sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

FRANÇA: RUMO AO FUTURO COM AUDÁCIA E DETERMINAÇÃO

As ilustrações são do LE MONDE e foram cortadas ao meio por razões técnicas (falta de um scanner A3). Por agora, apenas a tradução e o esclarecimento. Os comentários de Tomar a dianteira serão publicados logo à noite.
Nas ilustrações supra, temos a usual representação da república francesa -Marianne- com o seu barrete frígio e, neste caso, grávida. De um futuro mais promissor, subentende-se da leitura do texto. Que diz o seguinte: "A França investe no seu futuro. Ensino e Formação. Investigação científica. Pequenas e médias empresas/Indústria. Desenvolvimento sustentável. Economia digital.
Liberdade, Igualdade, Fraternidade
República Francesa
Governo"
Temos portanto que, neste caso, a Marianne é a própria França.

"O Grande Empréstimo não é uma despesa corrente. É uma grande programa, vocacionado para enriquecer o país, financiando investimentos em sectores promissores, seleccionados pela sua capacidade de gerar actividade, criar empregos e proporcionar receitas.
Acompanhe os investimentos promissores a par e passo em gouvernement.fr"
Liberdade, Igualdade, Fraternidade
República Francesa
Governo

4 comentários:

Anónimo disse...

Isto parece a versão gaulesa da demagogia que tão bem conhecemos do governo Sócrates.
Será caso para dizer que todos os políticos são iguais?

Anónimo disse...

É um prazer, quase uma obrigação, ler as reflexões que este blog nos proporciona.
Este artigo deveria ser inspirador para os nossos políticos nacionais e, com maior urgência, para os meninos de coro cá do sítio. Porém, as prioridades são outras, quer por cá quer a outro nível.
Quanto à audácia francesa, e a sua trilogia Liberdade, Igualdade e Fraternidade, apesar de atravessar momentos críticos com os políticos actuais, esses não se confundem com os momentos caseiros.
Lembro que Sua Santidade, O Papa, na sua mensagem para a Quaresma, elegeu o tema da justiça em relação ao próximo. Onde é que isso pára por terras lusitanas e, em particular, por terras do nabão?
Por cá exibe-se a máxima: "Se é amigo do poder, privilegia-se. Se não é amigo do poder, prejudica-se"
Democracia? Igualdade (nas oportunidades)? Fraternidade? O que é isso, para esta gente?
O importante, isso sim(!), é manter aparências, um "exército" de pequenos foliões que não questionem (e quando questionarem que seja só para inglês ver). Por cá reina o absurdo de manter o chefe a qualquer custo, mesmo que para isso se vá agravando o "charco" e multiplicando os coiotes.
Viva a República!!!
José Soares

Anónimo disse...

Para José Soares

...não sei quem faz mais chiqueiro! Se os chacais que já lá estão, se os abutres que se esgadanham para lá entrar...!

Anónimo disse...

Pobres diabos! Pobres diabos! Já lá estão o Pedro Marques e a Graça Costa Rosa para fazerem a marcação aos abutres ou chacais, como quiserem!
Oh da guarda, oh da guarda!
Nem estes respondem. É o fim, ou o princípio.
Preparem-se que o baile ainda não começou. Estamos na fase da limpeza do salão.
Até já!