas, em recessão e sujeitos a gravosas medidas de austeridade, faria algum sentido que nos armássemos em campeões de uma insurreição anti-troika? Os gregos bem tentaram ir por aí. Fizeram de conta que aplicavam as medidas, protestaram, lutaram, incendiaram, agrediram, degradaram, votaram e voltaram a votar. Com que resultado prático? Estão melhor agora? Não consta.
Deixemo-nos pois de sonhar com doces ilusões, que não passam afinal de rebuçados eleitorais. Que são terríveis para os diabéticos a viver à sombra do Estado
Já na área local a situação é bastante diferente. Sofremos como os outros as consequências das irresponsabilidades socratinas, mas temos de aguentar também com um executivo que nem coiso nem sai de cima. O problema é de tal modo grave que António Alexandre, um experiente ex-autarca socialista, já defende um executivo de salvação local. E parece-me que tem toda a razão, conquanto essa sua proposta tenha poucas ou nenhumas hipóteses de vingar, sendo a população local o que é.
Em todo o caso, valerá a pena tentar, pois desde 2009 que não estamos a percorrer nenhum caminho, bom ou mau. Estamos apenas e infelizmente em queda vertiginosa no abismo da irrelevância nacional e regional. Paulo Fonseca, o jovem e dinâmico presidente socialista da Câmara de Ourém, outrora um concelho meia hora para lá do sol posto, já veio a público reivindicar, no quadro da futura reforma da justiça, o tribunal de primeira instância do norte do distrito, alegando que Ourém tem mais processos, tem mais população e paga mais impostos do que Tomar. E limitou-se a dizer a incómoda verdade! Onde já chegámos!
Temos assim que por estas bandas não só há vários outros caminhos, como é urgente e indispensável que comecemos a percorrer um deles. Infelizmente, as próximas autárquicas são só daqui a 14 meses. E não é nada certo que delas saia um executivo que não nos envergonhe e seja capaz de pôr fim a esta autêntica calamidade que nos assola.

9 comentários:

Unknown disse...

-Os vários estudos aprofundados realizados pelos crânios(!?!?) existentes no PS deu na falência do País e no pedido de socorro à Troika(UE/FMI/BCE).
-Segundo o mesmo PS tudo isto foi fruto claro da conjuntura internacional(LOL), pois o PS e o seu frenesim gastador/esbanjador não teve qualquer responsabilidade(LOL).
-Esses senhores do PS caso tivessem um pouco de vergonha(manifestamente não a possuem) deixavam-se estar bem caladinhos nos próximos anos.

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Senhor "Tomarense", acha então que a crise internacional não teve e não tem nada a ver com a crise que vivemos em Portugal? E na Eurpa? E no planeta?

Explique-me lá isso! - Mas sem se rir...

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Rebelo, não é....
"Ó Abreu! Olha o meu!"

É melhor....
Ó Abreu! dá cá o meu!


HC disse...

Já o sr "tomarense d" tem tanta vergonha dos disparates que escreve que não é capaz de assinar, quanto mais dar a cara. Deve andar muito orgulhoso com o que o seu partido está a fazer....
Ao menos tente fundamentar minimamente o que escreve!
E em Tomar, a culpa também é do PS não?! Bom, realmente o presidente da concelhia diz que sim...

---
Desculpe a intromissão prof. Rebelo, este tipo de comentários não merece resposta, mas todos fraquejamos de quando em vez.
Cumprimentos.

Unknown disse...

Sr Cantoneiro da Borda da Estrada

A crise que corre a Europa tem vários culpados:Bancos pela facilidade na concessão do crédito; classe politica em geral pelo que fizeram nestes anos(aumento exponencial da divida dos Paises,gastando muito desse dinheiro mal gasto).
O caso português que é o que nos diz mais respeito, tem o PS como grande responsavel. Lembra-se concerteza dos avisos que a Dra Manuela ferreira Leite fez na campanha em 2009!? Alguem ligou!? Ainda lhe chamaram nomes!!! Agora estamos todos a pagar e bem caro, e não foi por falta de aviso.
Inclusive o proprio Cavaco silva avisou muitas vezes que estavamos a ir ao fundo(falência).
Já quanto à resolução desta crise, o caminho traçado por este governo irá agravar ainda mais as coisas, como se está agora a vir ao conhecimento público.
Sou apologista da entrega do poder financeiro ao BCE e consequente retirada desse poder aos politicos, pois está provado que de gestão percebem ZERO.

Passando a outro assunto:

Sr Hugo cristovão
Quanto ao "meu" Partido informo-o que ele é a verdade e seriedade, e não a mentira e a hipocrisia que reina na classe politica deste País.
Quanto a Partidos como PS ou PSD, como dizia alguèm: Jamais
Quanto ao que designa de disparates, vai desculpar mas classe politica é bem mais prodigiosa na produção de disparates. Ñão há dia nenhum que não ouça disparates na TV emitidos pela classe politica.
Diz tambem para fundamentar o que escrevo!! Quer melhor fundamento do que a falência de Portugal; a falência da grande maioria das Câmaras; a falência das empresas públicas.
Ainda hoje vem publicado num jornal economico que a dívida das empresas publica já vai quase em 31 mil milhoes de euros e a aumentar.
Acha isto de gestão responsavel!? Com a agravante que muitos dos respectivos administradores ganham verdadeiras fortunas.



templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Senhor "Tomarense d",

Agradeço ter-me respondido.

Obviamente que não lhe exigi uma resposta profunda sobre a coisa. Convenhamos, porém, que a que deu é um tanto ou quanto mal alinhavada e fundamentada, e nós dois conhecemos bem o alfaiate.... Mas é a sua.

