terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

EM DIA DE CARNAVAL...

Em dia de Carnaval, diz-se que nada parece mal. Ainda assim, ocupar praticamente todo o passeio para instalar o seu negócio, não nos parece nada bem. Mas como era só por um dia... Outro aspecto curioso reside no facto de "Farturas e churros à Capítulo" não significar rigorosamente nada. Para além da ignorância de quem escolheu semelhante frase. Que precisa, por isso mesmo, de ser chamado a capítulo quanto antes. Há coisas que não convém tolerar. Mesmo se quem manda agora no IGESPAR também pensa que ainda estamos em época de farturas. Só assim se compreende que pretenda esbanjar centenas de milhares de euros numa empreitada redundante e nefasta. A magnífica Janela de todos nós está tão bonita assim, com a sua inimitável patine de 500 anos de história ? Para quê alterar o que está perfeito ? Afinal preferimos a autenticidade ou a maquilhagem ? A visão portuguesa e europeia das coisas, ou a americana ?

Outra imagem deste dia de carnaval em Tomar. Várias autocaravanas estacionadas no largo do mercado. Todas de cor branca (a mais fresca, na canícula). Todas, excepto uma, de matrícula portuguesa. Ou o parque de campismo estava esgotado, o que não é nada provável, ou encerrado, o que não constou, ou então a crise é mesmo muito grave. Se muitos autocaravanistas já preferem poupar, em vez de beneficiarem dos recursos disponíveis, a situação começa a ser realmente preocupante. Porque o pior ainda está para vir. E quanto mais tarde os nossos autarcas decidirem abandonar o faz de conta e agir de acordo com a conjuntura, mais difícil será a retoma. Provavelmente, a partir de certo ponto já nem haverá qualquer hipótese de recuperação. É só esperar para ver. Desculpar-se sistematicamente com a lengalenga do pessimismo crónico só contribui para tornar a inevitável mudança de atitude ainda mais difícil e serôdia.


6 comentários:

Anónimo disse...

E os responsáveis pela autarquia em conjugação com a PSP o que é que fizeram para levar estas auto-caravanas para o parque de Campismo?

Nem precisavam de cumprir a lei, bastava falar com aquelas pessoas e dar-lhes a conhecer o parque com preços de 2003, que elas se encaminhavam para lá voluntariamente.

E com certeza que o sr Victorino e o sr. Ferreira nem se preocuparam com a situação, o que é surpreendente para dois grandes defensores da reabertura do parque.

Sim, porque no 1º dia de reabertura foram os primeiros a armar ali barraca, como se vangloriaram no seu (deles) blog psdigital.

Os cinco estarolas no seu melhor!!!!!!!!

Viva a coligação dos lugares, assim como jogar à lerpa - dois pra mim, um pra ti!!!!!!!!!

CAS disse...

Caro Sebastião Barros,

È com enorme surpresa que tivemos conhecimento do artigo do seu Blog e pelo que indagamos, é muito visitado pelos habitantes da vossa cidade,cumpre-nos informar o seguinte:
As autocaravanas que aprecem na fotografia e que dão assunto a uma parte do vosso artigo, estavam correctamente estacionadas, não faziam campismo selvagem(não briram toldos, mesas e cadeiras no exterior) e faziam parte do II Encontro do Clube Autocaravanista Saloio (conforme anexos) que teve início em Alcobaça, passou pela Batalha, onde tivemos uma equipa de reportagem da TVI com a finalidade de esclarecer os tele espectadores, não só das condições interiores das autocaravanas, mas também das preocupações ambientais dos autocaravanistas perante a sociedade.

Caro Sebastião Barros, a legislação que regula as autocaravanas (viatura ligeira de passageiros) no que ao estacionamento diz respeito, é a mesma que regula qualquer outra viatura, ou seja, o Código da Estrada, tendo os proprietários destes veículos, sempre a atenção do gabarito das mesmas, para não criar constrangimentos de transito.

Apesar de no parque de campismo, terem pernoitado nos dois dias que permanecemos em Tomar, vários autocaravanistas, essa foi a sua livre vontade, pois não existe qualquer legislação que nos obriguem a permanecer ou pernoitar em parques de campismo.

Feito este esclarecimento, vamos à parte que à vossa cidade diz respeito:

Durante os dois dias em que visitamos a sua cidade, compramos artigos regionais, frequentamos restaurantes , museus e contribuimos na WEB para a divulgação da bonita cidade de Tomar.

Não creio que numa época de crise por que passa o comércio local , o restaurante “Infante”, onde na segunda feira à noite, realizamos um grande jantar, seguido de festa, o restaurante “A Brasinha”, onde íamos jantar e almoçar, a pastelaria Rosa, onde várias dezenas de autocaravanistas tomaram o pequeno almoço e café, tenham ficado satisfeitos com o seu artigo, pois caso isso acontecesse, seria um “tiro no pé”.


