sábado, 13 de fevereiro de 2010

DA IMPRENSA NACIONAL DE REFERÊNCIA


Miguel Sousa Tavares e Vasco Pulido Valente não precisam de apresentação. Frontais, polémicos, inconvenientes quanto baste, bem informados, excelentes prosadores, pareceu-nos importante reproduzir as duas crónicas publicadas hoje, uma no EXPRESSO, outra no PÚBLICO. A de Sousa Tavares é bastante longa, pelo que houve necessidade de seleccionar a parte que nos pareceu a mais importante.
Alguns leitores mais comichosos poderão alegar que nada disto tem a ver com a vida política nabantina. Se tal suceder, do nosso ponto de vista estarão a encarar mal a questão. Na verdade, está quase totalmente por fazer a indispensável alfabetização política elementar de numerosos nabantinos, sem a qual nunca mais vão conseguir entender o que se passa nessa área, e muito menos o país e a cidade em que vivem. Aqui fica, por conseguinte, o nosso modesto contributo, que não deverá ser apodado de pessimista, já que os autores nem sequer nos conhecem...

7 comentários:

Anónimo disse...

Seleccionar determinadas opiniões públicas, nomeadamente relativas ao sectarismo que discorrem nas suas alegações, demonstram bem da tendência político partidária dos autores deste blogue. Daí que se penda sempre a criticar o mesmo lado.

É pena que um dos principais pontos de informação acerca da nossa cidade na blogosfera seja parcial e tendencioso. Mas é por isso que nem todos temos que encarneirar, se a expressão me é permitida, pelas ideias e convicções do excelentíssimo doutor.

Alexandre Miguel Lopes Teixeira de Oliveira

Sebastião Barros disse...

Afinal quem é o sectário ? Aqui no blogue citamos gente de todos os quadrantes, desde que o que dizem ou escrevem nos pareça oportuno. O sr. contraditor, lá porque não lhe agrada o que aqui se escreve, vá de nos apodar de parciais e tendenciosos. Tem bom remédio, prezado cidadão: deixa de nos ler e, melhor ainda, lança um blogue alternativo. Mas dá muito trabalho, não é ?
É essa a principal maleita da nossa terra e do nosso país -Tudo dá muito trabalho e o pessoal não está para isso.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo

Embora "isto" não tenha directamente a ver com o assunto, terá indirectamente, queria solicitar-lhe que lesse na "BOLA" de domingo passado a reportagem da inauguração da nova ornamentação da Casa do Benfica de Tomar e na edição deste domingo a reportagem da inauguração da nova ornamentação da Casa do Benfica de Avis, principalmente na parte que refere a recepção pelas Câmaras Municipais e as fotografias.

Tomar subalternizadíssimo face a um município rural alentejano.

E depois queixam-se do declínio (real) desta que foi uma das principais urbes de Portugal!!!!!!

Maria disse...

Miguel Sousa Tavares é filho de Francisco Sousa Tavares e de Sophia de Mello Bryner, que dedicou este poema ao marido.
"Porque os outros se calam mas tu não".
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não
Sophia

Talvez o filho se tenha lembrado disso.

Maria

Anónimo disse...

Para o anómino das 12 horas:

Não podia estar mais de acordo com aquilo que escreveu. O que se passou quando Luís Filipe Vieira visitou Tomar é de um mau gosto atroz, digno de lambe-botas, que mais não querem do que aparecer nas primeiras páginas dos jornais e nas reportagens televisivas. Então o que fez Luís Filipe Vieira para ser recebido, nos Paços do Concelho, com toda a pompa e circunstância?! Foi lamentável de ver todo o executivo camarário, de boca aberta, a servir de cicerone a alguém que nada fez pela cidade, como se de um presidente de qualquer país se tratasse. Assim vamos nós. Deviam era fazer o mesmo em relação ao treinador do U. Tomar, Eduardo Fortes. Esse sim, faz mais num minuto pelo desporto da nossa cidade, do que fará o Filipe Vieira em toda a vida.

templario disse...

Para alguns comentaristas indignados com Luís Filipe Vieira e a importância do SLB e outras opiniões sempre merecedoras de respeito:

Frequento, por necessidade informativa, alguns blogues nabantinos. O do "Templário" pifou quando entendeu que poderia prejudicar candidatura ou candidaturas à autarquia. A liberdade de expressão, para alguns, só é boa quando fala ao nosso jeito de ser e estar estratégicos... Quando não, trava-se a liberdade de expressão, quando até aí era a lei do regabofe.

Ninguém é neutro, porque todos somos políticos, porque todos temos posições sobre tudo, mesmo sobre aquilo de que pouco entendemos. Nada mais hilariante do que alguém expressar opiniões críticas sobre outros que expressam opiniões favoráveis sobre isto e aquilo, especialmente, na área da política.

Ninguém é neutro e o autor deste blogue não o será, seguramente.Para que quereria ele um blogue se não tivesse opiniões próprias? Mas uma coisa é certa: disponibiliza um espaço de opinião livre a todos os tomarenses, ou seja, na sua "casa" deixa entrar até mesmo quem o põe em questão. A coisa mais bonita em democracia é cada um não se refugiar numa hipócrita distanciação de tudo e estar aberto a acolher o contraditório. Pude acompanhar aqui, à distância, o processo eleitoral nas autárquicas tomarenses e só posso louvar a forma como o fez - e o serviço que me ofereceu.

A questão é: a imprensa local fará o mesmo? Não posso responder. É por isso que a acusação "da tendência político partidária dos autores deste blogue" não é justa, porque se penda "sempre a criticar o mesmo lado". Leitor frequente do blogue, não colho essa ideia. Bem pelo contrário.

A não ser que se tenha um gosto irresistível por jornalistas como Eduardo Moniz, Moura Guedes, Mário Crespo, Pacheco Pereira % Cia. que só trabalham para um lado (e querem ser tratados como jornalistas de serviço público, ao serviço da Pátria) e depois vêm reclamar de que lhes querem ir às fuças, por serem agitadores profissionais contra um PM que, sendo tão ético como eu nesse aspeto, os procuram condicionar como os condicionam os seus patrões, sem cuja vassalagem não encontram formas de viver.

Curiosamente, os mesmos que apoiam os profissionais "opinion makers" tendenciosos, do seu agrado, até em movimentos de golpe de Estado para cortar a cabeça de um PM de que não gostam mesmo nada, são os mesmos que vestem a pele da ética na expressão pública, para criticar os que "criticam para o mesmo lado" que, no caso, não colhe, na minha modesta opinião.

Quanto a LFVieira, presidente do maior clube português, que só por pruridos democráticos não faz parte ainda, oficialmente, da cultura e simbologia portuguesa, é merecedor das mais honoráveis receções por parte de qualquer autarquia deste país, de norte a sul. Digo-o eu, que por acaso até sou benfiquista...

Anónimo disse...

Templário, LFVieira é merecedor das mais honoráveis recepções?Pode dizer-me porquê? Mas que bem fez ele pelo país e, neste caso, por Tomar? Oh homem deixe-se de clubite aguda e veja as coisas com olhos de ver. Ou, se calhar, você tambem fez parte do grupo de pavões que esteve nessa feira de vaidades. Ganhe juízo, homem!