quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA


O decano da imprensa nabantina abre com "Jardim-escola da Charneca da Peralva corre o risco de ficar sem alunos. pais têm transferido crianças para as Curvaceiras". Logo abaixo, uma grande fotografia de Fernando Jesus, provedor da Misericórdia, dizendo que "Gerir esta instituição é uma tarefa rigorosa que exige responsabilidade e dedicação." A entrevista ocupa as páginas 4 e 5. Mais adiante, na página 7, Tó Carvalho recorda Vasco Pena Monteiro, que foi presidente da Assembleia Municipal de Tomar, pela AD.
Na última página, três tópicos para meditar: A "Nota do Director", a "Mostra do Feijão Templário no Convento de S. Francisco, mesmo a pedir uma "Mostra do Feijão Franciscano no Castelo dos Templários", no próximo ano, e "Obras concluídas na Rotunda Alves Redol - Repuxos de água, relva e flores". Se calhar haverá leitores brincalhões para constatar que se fossem repuxos de tintol ou de petróleo, é que era! Agora de água...

"Clara Oliveira vive em Tomar - SIC vai dar-lhe nova imagem", titula O TEMPLÁRIO. Noticia também "Empresa João Salvador em leilão", "Estádio Municipal de Tomar -Piso estragado jogo cancelado" e "ParqT e Câmara: um jogo de milhões". Neste último tema, já anteriormente tratado aqui em Tomar a dianteira, mostra que os nossos autarcas pensam estar acima das leis ou a viver noutro planeta. Obrigados legalmente a agir com transparência, exigiram à ParqT total sigilo sobre as negociações em curso. Por sua vez, a sociedade privada, que por isso mesmo não está obrigada a mostrar os documentos eventualmente solicitados, pretendia que tudo fosse do domínio público. É o mundo às avessas. Agora resta aguardar a conclusão do imbróglio, requerer a consulta de todo o processo, ao abrigo do direito à informação, e verificar a actuação dos senhores guardas do templo. Se protelarem demasiado, há ali em Leiria um Tribunal Administrativo que não serve para outra coisa. Se houver perda de peças fulcrais do dossier, seguir-se-á queixa por "Descaminho intencional de documentos de interesse público". É a vida, que cada vez está a ficar mais difícil. Para todos.

O pessoal d'O MIRANTE é tudo boa rapaziada. Não são de rancores nem de represálias, mas agem sempre à maneira dos mastins -Quando filam uma perna que lhes tenha sido apontada por gente de bem, dificilmente a largam. É por isso que, desde há várias semanas, o vereador Luís Ferreira tem sido um dos bombos da festa. Esta semana apenas mudaram de secção. Do Cavaleiro Andante para O Mirante cor-de-rosa. Face a anta insistência, resolvemos ajudar. Mas não se avezem...
Quanto a notícias propriamente ditas, temos a posse do novo director da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, na página 19, a recuperação da fonte de S. Miguel, em Carregueiros, na mesma página, e uma entrevista ao presidente IpT da Junta de Freguesia da Junceira, Américo Pereira, igualmente inspector da Polícia Judiciária, em Lisboa.
A terminar, um pequeno reparo, com vossa licença. Na página 22 - Política, pode ler-se logo a abrir: "O valor do orçamento da Câmara de Santarém para 2011, no valor de 85 milhões de euros..." Acontece mesmo aos melhores, mas parece mal, num semanário como O MIRANTE. Ou não?

31 comentários:

Anónimo disse...

António Rebelo: porque é que a nota do Director do Cidade de Tomar é para meditar ?

Tentei lê-la no Cidade de Tomar on-line mas não consegui. Porque é que eles não têm um on-line como o Templário, onde além das notícias até se conseguem lêr os artigos de opinião, alguns muito bons ?

Agradeço esclarecimento.

Um tomarense longe da sua terra

Unknown disse...