É minha opinião que está distante da realidade, mas o senhor tem oportunidade de fazer uma revisão da matéria dada de 2005/2011.

Tenho a impressão que é ainda um jovem, o que não é o meu caso.

Se não estou equivocado sobre a sua juventude, daqui a 25 anos meta no correio uma carta sua dirigida a mim, a contar-me tudo o que pensam nessa altura sobre José Sócrates.

Basta endereçar:
-Cantoneiro da Borda da Estrada
(O admirador do Zézito)
-LÁ ONDE ELE ESTÁ

(Não precisa de selo)

Não se preocupe, encarrego-me de fazê-la chegar a minhas mãos.

Asseguro-lhe que não me vai surpreender!

Não se esqueça!

Cumprimentos.

Unknown disse...

Sr Cantoneiro da Borda da Estrada


Não me parece que esteja assim distante.
Respeitando a sua ideia, pois já percebi que é um "amigo" do José sócrates e/ou do PS, permita-me:

-Pelo que percebo, o Sr entre outros acham que a responsabilidade desta crise terá origem exclusivamente ou na sua maioria, na Europa ou mesmo nos EUA com o sub-prime, correcto!?
- Será que caso o Governo 2005/2011 não tivesse levado a dívida aos niveis que levou, estariamos em crise!? É de salientar que a dívida passou dos 80 ou 85 mil milhoes para uns menos simpaticos 175 mil milhoes(Valores aproximados) - Penso muito sinceramente que NÃO.
-Não me parece fora da realidade aquilo que escrevi anteriormente acerca dos muitos avisos emitidos por diversas individualidades entre 2008 e 2010(altura em que o governo se demitiu.
Não era/é necessário ser economista para perceber que Portugal a continuar com este caminho tem/terá um futuro muito triste e desulador.Temos actualmente um Estado Falido e caloteiro,câmaras na sua maioria falidas, empresas públicas falidas e a aumentar o seu endividamento(Já vai em quase 31 mil milhoes de euros), e uma classe politica que claramente é irresponsavel olhando apenas aos seus interesses, estando por isso descridibilizada perante os portugueses(Veja-se os niveis de abstenção).
- Acha o sr correcto um governo hipotecar as gerações futuras como o em causa fez,para além da duplicação da divida ainda realizou as PPP`S nas Auto-estradas em particular, que representa mais dívida, se bem que "encapotada"!? Os valores em causa que teriamos de começar a pagar a partir do próximo ano seriam no total de cerca de 50 mil milhoes de euros.(Isto só nas PPP`s)
Teremos de acrescentar a isto os juros a pagar pelo avolumar da divida.
Se formos a ver bem o anterior governo deixou bem mais de 250 ou mesmo 300 mil milhoes de euros de divida para os que vierem a seguir pagarem, ou seja, nós todos é que iremos sofrer a bom sofrer nos próximos anos para se pagar tudo isto.
Na minha opinião não me parece correcto este comportamento.
Compreendo que muitos elementos ligados ao PS ou mesmo simpatizantes não gostem,mas a verdade é esta, e os factos estão à vista de todos.





templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Senhor Tomarense d,

Li com a maior atenção e respeito o seu comentário, resposta ao meu.

Com a poeira que os órgãos de informação (uns mais que outros) lançam sobre o que se passou a nível nacional e internacional nos anos 2005/2011 e de 2007 até hoje, bem como a que, igualmente, todos os partidos (sem exceção)lançam sobre esses mesmos períodos, confesso-lhe que não é nada fácil responder-lhe.

Competiria aos comunicadores profissionais, se não estivessem na maior parte arreatados...; competiria aos partidos políticos, através de debates internos e competentes departamentos de formação política dos seus militantes. Um simples cidadão como eu, para andar mais ou menos bem informado, esfalfa-se por tudo quanto é sítio para o conseguir, e, obviamente, o meu próprio juízo das coisas, apoiado em muitas outras coisas e na própria experiência de vida. E não estou a dizer que sou eu que estou certo.

Eu conheço militantes de todos os partidos, mesmo do PCP E BE (estou a referir-me só a militantes), que ao fim de semana tomam o café comigo num Café habitual, onde há sempre conversa rija..., que lêem o "Correio da Manhã" da casa, enquanto eu leio outro jornal, que compro (e dou uma volta pelo "CM", não me caem os parentes na lama por isso), e bebem aquela informação..., e não querem outra, que não seja a partidária, especialmente a dos seus muchachos quando falam na televisão.

Responder-lhe: O senhor está errado! não foi bem isso, as coisas foram assim e assado, não levava a lado nenhum. Normalmente são assim os debates dos comentaristas nas caixas de comentários da maior parte da blogosfera: e eu não fujo muito à regra, embora tenha a certeza de procurar ir um pouco mais longe, às vezes sem êxito - e sem engenho.

Mas fica cá guardada... Talvez um dia destes, se me der na pachorra, lhe possa responder aqui às questões que levantou, de forma documentada e corretamente fundamentada. Talvez...

Mesmo tendo a impressão que o senhor está amarrado a uma cartilha. Não é o meu caso.

Unknown disse...

"Mesmo tendo a impressão que o senhor está amarrado a uma cartilha"

-Se for a cartilha da verdade, sim!!
-Agora cartilha tipo partido politico, não,nunca, jamais em tempo algum. Se existe alguem neste país que eu desprezo e dou desprezo, essa gente é sem dúvida a classe politica.
Qualquer outra cartilha, desconheço.
Atentamente