quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

FAZER SEMPRE MAL NÃO CANSA ?

Publicou recentemente o sr. vereador Luís Ferreira (ver blogue vamosporaqui.bogspot.com), questionando os seus críticos, entre os quais temos o prazer de nos incluir, um substantivo texto sob o título "Dizer sempre mal não cansa ?" Este pretende ser uma réplica simultaneamente respeitosa para com ele, (dado o cargo que ocupa por escolha popular) e proveitosa também, pois a crítica, quando educada e fundamentada, quanto mais verrinosa melhor. Vamos então à dita.
A ilustração supra mostra a Igreja Matriz dos Templários, em Tomar, em Portugal e em Castela/Leão. A Igreja de Santa Maria dos Olivais apenas foi o Panteão (templo funerário) do Templo e de Cristo, promovida a Matriz e cabeça de todas as igrejas da Ordem de Cristo a partir da criação do bispado do Funchal, cujo primeiro bispo está sepultado, desde 1525, do lado esquerdo do altar-mor.
Nestas condições, senhor vereador, dado que Gualdim Pais fundou o castelo, a Charola e a povoação cá em cima, porquê as comemorações cá em baixo ? Decerto não ignora que tanto a lápide da fundação, como a da biografia de D. Gualdim estão nas paredes mais ao fundo da fotografia.
A Porta da Almedina, também conhecida por Porta do Sangue, o antigo acesso nobre à povoação, que mantém as duas cruzes tutelares templárias (com círculo central), uma no exterior, outra no interior (ver foto), foi entaipada aquando da reforma de 1529, encontrando-se actualmente neste mísero estado. Parece-lhe bem ? Não teria sido melhor redignificá-la, aproveitando o ensejo das comemorações, em vez de esbanjar dinheiro em almoços volantes, centenas de foguetes e dezenas de morteiros, que uma vez rebentados "arderam" ? É do seu conhecimento que Humberto Eco, no "Pêndulo do Focault" descreve a entrada na fortaleza templária por esta porta?

Outra herança de Gualdim Pais é a coeva Calçada de S. Tiago (ou Santiago), que faz parte do Caminho Português com a mesma designação, ou seja a rota outrora percorrida a pé pelos peregrinos a caminho de Compostela, que pernoitavam nas igrejas ao longo do percurso. Actualmente a mais próxima daqui é a de Santiago, na "baixinha" de Coimbra. Pois esta Calçada, senhor vereador, está como os tomarenses: não tem tido sorte nenhuma. Já por volta de 1613, Filipe II de Portugal, prevendo visitar Tomar, (onde o seu antecessor fora proclamado e aclamado como rei de Portugal), ordenou que se procedese ao arranjo da citada artéria. Pelos vistos sem qualquer resultado. Afinal, mesmo com poder absoluto...
As perguntas são estas: Parece-lhe bem que, mais de 300 anos entretanto decorridos, a calçada se apresente neste estado ? Pode explicar aos munícipes porque é que, apesar dos espectaculares avanços técnicos, a autarquia que o senhor integra ainda nem sequer conseguiu resolver, de maneira minimamente satisfatória, o singelo problema do escoamento das águas pluviais, que a cada bátega mais forte continuam a inundar o troço final da Rua do Pé da Costa, as Escadinhas anexas e a parte sul da Praça da República ?

O actual aspecto da outrora Porta da Almedina é este. Entretanto a autarquia, aproveitando fundos europeus do QREN, já adjudicou a requalificação da via pedonal Cidade/Castelo, através da antiga Cerca do Convento (actual Mata dos Sete Montes), com acesso pela Torre da Condessa. A referida via utiliza parte da primitiva estrada para o castelo, passando a menos de 50 metros da porta primitiva (a da foto). Alertados para a oportunidade de restabelecer integralmente o antigo acesso através da Porta do Sangue, os senhores autarcas de então e de agora fizeram orelhas de mercador. O senhor vereador, que se tem apresentado tão eufórico (e ainda bem) com as suas funções de vereador da cultura, o que terá a dizer sobre este assunto ? Que "será resolvido logo que possível", como costuma dizer um colega seu ? E esse "logo que possível" está previsto para quando e com que objectivos ?
Concluindo, respeitável senhor vereador. O senhor garantiu que o PS tinha um programa eficaz para a autarquia, e afinal não tinha. O senhor nunca disse aos eleitores que faria uma coligação com o PSD, e afinal fez. O senhor não tem visivelmente qualquer rumo fecundo para a cidade e o concelho, e afinal continua feliz. Pelo menos aparenta. Donde as perguntas: Fazer sempre mal não cansa ? Quando pensa poder mudar a presente situação deprimente da economia local ? Continua a dormir descansado?
Olhe que não é nada prudente !

16 comentários:

Funiculi disse...

Fazer sempre mal não cansa? Ó se cansa...
Se a entrada para alguns na Câmara é às 9 horas, no dia 1 de Março, feriado municipal, haverá ao nascer do Sol uma alvorada com baterias, foguetes e morteiros num total de 158. Como 8+1 igual a nove, fora nada, sobra o número 5 ou seja o célebre do casamento dos 3+2!!!
Mas estou de facto muito preocupado por se terem de levantar muito cedo. Mas que grande frete haver um feriado municipal... E depois ainda há o fogo de artifácio do sr. benefício!!! É só esbanjar dinheiro. E ainda dizem que há crise. Mentirosos.

Anónimo disse...

Essa é o máximo. Vindo de quem vem (do luís ferreira) a afirmação "Dizer sempre mal não cansa?" é, no mínimo, para morrermos a rir. Um indivíduo que tem um passado e passado recente uma postura que mais não é do que dizer mal, mesmo para afastar os camaradas mais incómodos, recorrendo a afirmações e boatos que são verdadeiras ignomínias (para usar uma palavra ao jeito do seu chefe), é de uma latosa que nem tem classificação.
Coitados daqueles que no PS ainda acreditam na ética, na verdade, na honra e por aí fora.

Anónimo disse...

Ó amigo Funiculi, desculpe lá a correcção mas o programa diz "com oito baterias de 100 foguetes" = 800 foguetes "e com 50 "morteiros"" = 850 peças. É muita fruta realmente ! Se fossem os 3+2 a pagar, calhando ficavam-se por 8 morteiros = 800 anos + 5 foguetes= 50 anos. A vida custa a todos, não é verdade ? Mas como é pago pelos contribuintes, deixa arder que quem manda nos bombeiros somos nós !

Anónimo disse...

Para os tomarenses fazer mal não cansa porque é o seu modo de vida, só sabem fazer mal. Tomar, para voltar a desempenhar o seu destino histórico devia expulsar a maioria dos tomarenses.
A posição histórica de Tomar, o Castelo, o Convento de Cristo, e a Ordem de Cristo são demais para a maioria dos tomarenses.
Ética, honra e outros valores superiores nos socialistas, só para rir. Os socialistas são a degradação institucionalizada.

Funiculi disse...

Agradeço ao Anónimo das 15:33 o facto de ter realizado as contas de multiplicar que eu não fui capaz de fazer. Só sei fazer contas de somar, porque para mim "voto" no 3+2=5 e não no 3x2 que deverá ser igual a 6.
Agora só espero que as baterias tenham carga e que os foguetes e morteiros não sejam provenientes de alguma feijoada de véspera.

Anónimo disse...

Lamentavelmente é verdade. O actual PS só envergonha aqueles que que nele depositaram esperanças assentes na honra e na ética.
A nossa fatalidade é que o psd (alternância no poder - por agora) não é melhor. O casamento entre o psd e o ps em Tomar é a melhor prova do que aqui, e não só, se tem vindo a constatar/afirmar.
Já leram a entrevista com o ex-presidente ca Câmara de Abrantes em que este afirma que no distrito não há nem PS nem PSD.
Então o que é que esses senhores têm estado lá a fazer?
Já agora deixem-me lembrar, para que não esqueçamos, a entrevista da deputada do ps: na assembleia da república (as iniciais com letra minúscula não são por acaso) irei defender as mulheres! As suas "intervenções" ??? na dita ainda estão para parir.
Esta gente tem um umbigo da dimensão da partidarite agudíssima!!!!!!!!! O melhor é não intervir senão ainda a vamos ouvir (para nossa vergonha) para questionar a ministra da cultura sobre a venda da Janela do Capítulo aos japoneses...ai que dói!
Até nem acharia mal. Depois do seu companheiro meter as invasões francesas nas comemorações cá do burgo, tudo é possível.

Luis Ferreira disse...

Estimado amigo Prof. António Rebelo

Foi com imenso gosto que pude constatar que mantem o seu verbo bem definido. Isso é bom!

Foi com imenso gosto que constatei que concorda comigo em relação que o "mal", no dizer ou no fazer, não é solução. Isso é excelente!

Foi com imenso gosto que constatei que partilha a minha leitura crítica em relação ao passado, de séculos, de inoperância e dezenas de anos de esquecimento, a que inúmeros dos nossos lugares simbólicos, como convém a um filho da viúva, foram votados. Isso é de Homem!

Foi com imenso gosto, finalmente, que constatei que me acha uma pessoa feliz. E isso, meu caro, é de amigo!

Obrigado pela consideração e saiba que conto consigo, como sabe que conta comigo, para ser eu próprio e não, obviamente, o que quereria(m) que eu fosse!

Um abraço do

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Foguetes, pombinhos e a Fáfá de Belém eis a grande aposta cultural para 2010. Volta Tino de Rans... estás perdoado!

Cantoneiro da Borda Estrada disse...

Sobre esta discussão, um pouco de filosofia... (estou a brincar) política.

"Fazer sempre mal não cansa"? É um troco simples e assertivo.

Mas não deixa de ser ingrata a situação do Vereador da cultura e do próprio PS. Como devem esfregar as mãos os do parceiro, PSD (especialmente o PC), responsáveis principais da autarquia! A carga crítica está a cair toda no PS e não no partido mais
responsável. Os críticos devem parar para pensar, para não deixarem a ideia, quiçá injusta, de que há invejas por aí... a manifestarem-se.

Fez mal o PS local em se "associar" ao PSD para governá-la, após dois mandatos fora da carroça e sob fogo cruzado de outros partidos (e independentes oriundos da sua área), cujas linhas de força é atacar o PS, os quais estavam "desertinhos" por um mesmo acordo, pelas mesmas cadeiras?

Há uma verdade objetiva incontornável, no âmbito da responsabilidade: os executivos autárquicos são presidencialistas, é sobre o seu presidente que devem recair todas as responsabilidades e críticas sobre o que se passa no governo da autarquia, e nunca sobre este ou aquele vereador, por muito criticável que seja. Iludir esta realidade é fujir ao cerne da questão. Não deviam, então, os vereadores do PS, ter aceite os pelouros, pensam alguns. Voltamos à vaca fria. Se essa aliança não se fez na base de um programa objetivo, a culpa é toda ela do Presidente da Câmara (e do seu partido). Significa que o PC desprezou duas coisas fundamentais: a objetividade política para o concelho, cuja propriedade estivesse de acordo com a realidade (e essa seria a do seu partido, embora condicionada pelos resultados eleitorais); e outro tipo de objetividade (a que se aconselharia), cuja propriedade seria a de encontrar , através de consensualidades, a verdade histórica, cultural e política objetivas que viabilizariam uma práxica resultante (e possível) da dimensão intersubjetiva e interactiva das partes associadas. E há uma terceira coisa que também é da responsabilidade do PC: os interesses do concelho e dos munícipes não foram salvaguardados por ele, antes, eventualmente, interesses estratégicos de algumas pessoas, ou grupos.