Esperamos, que tenha visto hoje, entre as 10 e as 10.30 horas, o programa “VOCÊ NA TV” da TVI, onde o autocaravanismo foi divulgado e pensamos ter esclarecido o público em geral, sobre eventuais dúvidas que possam existir.

Mais informamos que o nosso Clube, contactou atempadamente a Câmara Municipal de Tomar, à qual estamos gratos pela colaboração.


Esperando a devida correcção à sua notícia, subscrevemo-nos com,

Saudações Autocaravanistas


A Direcção


Clube Autocaravanista Saloio


www.cas-autocaravanismo.com

Anónimo disse...

Bom dia António Rebelo,

Cuidado com as afirmações e, mais que tudo, com as suposições. Não é obrigatório que as autocaravanas devam estacionar em parques de campismo! Então e nas localidades sem parques? A lei permite que uma autocaravana estacione como qualquer outro automóvel. O que é interdito aos autocaravanistas é a prática de campismo fora dos parques. Isso traduz-se por abrirem os toldos, que tecnicamente implica o aumento do volume do veículo, cozinhar ao ar livre e outras práticas correlacionadas. Qualquer pessoa pode , à falta de garagem, ter a sua autocaravana estacionada, desde que, dado o volume do veículo, não prejudique a visão de sinais de trânsito, o comércio (não é permitido estacionar em frente a lojas), nem em locais panorâmicos onde impeça a visão do espaço amplo. Estas são, em traços muitos gerais, as regras que presidem à ocupação do espaço público por aquele tipo de veiculos.
No caso concreto das autocaravanas retratadas nesta notícia, é facilmente perceptível que se trata de pessoas que se deslocaram a Tomar para assistir ao corso carnavalesco, da mesma forma que no passado mês de Novembro de 2009, ocuparam um estacionamento na Golegã, disponibilizado para o efeito pela própria autarquia, aquando da Feira do Cavalo.
Há que saber distinguir as situações e tratá-las de acordo, e não levar "tudo a eito", dando uma vez mais uma imagem menos feliz desta terra. Relembro pela enésima vez que estas pessoas que se fazem deslocar em autocaravanas são gente com poder de compra acima da média, que ecolheram este tipo de mobilidade e lazer por opção, e que convém de todo em todo não hostilizar, como tem sido feito nestes últimos anos em Tomar. E se dúvidas houver sobre se estão ou não informados da existência de um camping em Tomar, então que se coloquem nas entradas da cidade placas indicativas do parque municipal, mas que se perceba que isso não tem vínculo obrigatório de utilização. Afinal de contas um autocaravanista pode entrar em Tomar para almoçar e passear a pé durante algumas horas...

António Resende disse...

Meu caro
A minha alma está parva!
Não entendo nada o seu comentário...
Lá que critique a tenda das farturas por ocupar o passeio, vá que não vá...
Agora ''malhar'' nas AC devidamente estacionadas, não lembra ao diabo.
Sou uma pessoa pacata. Se passar os olhos pelo meu blog verificará que passei o ano (pernoitando) no camping de Tomar.
Deixo-lhe esta questão.
Se me deslocar a Tomar vindo da Batalha pela manhã e tiver de pernoitar na Figueira da Foz, na sua opinião, onde devo estacionar a minha AC?
Responda-me por favor.
Saúdações
António Resende
www.autocaravanaspt.blogspot.com

Sebastião Barros disse...

Senhor Resende e restantes autocaravanistas:

Apresento-vos as minhas desculpas ! Certamente escrevi tão mal que os senhores compreenderam às avessas aquilo que pretendia dizer. Que era simples: para estarem estas autocaravanas no Largo do Mercado, dado que o Parque de Campismo não está fechado nem esgotado, será para poupar uns cobres. Como os autocaravanistas são, em geral, pessoas sem grandes problemas de fim de mês, cuidei que a crise que nos assola já era bem mais grave do que eu pensava. Pelos vistos enganei-me. Acontece a todos. Mais uma vez me penitencio.
Saudações cordiais para todos. E boas expedições !

CAS disse...

Boa tarde,
Não pretendendo alimentar mais polémicas sobre este assunto, embora os leitores deste Blog tenham direito a ser esclarecidos, sobre o autocaravanismo versos campismo, permitam-nos que coloquemos, um pequeno vídeo sobre o II Encontro do Clube Autocaravanista Saloio, “pela Rota dos Templários” e pela bonita cidade de Tomar, numa prova, de que o autocaravanismo e os monumentos históricos, são compatíveis. http://www.youtube.com/watch?v=-DuPVjkf4BU

Saudações Autocaravanistas


Clube Autocaravanista Saloio

http://www.cas-autocaravanismo.com/index2.html