No meu entendimento, a "Nota do director" é para meditar, por ser toda ela uma pregação pró-domus. Louva a acção da Misericórdia e do seu actual provedor, sendo do domínio público que António Madureira, seu autor, integra a lista sucessora abençoada "pela casa". Agradece aos IpT a acção no sentido de ser recolocada a placa toponímica "Avenida Dr. Cândido Madureira", que por acaso era avô dele.
Parece-me que agindo assim -cada qual preocupando-se apenas com a sua horta- não vamos a lado nenhum. E então tratando-se do director de um jornal...

Unknown disse...

Ia-me a esquecer de esclarecer que a sua outra pergunta deve, naturalmente, ser endereçada ao director ou à redacção de CIDADE DE TOMAR, em anafelicio@cidadetomar.pt, ou redaccao@cidadetomar.pt

Cordialmente,

a.frrebelo@gmail.com

Anónimo disse...

Sensibiliza-me muito a eterna protecção paternal ao seu amigo do peito Ff.

Até parece o seu enternecedor padrinho.

Desculpe...estou emocionado.

Deus acompanhe os três.

Anónimo disse...

Madureira, Alexandre e Jesus estão a passar os dias a declarar que as eleições para a Misericórdia, daqui a dez meses (não tão longe como eles querem fazer crer), não interessam.
Se não interessam, porquê tanta preocupação ?
Porque estão tão empenhados em defender o actual Provedor Fernado Jesus ?
O que leva ao empenho do director do Cidade de Tomar ?
António Madureira não entende que já não pode ser paladino de Tomar ? Por culpa própria...
A Misericórdia, como todas as Misericórdias, tem tido uma accção louvável ao longo dos seus 500 anos. Todos de acordo. Mas, e o presente e o futuro ?
A Misericórdia já esteve próximo da falência. Foi o general Oliveira quem a salvou. Tal situação pode voltar a acontecer. É nisto que os membros da Misericórdia e os seus colaboradores têm de pensar.
O próprio Provedor, e outros membros dos orgãos de gestão, reconhecem que a situação é difícil, e que o Plano e o Orçamento para 2011 vão ser difíceis de cumprir.
O Plano e o Orçamento da Misericórdia para 2011 foi aprovado por pouco mais de trinta pessoas. A Misericórdia tem cerca de seiscentos irmãos. Por que é que a maioria não partecipa nas Assembleias ? Porque estas são à noite, desde que o Jesus chegou à provedoria. Isto não referem o Madureira, o Alexandre e o Jesus.
No concelho muitas empresas fecharam portas, e algumas com cem anos, como a Matrena. A antiguidade nas falências não conta. Muitas empresas e instituições vão continuar a fechar em Tomar ? Qual o futuro do Concelho ? Madureira, Alexandre e Jesuus, entre outros, que respondam.
Uma irmã da Misericórdia

Pedro Norton disse...

O Madureira anda à procura de quê?

De passar a ser director a tempo inteiro o que nunca foi?

De voltar a fazer a festa dos Tabuleiros como mordomo em 2015?

De se candidatar a Presidente da Câmara, já que se vai se reformar, em 2011?

De ser provedor?

Quem me responde que estou confuso

Porque a Crónica de Campanha não está a sair?

Pedro Norton

Pedro Norton disse...

vergonha.... vergonha

Exige-se uma investigação

Doutor Rebelo será verdade?

TOMAR – Autarquia tem habitações sociais cedidas a famílias com rendimentos superiores a 2500 euros mensais


«A Câmara Municipal de Tomar tem habitações sociais cedidas a agregados familiares que auferem mais de 2500 euros por mês». Esta revelação foi feita no programa «Destaques do concelho», da Hertz, por Luís Ferreira. O comentador, que também é vereador na autarquia, não teve papas na língua e criticou a política social da Câmara, alertando para a necessidade de criar regras que evitem este tipo de injustiças:

Ouça aqui o programa:


