quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA DESTA SEMANA

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO LDA.

O grande sucesso do popular carnaval da Linhaceira foram sem contestação estes carros de mão com a respectiva "artilharia" descomunal. Todos os jornais da zona publicam a respectiva ilustração, mas a que figura acima foi copiada d'O MIRANTE, a quem agradecemos. O mesmo periódico publica igualmente uma foto do papa com um boné da GNR, que também não está nada mal.
Sobre tão atrevida "artilharia" julgamos serem possíveis dois níveis de análise -o popularucho e o mais erudito. Em relação ao primeiro, cabe admitir que em termos de originalidade e de atrevimento, foi o melhor que se conseguiu. De longe ! A nível mais erudito, é lícito identificar no tema a clássica e bem conhecida megalomania tomarense: orçamento de 61 milhões de receitas, quando nem metade vão conseguir; mais de cem associações no concelho, quando metade chegavam; duas bandas de música na cidade e outras duas nas freguesias, sendo certo que não há músicos para todas, etc. etc. etc. Para não alongar, tal como os autarcas presumem de forma algo fantasista, também estes figurantes fazem outro tanto. Tomaram eles que fosse necessário um carrinho de linhas para amparar, quanto mais agora um carro de mão ! E depois só mostram os "canhões". As indispensáveis "munições", ou não se vêem, ou são demasiado mirradas. E sem munições capazes... É como diz o povo: Muita parra, pouca uva. Vai-se a ver continua a haver muita falta de tomates. Tanto no carnaval como na autarquia. Infelizmente.

Além dos já célebres "foguetões da Linhaceira", O TEMPLÁRIO destaca os nascimentos ocorridos na maternidade da zona, em Abrantes, bem como a venda em hasta pública da sede da Cooperativa Nabância. Noticia igualmente a intervenção da PSP durante mais uma pequena manifestação de ciganos junto aos Paços do Concelho. É pena que a já aludida "falta de tomates" tenha impedido até agora que se informem os manifestantes de que os tempos não estão para entregar casas de borla a quem nem sequer paga impostos. Se é que alguma vez estiveram, visto que a vida custa a todos e todos temos iguais direitos e deveres.
Também no semanário dirigido por José Gaio uma excelente crónica de Margarida Pardal, intitulada 850 anos, que pode ser lida no nosso post anterior.

Como habitualmente, o decano CIDADE DE TOMAR é extremamente variado, com excessiva tendência para as chamadas "notícias óbvias", como por exemplo a que encima estas linhas. Mas esta semana houve uma certa audácia...quanto baste: também publicaram os "foguetões da Linhaceira", mas a preto e branco, que sempre resulta mais discreto ! Como convém !
Na página 4, uma larga cobertura noticiosa da legalização da associação dos IpT que, cita o jornal, "Defendem que o actual sistema político com base em partidos se encontra em fase de ruptura". Razão mais do que suficiente para os tomarenses começarem -finalmente !!!- a preocupar-se, posto que, sem pluralismo partidário, não pode haver democracia. E se já estamos em fase de ruptura... Segue-se, na página 7, a informação de que haverá duas listas para a concelhia do PSD. Como habitualmente por estas bandas: uma da situação, outra do reviralho. Parece que regressámos aos anos 60 do século passado. Ou será já a primeira fase da anunciada ruptura partidária ? Alguma das listas é contra a coligação 3+2 ? Infelizmente nem o jornal nem os IpT respondem à questão. Por enquanto ?
Entretanto, já recuperado, MC esgalhou mais uma crónica ágil e generalista, no sentido em que poucos escapam à sua ironia ácida. Deve ser das bátegas de Inverno, as tais chuvas ácidas. Estão aqui estão a apodá-lo também de "pessimista crónico encartado". Há que ter cuidado...

13 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Rebelo se conhece Pedro Marques como eu não lhe parece que a associação independentes cheira a esturro?
Eu recuso que a mesma seja algo que lave dinheiro mas se o for não será a mesma coisa que uma fundação mas para lá caminha.
Mas alguém honesto acredita na boa vontade desse senhor que desde que saiu de presidente nunca mais comprou nenhuma casa? Porque será senhor Dr. Rebelo? O senhor sabe mas não o pode dizer nem provar. A realidade está à vista. Ser presidente foi ter muitas casas a ganhar 500 contos. Eu não sou o Luis Ferreira.

Anónimo disse...

Mais um artista a confundir a árvore com a floresta.
A Associação Independentes não é Pedro Marques, tem muita gente com qualidade, com amor a Tomar, sem querer viver à custa do orçamento público.

Preocupe-se esta anónima criatura com os boys (velhos e novos) que comandam as hostes públicas em Tomar (e no País, acrescente-se) e utilizam os dinheiros (que todos nós pagamos) para engordar as suas contas pessoais e as dos amigos.

Esteja descansado esta criatura que os Independentes não lhe vão pedir dinheiro, nem lhe irão ao bolso.

