segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

MAIS PATRIMÓNIO AO DEUS DARÁ...

Há quem nos escreva a cuidar que nos insulta, quando na verdade está apenas a insultar a inteligência e, acessoriamente, a maltratar a língua pátria. Por isso, recusamos publicar tais bostas. Quando tiverem a coragem de usar um estilo convivial, teremos todo o gosto em debater. Outros alegam que os Pegões são secundários, que importante mesmo é o Convento de Cristo, Património da Humanidade. Vamos então à imponente ex-Casa da Ordem de Cristo. A foto mostra o estado de limpeza e de conservação em que se encontra a Sala do Capítulo Incompleta, à ilharga do Claustro Principal. Dado que toda a parte da ábside, cujo sector superior se vê na ilustração, está reforçada com uma cinta metálica, colocada há mais de 60 anos, e que agora se encontra gravemente corroída pela ferrugem, não nos admiraria nada que, mais mês menos mês, mais ano menos ano, aconteça uma derrocada, e adeus ábside. É claro que os técnicos da tutela continuam despreocupados. Uns nem sequer conhecem o local. Outros nada sabem sobre a tal cinta metálica de reforço. Um terceiro grupo enfim, que integra elementos dois dois anteriores, só aparece no Convento de oito em oito dias, para ver em que param as modas. E, ao que consta, há até quem só apareça à quinzena ou mensalmente, pois tem compromissos laborais para as bandas da Beira Alta. Nestas condições, quem se surpreende ainda com o estado de evidente desmazelo em que se encontram alguns sectores do monumento ?
É a função pública que vamos tendo, no que concerne a quadros superiores.


Como uma desgraça nunca vem só, ou os cadernos de encargos são mal elaborados, ou não há fiscalização eficaz, ou as empresas contratadas poderão ser ultra competentes mas não são minimamnente eficazes, ou tudo isto, em proporções variáveis. Certo é que zonas do Convento já intervencionadas, e ainda no prazo de garantia, que é de cinco anos, mostram que as obras não foram executadas de forma a resolver os problemas antes existentes. Aqui, num sector que dá para o terraço do Claustro Principal, nota-se que no final da intervenção ficou tudo muito limpinho, muito "clean", muito bem pintadinho, mas as infiltrações continuam. O que significa que, mais ano menos ano, vai ser necessário abrir novo concurso, ou proceder a novo ajuste directo, para reparar a peso de ouro aquilo que já devia ter sido solucionado na primeira empreitada.




Outro tanto acontece na ala sul do Claustro da Micha, na fachada norte da Cozinha Conventual. Também a cantaria foi toda muito bem limpinha, (naturalmente sem recurso a decapantes químicos nem a jacto de areia), reparou-se o terraço, rebocou-se onde se mostrou necessário, e pintou-se ou caiou-se. Recebeu-se a respectiva maquia e o resultado prático está agora à vista de qualquer visitante. As infiltrações que havia, são exactamente as que há. Cabe por isso perguntar: Qual foi afinal a utilidade prática da intervenção ? Unicaente para proporcionar lucros consideráveis à sociedade contratada ?
E não adiantará vir outra vez para aqui com a estafada argumentação de que no blogue é tudo uma cambada de ignorantes em matéria de património, de história, de conservação e restauro, de gestão turística de monumentos, e mais do que quiserem. Já cansa e mostra a inépcia de simpáticos cidadãos, que até se julgam especialistas de alguma coisa. Permite, igualmente, um confronto caricato entre os que só usam o rebéubéu e os que, como nós, fundamentam e ilustram tudo aquilo que vão escrevendo. Para que não haja dúvidas !
Nesta questão das obras de limpeza/lavagem, quando nos lembramos de que aquela desgraça da Ermida da Conceição, em que um telhado verde virou vermelho, as arestas foram à vida e o impermeabilizante está a escorrer pelas paredes abaixo, custou ao orçamento de estado cerca de dois milhões de euros, quando 100 já teriam permitido um bom lucro, de acordo com empreiteiros por nós contactados, até ficamos sem vontade nenhuma de pagar impostos. Porque ninguém gosta de engordar gulosos em excesso...


2 comentários:

Pensamentos soltos disse...

Deus não dará, deu, e com isto os homens desperdiçam arte que nem sabem da sua origem

Anónimo disse...

O lema desses gosmas todos é só um:

"a roubar é que a gente se entende" e

"quem não rouba fica prejudicado....."!!!!!!

Tudo claro em nome da democracia representativa e ... a bem da Nação!!!

Ó Abreu ........!