sábado, 27 de fevereiro de 2010

TRIO RELVICAR OUTRA VEZ ENCORNADO !

Pois é verdade, caros leitores. Continuam as intempéries políticas. Há relativamente pouco tempo foi o alentejano Granadeiro a declarar, sem papas na língua, que foi encornado. Depois foi o inefável Jardim, opinando que se não tem mandado cimentar as ribeiras, ainda tinha sido pior. Agora foi em Tomar. Pela quarta vez em quatro meses, o conhecido "TRIO RELVICAR", do badalado casamento autárquico de conveniência 3+2, levou mais uma parelha dos ditos, nas eleições locais dos laranjas. Após ter sido encornado nas autárquicas pelo eleitorado; no Médio Tejo pelos companheiros autarcas; na coligação camarária, pelo impetuoso esposo; esta encornadela interna, a quarta, é demais !
Até o habitualmente circunspecto Hugo Cristóvão, o representante oficial do noivo na assinatura dos esponsais, não conteve o seu alegre júbilo íntimo. "Hoje em Tomar chove e faz muito vento, mas temporal ouvi dizer que foi ontem. Parece que o estrago foi grande na cultura da laranja nabantina, bem capaz de afectar as colheitas dos próximos anos." (Hugo Cristóvão, alguresaqui.blogspot.com. O negrito é nosso.)
Quer isto dizer que, com tantas infidelidades em tão pouco tempo, à média de uma por mês, a estranha coligação tem os dias contados ? Teria sem sombra de dúvida, se os 3 autarcas do casório, a "noiva", fossem filiados no PSD. Mas não são. Para o bem e para o mal, só o vereador Carlos Carrão é do serralho. Nestas condições, decidam os novos dirigentes locais o que decidirem, só haverá queda da actual maioria caso os independentes Côrvelo e Rosário assim o queiram, pois mesmo que Carlos Carrão saísse ou se unisse aos IpT, duas coisas praticamente impensáveis, porque crimes de lesa-magestade, continuaria a haver maioria para governar. Tal como no caso de haver abandono do lar matrimonial pelo PS, a noiva enganada poderá recorrer aos IpT, que ainda não disseram nada em contrário. E em política...
Há pois todas as possibilidades de os tomarenses virem a sofrer de uma governança autárquica errática, caótica e caquéctica até ao fim deste mandato. A não ser que os eleitores se façam ouvir de forma determinante, coisa nunca antes acontecida em Tomar, e totalmente ao arrepio do usual comportamento nabantino, mais para o carneirismo do que para o toirismo.
Se contra todas as previsões, houvesse queda voluntária da actual maioria, seguida de eleições intercalares, nas actuais circunstâncias nem assim os eleitores teriam a certeza de sairem a ganhar. Isto porque, na ainda recente consulta eleitoral, nenhum dos grupos agora no executivo apresentou qualquer programa, qualquer projecto, qualquer linha de rumo, qualquer ideia, susceptíveis de alterar substantivamente a nossa contínua e inexorável caminhada para o abismo. Numa frase curta -Se os que estão não prestam, os outros não são melhores.
Não há então qualquer esperança ? Há. Que os eleitores se decidam, finalmente, a votar em programas, projectos, linhas de rumo e pessoas que dêem garantias de os aplicar, em vez de "botarem" no emblema, na cor, no compadre, ou no candidato que o sr. presidente disse. Só assim !

9 comentários:

Anónimo disse...

Ó Sr. Dr. Rebelo

V. Sª, que é tão arguto observador e tão acutilante analista, ainda não "viu" que os vereadores Pedro e Graça já disseram repetidamente que não estão para coligações, para uniões de facto políticas?!.

Que diabo!

E V. Sª não concebe a existência de uma governação sem coligação ou união de facto política?!

O PSD teve a maioria (relativa) e deve governar assumindo o leme com o seu programa de base e ir acertando com os outros esse programa e as medidas a tomar!

Para união de facto política em que um dos membros anda sempre "a morder", não assume aquilo que pensa ser-lhe "desagradável", só assume alguma coisita, mas cheio de vergonha.

Ontem na Assembleia viu-se que os do dito PS fogem da rotura como o diabo fugiu da cruz.

O chefe politico da bancada disse mesmo, preto no branco - por nós a coligação é para durar, durar, durar (assim como as pilhas....), nem pensar em romper.

Pudera! Os lugares são apetecíveis, dão penacho, mordomias (quatro na Câmara, com dois automóveis, presença assídua na comunicação social, almoços, jantares à ganância, uma nos SMAS em part-time pago, outro como enfeite da Mesa e à esquerda do Relvas a controlar o tempo dos debates.