.
«O município de Tomar tem a sua habitação social atribuída através de decretos-lei que estão em vigor desde os anos 70. Não há regulamentos... Por exemplo, não há forma de uma família, a quem foi atribuída uma casa em 1977 ou em 82 ou 85, deixar de ter o usufruto da casa. Isto não faz sentido nenhum ter habitação social atribuída há trinta anos à mesma família. Então estas pessoas não melhoraram a condição social? Não deixaram de estar abaixo do limiar de pobreza? O objectivo das intervenções sociais é que as pessoas melhorem as suas condições. Todas as Câmaras que têm governado Tomar esqueceram-se desta necessidade. Temos casas atribuídas a famílias que têm mais de 2500 euros de rendimentos por mês! No meu entendimento, estas famílias não merecem ter a habitação social fornecida pelo município. António Cruz, o outro comentador residente, acusou a autarquia de «não ter arte nem engenho» para mudar este estado de coisas. Foi dado o exemplo, classificado como degradante, do Bairro 1º de Maio: «Não se podem esquecer as condições quase degradantes no Bairro 1º de Maio, que é património municipal. Muitas dessas famílias têm rendimento superior a 2500 euros, mas o município não tem arte nem engenho para alterar o que está mal. O PSD não o conseguiu em quatro mandatos. O PS, por sua vez, não conseguiu fazer quando foi maioria, na oposição, como é óbvio, também não... em parceria com o PSD, também não executa essas mudanças, ou seja, há aqui uma partilha de inactividade».

PEDRO NORTON

Anónimo disse...

E as cagadeiras? Quando abrem as cagadeiras?

Unknown disse...

Para Pedro Norton:

Madureira faz parte da lista encabeçada por António Alexandre parqa substituir Fernando Jesus, se conseguir ganhar. Corvêlo de Sousa também integra a lista.
A Crónica de Campanha deixou de sair porque Mário Cobra, o seu autor, deixou de escrever para o Cidade de Tomar.

Anónimo disse...

O currículo do Madureira como gestor já está enriquecido pela competência e rigor demonstrados na Festa dos Tabuleiros de 2003.

O Alexandre também tresanda a ética republicana:

- reformado da Câmara ao fim de dois mandatos.

- quadro superior(em quê?)das Águas do Centro,princípescamente remunerado e mordomiado,com reforma sempre a subir.

IRMÃOS??

DE QUEM?

DE QUÊ?

SÓ SE FOR DA BARRIGUINHA DELES!

Isto está mesmo no chafurdo mais repugnante.

Há um BLOCO CENTRAL DE INTERESSES que rebentou com o PAÍS!

Tirem-me daqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Para António Rebelo (08:49)
Quando, a propósito do texto do director do CT, sr. António Madureira, V. diz que o dito
aproveita a crónica de jornal para se autopromover como candidato e também aproveita para agradecer a postura de placa de rua com o nome de seu familiar, conclui então o autor do blogue que "assim não vamos a lado nenhum".
Erro seu. Fomos, vamos e já chegámos à situação desta cidade: pouco mais que uma aldeia com história.
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Esta gente - Madureira, Fernando Jesus, Alexandre, Corvelo pertence ao grupo dos que lambem as botas ao Relvas.

O que diz José Miguel Júdice sobre Passos Coelho? "Passos Coelho é um produto do aparelho, como o Sócrates. Se ele conseguir gente qualificada, motivar pessoas que não estão na política...agora, se continuar rodeado de gente que começaram, nasceram e vão morrer com aqueles "lugarzitos" partidários, não vai alado nenhum. Costuma dizer-se que a primeira vitória é contra aqueles que o colocaram lá - é cinico, mas é a verdade."

Vem isto a propósito dos políticos da treta que não valem um tostão. Esta afirmação do Júdice assenta como uma luva a todos os vereadores (PSD+PS+IpT) que aceitaram participar numa reunião à porta fechada e garantiram silêncio sobre as negociações com a ParqT (estamos a falar de uma verba de cerca de 10.000.000€ que provavelmente a autarquia tomarense poderá ter de pagar, por erros de gestão).

Onde pára a verdade?
Onde estão os vereadores que prometeram ao povo que iriam ser diferentes dos eleitos pelos partidos?

Por quem os sinos dobram.

Anónimo disse...

