quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Análise da imprensa regional de hoje




Começo por convidar o leitor a clicar aqui ou aqui para tomar conhecimento da bronca política de hoje, com traços de poder vir a ser uma das grandes fracturas políticas locais. Dado assim o alarme, passemos então à imprensa regional de hoje.
Lendo a manchete de CIDADE DE TOMAR fica-se com a ideia de que, se têm caído dois tetos em vez de um, logo pensariam que seria apenas um problema de falta de soutien. O acordo ortográfico tem destas coisas. Dos outros temas de primeira página, destaque para o Congresso internacional de turismo Cultural e religioso e para o 1º Congresso de Tomar. Este, a ter lugar já nos próximos sábado e domingo, no auditório da biblioteca municipal, indica como cabeça de cartaz José Gomes Ferreira, subdirector de informação da SIC, ao que parece tomarense nascido em Vale da Laje (Serra). Digo isto porque não me recordo de alguma vez o ter lido ou ouvido sobre Tomar. Seria portanto uma excelente ocasião para ir ouvi-lo, não fora o caso de não me convidarem, assim indicando que não me querem lá. Pois seja feita a vossa vontade, que sempre detestei mundanidades.
No TEMPLÀRIO, além dos habituais acidentes e outros incidentes, noticia-se que "Congresso de Tomar promete", sem todavia indicar o quê, pois José Gaio sempre foi bastante prudente. Há também duas boas crónicas, uma de Luís Graça, sobre o mais recente livro de J. Godinho Granada, outra subscrita por Ernesto Jana, a dissertar sobre o já referido congresso, a cujos participantes desejo as maiores venturas, pois nunca fui nem sou de represálias. Mas há quem seja. Feitios, diria o saudoso Raul Solnado.
"Ler livros e jornais em papel é melhor para o ambiente que usar computadores e iPads", diz Rui Sant'Ovaia, professor no IPT, entrevistado pelo MIRANTE. O melhor será ler, que a justificação é assaz longa e pareceu-me  pouco convincente.

1 comentário:

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

António Rebelo, Tomar é só Seminários e Congressos... E dizes tu que o concelho anda pelas ruas da amargura! Cheira a Tomar.... É só compitição. Mas é bom.

Uma nota que me fez rir: "...sempre detestei mundanidades", só vais se fores convidado. O teu bom humor anda apurado.

Do "Templário" destaco o artigo de Manuel Rosa (será meu primo? Também tenho essa flor), com o seu artigo "Municío ausente".

Tem toda a razão!

Então alguém distinto, com toda a certeza, escreve um livro "Tomar, tempos e gentes", que apresenta na cidade, e o presidente da câmara não honra com a sua presença o acontecimento?!

Já uma vez critiquei aqui a Câmara por isso.

Mas que gente....