Claro que agora a coisa ficou mais DELGADA e mais TENR(EIR)INHA, o VICENTE escorregou nas RELVAS e perderam-se na MATA.

Ah e ainda ganharam o (Conselheiro) ACÁCIO com a batuta!

Mas pode ainda dizer-se: no passa nadie!

Sigam os foguetes (ao nascer e ao pôr do sol), a música do trombone, o compasso, o avental e a opa!!!!!!

Ah Gualdim, Gualdim!

Felizmente tens a rectaguarda protegida, senão .....

Funiculi disse...

Será agora que o dito "engº" Vicente vai perder a vergonha e pede a demissão do cargo da presidência remunerado,que exerce, nos SMAS? Temos pena, que depois já não poderá fazer a vida com aquele dinheirito. Até pode ser que no futuro os SMAS funcionem de uma outra forma, sem o parasita a sugar o nosso dinheiro.

Anónimo disse...

Por cá também vai haver muita gente encornada, salvo seja, metaforicamente falando! Os ventos estão a começar a soprar doutras bandas. O manda-chuva agora é outro, os peões de brega vai mudar certamente. Como é usual, a prostituição política vai começar daqui a não muito tempo, com transferências dum lado para o outro na tentativa desesperada, quais náufragos que se agarram a tudo o que siga à tona d'água, de manter poleiro, tacho e repasto.
Viva a democracia!!!

Sebastião Barros disse...

Para anónimo em 18:58

Quando se pretende que determinada entidade clarifique publicamente a sua posição, ainda não se descobriu nada tão politicamente eficaz como uma boa provocação (neste caso "zinha". Ficamos muito agradecidos pelo esclarecimento, que pode até vir a ser muito importante para o devir tomarense. O dia de amanhã ainda ninguém o viu, não é verdade?

Anónimo disse...

O que o sr. Presidente do PS disse na Assembleia é que não seria pelo PS que a coligação com o PSD cairia. O PS é um partido responsável, com cultura de poder e não 'uma qualquer associação da sueca' como ele muito bem disse, para independente ouvir.

Que os tempos não estarão fáceis para o PSD é por demais evidente: não tem maioria, não controlam a generalidade dos autarcas, deixaram de ter liderança, não tem programa e apenas vivem agarrados à autoridade que pensam que têm na Câmara.

O que se pode esperar?
Segundo o sr. Presidente do PS naturalmente a liderança sob a responsabilidae dos socialistas.

A pergunta que se faz é: e Relvas vai deixar? E Delgado tem unhas para a viola que conquistou? E coragem para terminar a coligação?

A ver vamos...

Anónimo disse...

O PS de Tomar TEVE (há muitos anos atrás) poder e cultura de poder.

Agora é um agrupamento de lerpa, mas com cariz de perdedor.

Dois (lugares) para o PSD, um (lugar para PS), dois (lugares) para o PSD, um (lugar) para o PS ......

Entretanto o Huguinho "ferra" cada discurso redondo, que até parece um daqueles párocos da aldeia a catequizar as ovelhinhas do seu rebanho, isto para justificar a coligação de tacho para "mamar" com o poder PSD.

A situação a que chegou Tomar sente deve-se à absoluta inacção do PS para fazer qualquer oposição em todo o consulado Paulino, em que nada de nada de alternativo, de positivo e de criativo apresentaram.

Mas, compreende-se pela cultura de ("mamar" com o) poder.

E o Paulino aí foi esperto, aproveitou a apetência dos xuxas e foi-lhes dando algumas mordomias (que eles logo aceitaram de braços abertos) e algum poder residual neutralizando-os.

E se os do PS pensam que agora vão apear o PSD, que julgam está desorganizado, podem tirar o cavalinho a chuva!

Com esta gentinha nunca o PS ganhará em Tomar, só se for juizo, muito juizo!!!!!!!

Vá DELGADO amanda-te a eles, com força, com garra!!!!

Anónimo disse...

O PS não é "uma associação qualquer da sueca" mas lá que os jogadores são uns batoteiros, disso ninguém duvida...

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Ps vai para eleições no inicio de Abril.
Se houver duvidas da batota é o momento dos jogadores se apresentarem e destronarem a tríade instalada.

Depois podem todos PSD, associação da sueca e PS divertir-se a adiar mais uma vez o nosso concelho.

Triste terra de Cristo com tamanhos vilões instalados.

Anónimo disse...

Ao menos o jogo da sueca é com quatro parceiros!!

Aqui em Tomar, a lerpa é só com dois e um deles batoteirão!!!!!!!