domingo, 30 de setembro de 2012

Mazelas tomarenses

A convite de uma estimada conterrânea, resolvi ir de passeio até ao Casal das Atalaias, ali a norte da cidade antiga, entre a Estrada de Leiria e a Capela de Nª Srª da Piedade. Procurando evitar grandes subidas e matar dois coelhos com a mesma cajadada, fui pela Estrada do Convento, Casal do Láparo, Cruz de Santo António e Estrada de Leiria. No exterior do Convento assisti a mais uma situação confrangedora, a relatar num próximo escrito. Devemos ser a única cidade do país, além de Fátima, onde os turistas se transformam em penitentes. Mas aqui, nesta Capital Templária, visivelmente contrariados.


No desvio para os Pegões, os Brazões e a  a Longra, o aspecto é este. Há mais de cinco anos. A denotar empenhamento da autarquia, no sentido de dar à cidade um aspecto geral que não nos envergonhe aos olhos de naturais e visitantes. Ou estarei a ver mal?




Já no Casal das Atalaias, estas três fotos dispensam grandes comentários. Em plena Freguesia Urbana de S. João Baptista, os passeios mais parecem os de qualquer aldeia perdida no sertão africano. Nem o da rampa de ligação ao Centro Histórico escapa. Querem que os peões transitem por onde?





Além da manifesta falta de limpeza e de manutenção dos passeios, a estrada municipal está como testemunham estas duas fotos. Numa freguesia urbana, frequentada por turistas!



Junto à capela, outrora um excelente miradouro, agora o horizonte é este. Será assim tão complicado podar a vegetação de tempos a tempos?


A indicação toponímica já lá está: Nª Senhora da Piedade. Falta só acrescentar "ajudai-nos, pois se não fordes vós..."

Sem comentários: