sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

TEMOS UMA RICA AUTARQUIA. SIM SENHOR !!


Temos uma rica autarquia e uma autarquia rica, que está longe de ser a mesma coisa. Temos uma rica autarquia posto que, em tempos de crise originada pela fraca produtividade, segundo informes colhidos oportunamente, produz que se farta. Ora leiam, p.f. A hipótese de orçamento para este ano (que alguns, mal intencionados, apodam de ornamento para este ano), no valor global de 61 milhões de euros, mais coisa menos coisa, já estava aprovado pouco depois das 11 horas de 5ª feira passada. O que significa que, em menos de duas horas úteis = 120 minutos, debateram, leram e aprovaram tudo (a ordem pode não ter sido esta...), à cadência de 500 mil euros por minuto. É ou não é uma produtividade de fazer inveja a qualquer eleitor da Europa Central, ou mesmo escandinavo ?
E ainda houve tempo, nesses tais 120 minutos, para os srs. vereadores do PS apresentarem uma declaração de voto modesta, uma coisita de 155 linhas, que é suposto ter sido lida, pausadamente como é hábito. Se a isto juntarmos a actuação dos IpT, que também devem ter metido a sua colherada atempadamente, o feito não é apenas extraordinário, é igualmente fabuloso. E até galáctico ! Por este andar, não tarda vamos ter aí a NASA a tentar contratar astronautas operacionais.
Aqui temos, portanto, para a rica autarquia. Passemos então à autarquia rica. Integrado na supracitada declaração de voto do PS, há um ponto V intrigante (ver reprodução acima). Trata-se da "abertura de um conjunto de lugares" a preencher com pessoal que já faz parte dos quadros ? Trata-se de passar para os quadros trabalhadores eventuais ? Trata-se de simples transferência de funcionários ? Trata-se de operacionais ? De "tropa de gabinete" ? De ambos ? De chefias superiores ? De chefias intermédias ? De simples executantes ? O texto socialista não esclarece, como também não esclarece a vera utilidade de tanta gente. É que sempre são, em contas de merceeiro, que o mesmo é dizer de papel e lápis, 163 cidadãos, que a uma média mínima de 500 euros/mês, vão custar aos contribuintes pelo menos 81.700 mensais = 1 milhão 141 mil euros anuais.
É ou não uma autarquia rica ? E com a produtividade demonstrada neste caso do debate e aprovação do orçamento, tudo indica que ainda agora estamos a iniciar a Via Dolorosa, caros companheiros contribuintes. A euforia tem destas coisas...

8 comentários:

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Será que o Ministro Teixeira dos Santos tem conhecimento desta loucura?

Estará esta medida (163!!!) relacionada com aquelas medidas de exceção (e temporárias) de combate ao desemprego, em que o pessoal é recrutado entre os desempregados que estão (ou deixaram de) a receber subsídio de desemprego?

Por exemplo: os 10 para a Animação cultural é para transformar a Câmara no centro principal de dinamização cultural?! Esta actividade não compete às associações populares existentes? com a autarquia a dar o apoio que pode?

Ou isto reflete o reforço da "Nomenklatura" portuguesa, tipo ex-URSS, que ameaça presentemente um golpe de Estado contra a democracia?

Anónimo disse...

É os sistema no seu melhor...
Contrata-se pessoal para tapar o buraco dos que nada fazem, habito comum neste autarquia...

Se fosse do interesse aumentar a produtividade até os relogios de ponto biometricos instalados nos edificios e serviços já estavam a funcionar, DANDO CUMPRIMENTO á lei. Mas por cá nao .. nem é bom falar disso.. deixei-se andar tudo sem regras e contra a lei...

tenho dito.

Anónimo disse...

Poderá esclarecer melhor? O orçamento de 63 milhöes foi aprvado em 120 minutos. Mas já havia pré-discussão ou não? É que eles mechem-se muito...
Já que fala nos países escandinavos, e enquanto residente num deles, posso dizer o seguinte: o orçamento é debatido a fundo, desde o ano anterior, e com intervenção de todos (políticos e responsáveis de serviços para a população, por exemplo). E quanto a empregados... posso dizer que num coneclho onde vivi, numa região ou Kommune, onde são cerca de 55 mil habitantes, mais de 5 mil são empregados da autarquia. Ou seja, 10%. Quantos são em Tomar? Lembro que aqui a autarquia recolhe e distribui os (grande parte) dos impostos. E que os impostos são no mínimo 39%, podendo reduzir consoante factores como "contação de empéstimos bancários", região ou concelho "desfavorecido" (como forma de fixar e atrair cidadãos), "família", "saúde"...

Anónimo disse...

[Publicado por Ana Gomes]

Boys will be... bóis
Eu não sei quem é esse tal Rui Pedro Soares, o boy sem cv que aos 32 anos foi alçado a administrador-executivo da PT pelo Estado, a ganhar escandalosamente mais num ano do que o meu marido ganhou em toda a vida, ao longo de 40 anos como servidor do Estado nos mais altos escalões.
Socialista encartado, dizem. Será, nunca dei por ele, que eu saiba nunca sequer me cruzei com ele.
Fraquinho no descernimento é, de certeza. Porque se não quis encalacrar os socialistas, foi exactamente isso que logrou ao accionar uma providência cautelar para impedir a saída do jornal SOL com mais escutas das suas ruminações telefónicas, justamente numa semana em que os socialistas procuraram desmentir quem clamava contra a falta de liberdade da imprensa.
E se investiu para abafar o jornal, a criatura tambem não percebeu que, ao contrário, projectava ainda mais longe a radiação solar.
Com bóis destes, para que servem ao PS os boys?"

Assenta como uma luva a alguns xuxas cá do burgo!!!!!!!!

Sebastião Barros disse...

Para F.G.S.

Os dois sistemas políticos não são comparáveis de modo algum. Aqui pagamos menos impostos mas também temos muito menos prestações sociais gratuitas, e de menor qualidade. E até pagamos nas auto-estradas.
Deverá ter havido certamente algum acordo prévio entre o PSD e o PS para aprovação do orçamento. A população, como habitualmente, não sabe de nada.
No concelho de Tomar vivem cerca de
40 mil eleitores e a autarquia tem um pouco mais de 500 funcionários, que há quem considere já serem demais, para aquilo que fazem. É claro que os interessados não concordam de forma alguma e até são capazes de garantir que trabalham muito. Somos um país latino, sabe...

Olha Olha disse...

Interessante essa questão dos relógios de ponto.. Ninguem "investiga" isso ? Que anda o "DR" Constantino a fazer ? Não de dá cumprimento á lei ?

Rebelesco disse...

Quem é o "DR" Constantino? Algum "Pavão" de fato e gravata? Alguém que andou outrora pelos contentores do lixo? Alguém que após ter concluído a licenciatura disse aos colegas que a partir daquele momento seria tratado por doutor!!! Piroso, ser tratado por doutor somente com uma licenciatura. Se alguém me puder dizer quem é esse Constantino, eu agradeço.

Anónimo disse...

É exactamente esse "dr" constantino... incrivel como tão facilmente não se dá cumprimento a uma lei e se deixa andar tudo na bandalheira do costume... O que interessa é levar o ordenado de "dr" para casa, o resto é conversa...