sábado, 29 de setembro de 2012

Caso Vitorino já começou a produzir estragos

A rebeldia do vereador José Vitorino, que se recusou a seguir as indicações de voto do PS, partido em que é militante e em cujas listas foi eleito, já começou a produzir estragos. Um presidente de junta do PS, questionado por Tomar a dianteira, foi peremptório: "É assim que se perdem eleições!" Por outro lado, no novo programa de debate dos sábados de manhã, na Rádio Hertz, tendo o socialista António Alexandre, ex-vereador e membro do secretariado local, referido que já como vereador do PSD José Vitorino foi uma desgraça, o representante dos IpT aproveitou a ocasião para frisar que também o PS tem alguma culpa no sucedido, rematando com uma pergunta fatal: "Se o PS já sabia que Vitorino tinha sido antes uma desgraça como vereador social-democrata, porque voltaram a escolhê-lo, desta vez para cabeça de lista?"
Numa altura em que as coisas não estão nada fáceis para ninguém, mas muito menos para os laranjas locais, esta bronca socialista doméstica vem mesmo a calhar. Indicia que também pelo lado dos rosas há descontentamento e algumas divergências, quando estamos a um ano da próxima consulta eleitoral, salvo imprevisto, que em política nada é certo até acontecer.
É verdade que os socialistas nabantinos ainda estão muito a tempo de solucionar o incidente de maneira airosa, o que não é fácil, posto que muito depende do estado de espírito do próprio Vitorino, ao que consta bastante deprimido ultimamente. Se, alegando razões de saúde, decidir facilitar as coisas, renunciando ao lugar e abandonando o partido, os estragos serão mínimos, mas anda assim com relevo em termos eleitorais, ao demonstrarem que o PS local errou na escolha de candidatos em 2009. Se, pelo contrário, resolver mesmo assim medir forças, insistindo na sua desconfortável posição, o que é muito provável, então com alguma probabilidade vamos ter uma novela de faca e alguidar, com cenas canalhas e tudo. Sim, porque a eleição interna de 2009 foi devidamente organizada e preparada por Luís Ferreira, no seio da Comissão Política. Por conseguinte, enquanto membro do mesmo órgão estatutário, José Vitorino detém informação em primeira mão, cuja difusão pode não ser nada favorável para o PS tomarense, a acreditar nalguns boatos que por aí circularam a dada altura. Falta apenas saber se o agora dissidente arriscará ou não pôr a boca no trombone. É do domínio público que tanto José Vitorino como Luís Ferreira fazem parte da maçonaria, entidade que não prima pela informação atempada das suas actividades e deliberações... 
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos da telenovela "Desespero na hostes socialistas".

Sem comentários: