sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MAIS UM EXEMPLO DE COMPETÊNCIA...




Perante nova intervenção dos auto-proclamados defensores do património e adeptos da sua limpeza/lavagem (ver Análise da Imprensa, de ontem), Tomar a dianteira entende que é conveniente ripostar taco a taco. Para evitar quaisquer dúvidas. Dizem eles que temos excelentes especialistas de incontestável competência; que tais especialistas sabem muito bem o que andam a fazer; que somos uns ignorantes de bradar aos céus, com pretensões a saber de tudo, e por aí adiante. Balelas.
Apesar de ser do entendimento geral não haver pior cego do que aquele que não quer ver, nem pior surdo... aqui vai mais um exemplo das barbaridades que por cá vão acontecendo, sem que os cidadãos reajam como conviria. As três fotos acima mostram outros tantos detalhes do portal da Igreja da Atalaia, no vizinho concelho de Vila Nova da Barquinha. Monumento nacional, primeiro templo renascença edificado nosso país, a partir de 1528, certamente obra de João de Castilho, encontrava-se na mesma situação da nossa Ermida da Conceição, sobre a qual já muito se publicou por estas bandas. Sem danos, sem ervas, sem musgos, sem líquenes e sem sujidade. Apenas com a normal patine de quase quinhentos anos de exposição aos elementos. Há porém, ou havia, a aparente abundância de verbas no Orçamento de Estado, com a concomitante ganância e as alcavalas por baixo da mesa. Vai daí, também aquele magnífico templo renascentista "beneficiou" de uma moderna lavagem/limpeza, naturalmente levada a cabo por pessoal competentíssimo e supervisionada por reputados técnicos de incontestável lastro, tanto nacional como internacional. O resultado fala por si e curiosamente nunca ninguém, que saibamos, ousou até agora "levantar a lebre". Nem sequer os alegados especialistas da obra castilhiana. Muito estranho, realmente.
Face a tantas provas indesmentíveis de verdadeiros atentados ao património ao bom senso e à honestidade, os arautos de mais limpezas, entre as quais a da tomarense, portuguesa e universal Janela do Capítulo, insistem em tentar levar a água ao seu moinho, contra ventos e marés. Em mais este desastre, alegarão que as fotos não provam nada, porque afinal aquilo já estava assim, e até muito pior, antes da intervenção. Como no triste caso dos estragos na Ermida da Conceição. Admitamos. Há porém algo que não entendemos. Em cada empreitada de limpeza/lavagem, as propostas apresentadas pelas empresas, para posterior selecção e adjudicação, por ajuste directo, englobam todo um clausulado, no qual figura a obrigação de efectuar adequado levantamento fotográfico imediatamente antes e logo a seguir à conclusão dos trabalhos. Porque será que tais fotos nunca até hoje foram publicadas, ou sequer anunciada a sua existência nos competentes serviços do IGESPAR ? Haverá algo a esconder deliberadamente ? Para proteger quem e/ou o quê ? Afinal, ainda vivemos num Estado de Direito, cujas autoridades e demais servidores públicos respeitam os preceitos constitucionais, entre os quais figura o direito à informação, ou já não ?


Sem comentários: