sábado, 27 de fevereiro de 2010

SERVIR, PUNIR E INTUIR

O amigo Zé da Bilha é cá um magano ! Dirigente dos SMAS, continua a usar o mesmo argumentário de há quase dois anos. Tá máli ! Antão nã foi esse, o Camões que botou algures que "Mudam-se os tempos/Mudam-se as vontades" ? Pois aqui nesta bizarria nã senhore. Mudam-se os tempos/Mantêm-se as asininidades. Istéquetá umaçorda !
Outro aspecto curioso é a tentativa para baralhar os leitores, com referências a nacionalizações, Bloco de Esquerda e tudo. Como se os SMAS não fossem desde sempre um serviço assegurado por funcionários públicos. Coisa que se nota perfeitamente. Embora nem sempre, diga-se...
Quanto ao argumento de que se trata de tentar evitar a acção condenável de alguns consumidores, aos quais a bem dizer nem se devia chamar cidadãos, estamos perante a chamada esperteza saloia. Como decerto sabe, o esperto é um inteligente de curto raio de acção. Não mede bem as distâncias, como dizem os mais velhos. Pois é exactamente o caso, como passamos a tentar demonstrar.
Imagine que, por circunstâncias que não adiantam para o caso, determinado contador está em nome do senhorio. O rendeiro deixa de pagar a renda, põe-se a milhas, não paga a água nem a luz, mas o senhorio só disso vem a tomar conhecimento muito mais tarde, pois o caloteiro não o avisou, como é evidente. Acha justo que para efectuar nova ligação, o senhorio tenha de pagar os calotes do anterior rendeiro, acrescidos da célebre taxa de 55 euros ?
Já sabemos, já sabemos ! Vai retorquir 1) -que deviam pôr o contador em nome do rendeiro; 2) -que a EDP também cobra uma taxa. Quanto a 1), amigo Zé da Bilha, se o contador estivesse em nome do rendeiro, o que é que mudava ? Se o homem deu à sola... Quanto a 2), realmente a EDP também cobra, mas tem o cuidado de vaselinar a questão, para não aleijar tanto: "O fornecimento só poderá ser retomado após o pagamento do valor em débito acrescido das despesas correspondentes...(cujo valor poderá oscilar entre 21,30€ e 115,80€, acrescidos de IVA à taxa legal), consoante os meios utilizados". Além disso, tratando-se de novo consumidor, não tem de pagar quaisquer dívidas ou taxas do anterior, como é lógico e intuitivo. Ou não ?
No fundo, prezado Zé da Bilha, somos de opinião que tudo pode resumir-se a uma questão de mentalidade. Em qualquer país da União Europeia, excepto no nosso, os funcionários públicos, todos os funcionários públicos, são servidores do Estado, da República ou da Coroa. Que o mesmo é dizer: estão ao serviço dos cidadãos, pois é para isso que foram contratados. Nessa qualidade, podem actuar de dois modos diferentes, consoante a sua especialidade profissional - SERVIR ou PUNIR. Os polícias, os magistrados, alguns funcionários do fisco e alguns guardas prisionais PUNEM. Os outros deviam SERVIR, mas nem sempre assim acontece. E então quando se armam em polícias e/ou magistrados e condenam outros cidadãos, sem sequer ouvirem as suas razões, vivem ainda num mundo que entre nós se supunha acabado após o 25 de Abril. Infelizmente, aqui em Tomar parece não ser ainda o caso. O que não se estranha, pois como a democracia nos foi oferecida de bandeja, continua tudo à espera que lhe resolvam os problemas com um mínimo de esforço. Por isso estamos como estamos, e vamos estar cada vez pior. A tal questão das mentalidades...

4 comentários:

Funiculi disse...

Mas será que o dito engº Vicente não terá culpas no cartório? Será que ainda vai fazer mais atrocidades nos SMAS após a derrota que ontem sofreu a nível interno no "seu" partido? Pelo que li no Templário a "pandilha" instalada foi derrotada, "comandada" pelo Relvas, Vicente & Afins. A lista vencedora será da oposição ao então casamento efectuado dos 3+2? Daqueles que tinham a maioria arrogante e que passaram à maioria dialogante?

Anónimo disse...

Anda tudo em pó de gato lá para os lados do cimo da lomba a caminho da fábrica. O Vicente já era. Foi derrotado. Está tudo que nem uma câmara fúnebre. O candidato vencedor vai começar a fazer sangue. Carlitos, começa a fazer contas à vida e pôe-te a pensar em arranjar emprego. Com essa idade não é fácil. A união de facto está periclitante, senão mesmo a desabar. O sr. Luis Ferreira, um filantropo nato, ainda teve tempo de arranjar futuro para um amigo cujo nome não me ocorre (ando a comer muito queijo!), mas que rima com os nomes de dois defesas do Sporting...Tonel e Abel...
Contas antigas! Cumplicidades...cumplicidades! É só terabytes!!!
Os próximos capítulos vão ser arrebatadores! Vai ser uma agitação! Tomar finalmente começa a mexer. Previnam-se contra o cheiro!!!

Anónimo disse...

Os novos donos da casa laranja da rua da fábrica nem podem ver os submarinos PS que o eng. Paiva, por intermédio dos autómatos colocados na Câmara, casou para ter maioria déspota no concelho. Se alguns dos elementos laranjas da câmara já não podiam ver os dois emplastros com que o sr "dr" Relvas os casou, agora imagine-se o caldinho que vai ser entre a concelhia e os "três da vida airada".
Um passarinho que ia a passar por cima da ponte do Flecheiro disse-me que o que está em piores lençóis é o Carlos Carrão. Só tem aquilo, não sabe fazer mais nada, é funcionário do partido. Pode ser despedido com justa causa, não? Invoca-se o quê? Traição ao partido? Não! Ele só fez o que o senhor do Polis mandou. Não sabe fazer outra coisa. Mandam...ele faz! Dos outros doi não reza a história. Um nem dá conta do que acontece, tal o estado de letargia em que marasma! O outro não se importa de sair! Já cá não mora o "Senhor dos Anéis". Deixou de fazer sentido a sua permanência!

Ó Tomar, mais pareces uma cidade sitiada!

Anónimo disse...

Faltam dois anos para Tomar se tornar Capital Europeia da Cultura! Pelo menos foi a promessa do ex-presidente António Paiva! Algumas obras emblemáticas já estão realizadas: a Casa dos Cubos, o Paredão do Flecheiro, os parques de estacionamento subterrâneos, a reabertura do Parque de Campismo, a plastificação do Campo da Bola, o Pavilhão de Feiras de Stocks, as passagens de peões sempre em manutenção, a praia de Santa Maria, o abate das árvores doentes, quase todas elas, veja-se a coincidência, de grande porte, a Fonte Cibernética mas que afinal não "cibernetica" nada, o novo Mouchão alisado, a Roda do Mouchão em avançado estado de ruína a dar um toque castiço ao local...enfim! Não sobram exemplos nem elogios ao mentor de tanta obra. Muito mais haveria para dizer.
Cá estaremos para ver em 2012 a nossa linda cidade levar um banho de multidões de intelectuais e apêndices. Motivos de interesse não faltam para entreter essa gente. Agora que a moda de pôr os turistas a fazerem as vindimas no Alto Douro, e ainda por cima a pagarem, não faltarão voluntários para pegarem em ancinhos, enxadas, pás, foices e outros artefactos de corte para desbastarem os excessos de silvas e mato que povoam todos os cantinhos da nossa linda cidade e arredores...ainda por cima se lhes disserem que é de borla!!!
Há que ter esperto nos cabeço!