Isto se a "associação" não assenta em nenhum projeto comum. Mas este é o estado da prática política em Portugal.

Por isso acho que o PS fez bem em, mesmo assim, se associar, para estar no poder. É a vocação mor da sua existência. Neste aspeto derrotou os concorrentes. Mas os seus eventuais erros no poder, devem cair direitinhos na cabeça do Presidente e do seu partido, como, inevitavelmente, cairão os eventuais êxitos.

O que já não calha muito bem, é ser o vereador do partido que não tem a presidência, vir a terreiro defender um executivo onde cada um trabalha para si, em vez de se aplicar por fazer o melhor e, sim senhor, propalar junto dos munícipes que isto e aquilo é feito por nós, no caso, os socialistas. Quem tem unhas é que toca viola. E o povo sempre se apercebe.

Funiculi disse...

Através destas quatro fotos, podemos chegar à triste conclusão que a incúria impera através de quem de direito.
Pela parte da responsabilização camarária, temos o empenhamento árduo do seu Presidente no programa da SIC, “Nós por cá”.
Há tempos uma senhora moradora na cidade manifestou a sua indignação por um problema relacionado com o número de polícia. Um problema que o Presidente disse que ia resolver o mais depressa possível em duas três semanas!!! Isto é que é acção na resolução de problemas.
Ontem, mais uma vez o mesmo problema, através de um senhor, desta feita na Linhaceira que tem a mesma morada de um vizinho. Anda desde Outubro de 2007 embrulhado, segundo disse o proprietário da casa.
O Presidente empenhado em resolver rapidamente o problema (em 15 dias dizemos nós) disse que não há facilitismo e que na duplicação do nome da rua houve falha. Depois disse, não uma falha, mas um conjunto de circunstâncias. Mas houve ou não houve falha? Lá vai a culpa morrer solteira.
Só falta de facto tirar a nova tabuleta indicativa do nome da rua e ver o que está escrito por baixo. As circunstâncias imperam sobre as falhas.

simon disse...

Boa noite. Gostei das apreciações sobre a Porta do Sangue. O Prof. António Rebelo sabe muito bem do assunto. Os dinheiros que vêm do QREN para os arranjos exteriores e parque de estacionamento e...e... servem apenas para financiar um pouco o IGESPAR. Não vejo o benefício directo para a cidade mas eu como estou longe.... Obrigado.

Anónimo disse...

O arranjo da porta do sangue podia (e devia) ser incluido nas obras do QREN (e da Câmara, porque grande parte do dinheiro vai sair dos cofres do Município - pela via do endividamento) retirando-se a idiotice do novo parque de estacionamento, que naquele local não interessa nem ao Menino Jesus.

Estes políticos e estes "técnicos" de meia tijela que por aí pontificam deviam ir para o deserto do sahra dar apoio e assistência aos camelos e não andarem a estragar aquilo que outros conceberam e construíram.

Isto é só gastar à fartazana ... enquanto a torneira deita euros!!!!!!!!!

Anónimo disse...

http://cusquicesdetomar.blogspot.com/

Anónimo disse...

Anda mouro na costa...

Anónimo disse...

Quem é o luís ferreira?
Há dias falaram-me num luís ferreira, um tipo com ar inchado e pesado, a fazer lembrar aquelas figuras ridículas com mania de que são importantes. É desse que estão a falar?
Deus nos livre!

Anónimo disse...

De tanto falarem do Luis Ferreira e dos seus tiques e atitudes ainda o próprio pode ficar a pensar que é figura de relevo em Tomar.

O ter chegado a Vereador já foi uma sorte. Para Filho de um contínuo é o máximo que pode esperar.