sábado, 6 de fevereiro de 2010

MAIS UM EXEMPLO DE COMPETÊNCIA - 2


Somos um povo assim. Tanto no país, como sobretudo nas margens do Nabão. Durante a cinzenta e pesada pasmaceira anterior ao 25 de Abril, raríssimos eram por estas bandas os que se sentiam incomodados. Houve o malogrado golpe das Caldas, em Março, reprimido por tropas idas daqui, mas ninguém ligou peva. Porém, logo no 1º de Maio de 1974, milhares de tomarenses desfilaram até à Praça da República, numa gigantesca manifestação. Afinal parece que eram todos resolutamente contra o regime anterior, mas ninguém nunca tinha dado por nada.
36 anos volvidos, estamos na mesma. Anda tudo incomodado com a questão das escutas e com a alegada manobra conspirativa de José Sócrates, para acabar com a liberdade de informação, mas ninguém está interessado em responder cabalmente a perguntas tão simples quanto estas: Algum jornalista já foi morto, preso ou ameaçado fisicamente, em virtude das opiniões que publicou ? Algum jornal foi censurado, apreendido ou encerrado compulsivamente ? Quantas licenças de rádio ou de TV é que o actual governo já anulou ? O cidadão Eduardo Moniz, uma das putativas vítimas da TVI, está agora a ganhar mais ou menos que naquela estação ? Manuela Moura Guedes já deixou de receber pontualmente algum dos seus ordenados ? Por ser primeiro-ministro, Sócrates tem menos direitos de cidadania que os seus concidadãos ? Está-lhe vedado definir estratégias legais, ou comentá-las com amigos, em conversas privadas ? Não foi Marx quem escreveu que nas sociedades capitalistas tudo se compra e tudo se vende ? Se o actual governo vier a ser derrubado ou se demitir, qual é a alternativa ? Novas eleições ? Um governo PSD/CDS/PCP/BE. Com que programa mínimo e para quanto tempo de existência ?
Regressando ao património, aqui está mais uma prova incontroversa de que as lavagens/limpezas degradam seriamente os monumentos. Basta comparar as duas fotos. A de baixo é anterior à limpeza. A de cima é posterior. Os danos são evidentes. Até o nariz do busto do medalhão foi à vida...
Bem mostra o S. Pedro, na foto inferior -É dos livros meus senhores !
Aquando do recente apelo "Salvar a Janela do Capítulo", foram muitos os que deliberadamente se abstiveram de o subscrever, designadamente entre os que integram as variadas instituições locais de índole cultural. Apareceram até posteriormente pessoas com alguma responsabilidade cívica, derivada das suas habilitações superiores e dos cargos que ocupam, a criticar os subscritores.
Querem os leitores apostar que, caso a Janela venha a ser profanada e, como tudo indica neste momento, gravemente mutilada, toda a gente virá então declarar que sempre foi contra a limpeza, e que por acaso até assinou o apelo nesse sentido ?
Pela nossa parte e por agora, apenas mais uma pergunta irritante: Estamos como estamos e nunca mais aprendemos ?

5 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro António Rebelo
Faz as incursões que quiseres pela "politica" nacional.
Mas faz-nos um favor, aos subscritores em defesa da Janela: não mistures alhos com bugalhos, como acontece nesta peça.
Cada macaco no seu galho, que me abstenho agora de comentar as tuas doutas considerações na "politica" nacional. Eventualmente pertinentes, ou não....
Abraço
António Lourenço Santos

Anónimo disse...

As questões colocadas em relação ás escutas, são no mínimo desonestas intelectualmente.

1 Será necessário chegar aos ponto descritos? É do conhecimento de telefonemas e recados feitos de maneira menos correcta por parte do visado e dos que o rodeiam, a tortura psicológica e coação verbal, na sua optica então é uma coisa perfeitamente natural num estado de direito europeu.

2 Não foi fechado cencurado e coisa e tal, mas colocando uma empresa do estado de telecomunicaçoes a controlar uma radio um Tv uma revista cor de rosa, muda em que no substrato do que está implicito na pergunta? Tirando a italia dos mafiosos, de lá um exemplo na europa de tal postura?

3 Em relaçao aos ordenados e trabalhos dos que foram afastados e colocados em parteleiras douradas é uma coisa, na sua optica, honesta e honrrada, dentro da legalidade e cheia de virtudes.

4 Por ser primeiro ministro, DEVE SER UMA PESSOA QUE NÃO DEVE MENTIR NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA!

Por ultimo, poder comentar meios que depois desmente telos feito na Assembleia da republica, porque terá sido era por ser legal? era no maior interesse da nação? realmente amigos como o vara que considera normal receber luvas para facilitismos, penedos, pai e filho, este ultimo metido na palhaçada da compra da TVI por uma empresa tutelada pelo estado, é caso para dizer dis-me com quem falas ao telemovel e digo-te quem és.

Sebastião Barros disse...

Meu caro António Lourenço:
Peço desculpa e respeito a tua opinião, mas discordo. Do meu ponto de vista, não misturei coisa alguma, nem tão pouco tive a intenção de o fazer. Apenas comparei, ou aproximei, duas situações perfeitamente distintas, tanto no tempo como no espaço, para vincar uma forma de estar muito peculiar aos tomarenses.
De qualquer forma, se de tal há necessidade, aqui fica o esclarecimento.
Um abraço,

António Rebelo

Sebastião Barros disse...

Não sejamos angelicais. Em qualquer país,mesmo nos da Europa Ocidental, as pressões directas ou por telefone, as compras, as vendas, os emprateleiramentos, são moeda corrente. Até em França ou na Inglaterra. Está certo ? Claro que não ! Mas é a realidade. A única diferença é que, para lá da fronteira, há mais recato, mais educação, mais hábitos democráticos, menos exagero na expressão. E os órgãos de comunicação não se atrevem a reproduzir conversas privadas, nem gravações em segredo de justiça.
Significa isto que Sócrates agiu bem ? Não. Que apoio a sua maneira de trabalhar nesta área ? Não. Que é eticamente aceitável utilizar tais meios ? Também não.
Dito isto, parece-me que não é certamente com este tipo de calhandrices ou com coligações heteróclitas para afrontar o governo, que vamos conseguir sair do atoleiro. Infelizmente.

António Rebelo

Anónimo disse...

Não sejamos ingénuos, o poder é uma droga. Só tal explica que quem o tenha provado não o queira largar.
Por isso é que estes drogaditos da política se prestam a actuações tão vexatórias da dignidade humana.
Quando é que abrem um centro de desintoxicação?
Aqui em Tomar também conheço alguns a precisar de tratamento urgente...