Ah! e já agora diga lá a máquina de lavar que utiliza para as suas actividades. É que a gente gostaria de saber a marca para confrontar com aquelas que a imprensa anuncia em 1ª página!!!!!!!

Rebelesco disse...

O seu comentário,"haverá duas listas para a concelhia do PSD. Como habitualmente por estas bandas: uma da situação, outra do reviralho", leva-me a perguntar a quem de direito o seguinte: Vai acabar o tacho para o dito engº Vicente? E a presidência dos SMAS? Não nos podemos esquecer que aquele dinheirinho ao fim do mês faz muita falta. Por mim continuava a votar no dito engº para não ser mais um desempregado.

Anónimo disse...

Não sou xenófobo mas concordo com o que diz em:
"
É pena que a já aludida "falta de tomates" tenha impedido até agora que se informem os manifestantes de que os tempos não estão para entregar casas de borla a quem nem sequer paga impostos.
"

Anónimo disse...

"A Associação Independentes não é Pedro Marques, tem muita gente com qualidade, com amor a Tomar, sem querer viver à custa do orçamento público."

Gostarei de ver esta Fundação sobreviver SEM dinheiros públicos.

Relembro que:
- Quando a esmola é grande, o pobre desconfia.

Anónimo disse...

Artista não é?
Então quem se vendeu à Conzel?
Quem se ia vender ao PSD nestas eleições?
O Pedro Marques.
Quem é vendido? José Vasconcelos, João Simões, Rosa Dias, Neves e Graça.
Esses sim são os vendidos.
Com esta gente nessa coisa e ditador como Pedro Marques a minha terra está linda está. Basta olhar para a vida pessoal desta gente e pergunto-me: se gerem mal os seus problemas em casa como querem governar a casa dos outros?

Anónimo disse...

Podem não ir ao meu bolso, mas que alguém tira do bolso para pôr no bolso de alguém ninguém duvida.
E pode andar muito boa gente muito bem intencionada lá pelos independentes associados, só um senhor garante que aquilo existe, e no dia que sair, podem fazer muita coisa, mas não ganham um voto. E as razões pelas quais ele lá anda também são muito claras, só não vê quem não quer.

Anónimo disse...

AO ANÓNIMO ANTERIOR

Não se rale com gente desta! Lá na câmara até já se comentas que afinal não 3+2 mas sim 2+3. Os PPD's já nem os podem ver pela frente, mas como precisam dos votos estão reféns do PS. Pelos vistos estão gradualmente a meterem-se onde ninguém os chama com ameaças implícitas à união de facto que cozinharam...
Cada um tem o que merece!

Luis Ferreira disse...

Peco o favor de não me misturarem com as associações de que os meus colegas vereadores do movimento de cidadãos fazem parte, ou das acusações anónimas, que mais uma vez lhe fazem. Como e sabido as minhas divergências políticas e de valores foram, no momento certo, afirmadas, escritas e assinadas e continuam disponíveis no meu blog pessoal vamosporaqui.blogspot.com, as quais não renego.

Posso afirmar que no quadro do trabalho municipal tenho mantido o maior respeito pelo trabalho, algo inábil e certo, de oposição que tem feito.

Mas a vida e assim, custa a todos...

Anónimo disse...

Sr. Luís Ferreira com toda a certeza que nao faltará muito para experimentar o veneno e intolerancia de Pedro Marques.
Muito me admira ou nada me admira que quando o sr. e o Jose Mendes denunciaram cobardemente Pedro Marques nao tenha sabido manter a elevacao pois para vós os fins justificam os meios. Sabe muito bem que o seu problema se algum dia e, ao que noto, quer se-lo depressa PRESIDENTE DE CAMARA é justamente a sua falta de caracter igualzinho ao seu boss ds camara de ourém e ao big boss maior o SÓCRATES.
Bom nºao esqueca que a sua falta de caracter é como a nódoa que nao sai e nºao se faça de bonzinho pois tipos que nºao tem estudos, viveram a vida toda de jobs e que nunca aproveitaram inteligencias como a do Doutor Rebelo nºao prestam para Tomar. E por fim o que escrevi no primeiro post fui eu e nao o senhor pois nºao tem categoria nem moral republicana para me chegar ao tendao de aquiles.
por algum acaso é normal que o senhor e o despota do Pedro Marques nunca tenham aproveitado o saber e inteligencia e honestidade do doutor rebelo um homem que muita falta faz a tomar. Leiam o que o tem escrito e feito por tomar atraves do seu blogue e concluam quem gosta da terra sem prendimentos materias. sem pensar em casas e bombas de gasolina e outras coisas mais. podem dizer que tem tempo é mais velho está mais descansado. pois mas os senhores o que agora estºao a fazer- NADA.

Anónimo disse...

Tanto fel só pode dar em amor!

Anónimo disse...

Isto é que vai aqui uma açorda!!!

Anónimo disse...

Quanto à coligação na Camara, aquilo vai dar em breve um traque tão grande que até se vai ouvir em Curral de Moinas.