O Plano e o Orçamento da Misericórdia para 2011 foi aprovado por pouco mais de trinta pessoas, quase todos eles empregados da Misericórdia de Tomar, pelo que se torna difícil votar de outra maneira.
A Misericórdia de Tomar tem cerca de seiscentos irmãos, que se afastaram daquela Santa Casa.
A Misericórdia rejeitou a inscrição do padre Borga, o que sendo uma casa que exige que os irmãos sejam cristãos e católicos é estranho: a rejeição do então Vigário da Igreja Católica em Tomar não comprometeu o Compromisso da Misericórdia ? E o que fez a Igreja Católica ?

Anónimo disse...

Caro Dr. António Rebelo
Já uma vez tive de responder, sobre algumas parvoeiras aqui ditas em que me envolviam, não só os seu escritos, mas também de alguns desinformados da terra.
Agora já vão no mesmo caminho e o próprio Dr. Rebelo embarca nos cantos de Sereia e outras parvoeiras, de gente que nada sabe, que anos e anos não se interessou pela Misericórdia, nem cotas pagou tão pouco, mas agora descobriu essa vocação da gestão e das finanças da Misericórdia e do social, com todo o direito, mas não metam outros nas suas loucuras.
Mas sobre isso cada um é livre de dizer disparates, mas quanto a sobre mim fazem afirmações sem qualquer fundamento, também eu sou livre, assinado por baixo, de dizer que são completamente falsas as afirmações de tontinhos que por ai andam, a darem-me como candidato, pretendem tão só autopromoverem-se, o que podem fazer mas nunca invocando o meu nome.
Quanto às afirmações que eu e o António Madureira fizemos sobre este assunto, elas dizem isso mesmo e só isso.
Aproveito para afirmar que sou ainda cidadão Português de plenos direitos de cidadania, incluindo os políticos e não são alguns mentecaptos, que por ai andam, que decretam o contrário.
António Alexandre

Anónimo disse...

O Madureira será candidato à Misericórdia, ou vai apoiar o Pedro Marques ? Misericórdia, em 2011, como trampolim para a Câmara, em 2013 ?
O Pedro não é aliado do Jesus ?

Anónimo disse...

Alguém me consegue explicar:
A autarquia vai pagar 7M de euros e fica com o parque de estacionamento?
Mas a obra não foi JÁ PAGA no decorrer da sua execução?
Quer dizer, a Câmara vai pagar DUAS VEZES a obra?
É caso para afirmar, É OBRA! ( de incompetentérrimos; ladrões; só a cadeia!)

Anónimo disse...

SERGIO MARTINS À PRESIDÊNCIA DA MISERICÓRDIA! JÁ!
NÃO É IRMÃ?!...

ISTO É SÓ GENTE (DESINTERESSADA) À CATA DE TACHO E PENACHO; ALEXANDRES, MADUREIRAS, , SÉRGIOS, FARIAS; QUE CANALHADA!GENTE QUE NUNCA SOUBE O QUE É O DURO; GENTE QUE SEMPRE SE ACOITOU NA TETINHA DO PODER! E SÃO ESTES OS FILHOS DILECTOS DE TOMAR?
PqosP!

Anónimo disse...

Vejam as preocupações do executivo tomarense quanto à crise que, em Tomar, afecta a chamada classe média.
Á situação é muito grave e não se está a fazer nada para a combater.
Que as eleições na Misericórdia e para a Câmara deviam ser já não restam dúvidas.
Com o agravar da crise, o concelho corre o risco de desaparecer.

Anónimo disse...

O António Alexandre devia saber que ninguém pode estar anos sem pagar as quotas na Misericórdia. Segundo o Compromisso desta, quem ao fim de um ano não pagar quotas será excluído de membro da Irmandade. E esta provedoria tem sido acusada de excluír muita gente com esse argumento.

Anónimo disse...

Nota-se que o Alexandre, o Madureira e o Jesus estão a tremer.
O Eng. João Oliveira Baptista, o Francisco Campos, o Dr. Rosário Pereira e muitos outros estão a mexer as águas à volta da Misericórdia. A Misericórdia vivia isolada de Tomar, hoje, no Concelho, e não só..., fala-se da Misericórdia de Tomar, até nas aldeias. O candidato a Provedor que aqueles pretendem, o Dr. Sérgio Martins, a candidatar-se e a ser eleito dinamizará a Misericórdia e o Concelho, acreditem, só quem não o conhece.
O Templário está a fazer um óptimo trabalho sobre a Misericórdia.
O Cidade de Tomar foi ultrapassado. O Madureira e o Garcia Esparteiro estiveram na última Assembleia da Misericórdia mas não fizeram nenhuma informação sobre o assunto. O Templário e a Hertz fizeram-no.
A Misericórdia vai ser um dos grandes assuntos ao longo de 2011.

Anónimo disse...

Se o Alexandre for para a Misericórdia como ficará a sua situação em relação às Águas ?
Estas permitirão que acumule cargos ?

Porque é que elemntos da Comissão Política do Parido Socialista de Tomar querem que ele seja derrotado na candidatura à Misericórdia ?

Estejam atentos às movimentações na sombra, que são muitas.

Anónimo disse...

Para o comentário das zero horas: tem toda a razão, o Dr. Sérgio Martins vai dinamizar não só a Misericórdia, mas também o Concelho e a Região.
Tenho rabalhado com ele na questão da Misericórdia. Ele não só prepara as suas intervenções nas Assembleias daquela Santa Casa muito bem, como, antes daquelas acontecerem, reúne com quem o apoia para discutir as suas análises e preparar uma intervenção de concenso entre nós.
Ele costuma dizer que é um defensor do método do consenso, à japonesa.
Mas mais, o Dr. Sérgio Martins incita os seus apoiantes a intervirem nas Assembleias da Misericórdia, e divide com eles os temas que irão analizar. O grupo que está a nascer à sua volta está muito motivado e coeso, porque tem uma liderança que o valoriza e respeita.
Se for eleito Provedor da SCMT ele pretende motivar todos os colaboradores para que eles se sintam realizados pessoalmente. Na última Assembleia criticou o facto de o Plano para 2011 só focar a formação técnica ddos colaboradores da Misericórdia, defendendo que a formação tem de ser integral (humana, pessoal, técnica etc.), e não apenas técnica, porque os seres humanos não são máquinas.
Se soubessem o dossier que o Dr. Sérgio Martins já tem sobre projectos para a Misericórdia, e para Tomar, a nível nacional e internacional ficariam surpreendidos.

Este blog é o primeiro a dar tão importante análise, como esta, e está a manter um debate importante para Tomar.
Bem haja.

Anónimo disse...

Os chacais degladiam-se! É sinal de que a presa é apete$$ível...perdão, apetecível!

Anónimo disse...

Destes 20 comentários presentes no post, quantos são do dr. Sérgio Martins? Até se faz passar por irmã da Misericórdia, vejam só... Incrivel. O auto-elogio é mesmo muito fácil

Anónimo disse...

O Dr. Sérgio Martins não está cá.
Neste período, de Advento, como no da Páscoa, de Ressureição, costuma estar em retiro espiritual.
Vocês estão enganados.
A Irmã na Misericórdia é Irmã mesmo.

Anónimo disse...

Lá está o Sérgio martins a elogiar-se a si próprio....

Anónimo disse...

Mas é óbvio, o Sérgio Martins, tomarista sempre à distância, oportunista só à dimensão do seu dito concorrente Alexandre às eleições da SCMT, escreve, reescreve e volta a editar o escrito e o reescrito, em apogeu ao seu auto elogio! Néscio, é o mínimo de adjectivação!
Mas vejamos, o que é que os põe nervosos? a Santa Casa? os seus problemas? o seu crescimento? pô-la ao serviço da comunidade? o caraças! O que os move são tão e só, os dois mil e tal €uros que o agora Provedor embolsa ao fim do mês (mais as mordomias), para o aliviar na desgraçada gestão de que foi autor e que levou à falência uma das mais sólidas casas de automóveis em Tomar ; sim amigos, companheiros, irmãos, sim, é isto que faz mexer o Sérgio Martins (sempre ausente de Tomar, oportunista sem igual), o Alexandre (dançarino do melhor, agora na agonia das caçoulas perdidas), o Madureira (na antecâmara da reforma, e, olarilas, coço o bigode, e mais dois mil por mês : que jeitão!; para além do penacho, que adora!), o Pereira (caçador de pólvora seca, vai ao som dos tiros…) , o Baptista(o personagem da direita mais reaccionária que andou anos a estrumar papel para os lados de Constância? – condiz!), e não aparece por enquanto o Faria, porque está no bem bom do Turismo a mamar do doce! Mas há-de aparecer o Escudeiro, aguardemos! Todos, irmãos, no desespero da caçarola remunerada, na ambição de mais uns trocados, quais cães abandonados, sem osso para roer!
Esta, a realidade; o resto, o resto é Tomar no seu melhor!

Anónimo disse...

Se não sabem, não digam disparates.
Cada um pode falar sobre si como quiser, mas sobre mim no mínimo não digam alarvidades.
Pela ultima vez neste local, afirmo que nem eu nem ninguém colocou alguma vez a hipótese de António Alexandre, ser candidato a nada, que não seja a viver no convívio dos meus Amigos e Família. O tempo irá provar a verdade desta minha afirmação.
Assim agradeço que não me envolvam nas vossas maluqueiras e exorcismos.
Julgo mesmo ter esse direito, até algum dia em que porventura tocado ou contaminado pela vossa doença, altere a minha actual convicção e decisão.
No entanto lembro, que ainda tenho todas as capacidades cívicas e até porventura a capacidade de trabalhar, como noutros tempos, em que ocupei vários cargos dos quais me orgulho, não tendo assim os traumas de alguns, que por ai anda, que nunca ascenderam ao que queriam, nem assim foram capazes de fazer alguma coisa pelo concelho. Tal como um senhor que anda por ai á vinte e tal anos, com a cabeça vazia, a sonhar em um dia ser presidente da câmara e no outro outra qualquer coisa, como seja a Misericórdia, por mim candidate-se, o meu voto não tem, tal como um dia o PS ponderada a sua valia o preteriu por outro melhor e ainda bem, tínhamos razão.
Mas se alguns querem acertar contas com o passado, talvez proximamente possa ai dar uma ajuda e comparar o que foi realizado pelo PS, no tempo em que eu fui o seu líder em Tomar, tal como sejamos sérios, a gestão de oito anos da CM do PS, se calhar não foi tão má, mesmo pesando erros o saldo é muito positivo, e talvez esse debate me seja mais entusiasmante, ao contrario do que muitos julgam, tendo em conta a situação a que chegamos actualmente, seria curioso fazer uma análise séria do que era a câmara e os SMAS, antes da câmara PS e do que é na actualidade, passados que são quase quinze anos.
Esta é uma questão que esperava não vir um dia a debater publicamente, mas cada vez sou mais desafiado a fazer a aclaração da história desse tempo, tais são as afirmação de alguns, que falam falam, mas não sabem nada, de nada mesmo.
António Alexandre

Anónimo disse...

O debate à volta da Misericórdia estava interessante.
A Misericórdia é a terceira empregadora no Concelho, com 159 trabalhadores.
Começam a haver sinais de alarme sobre a sua evolução, como foi demonstrado em Assembleias.
A Misericórdia pode dar mais e ajudar ao desenvolvimento do Concelho, ou, pode ir por maus caminhos...
Apesar da importância de tudo isto, alguns vieram para o debate para o colocar ao nível do chinelo.
Perde Tomar.
O post sobre a análise da imprensa da semana estava a ficar sem comentários, bastou falar-se no Dr. Sérgio Martins para os comentários se aproximarem dos trinta. Já antes, por causa dele, os comentários chegaram aos quarenta.
Alguns dos comentários, como os de António Alexandre, destilam ódio. Espumam de raiva quando ouvem falar do Dr. Sérgio Martins. Como dizia Samora Machel, na senda de Mao Tsé Tung: "Quando o adversário diz mal de nós é bom sinal".
Como não conseguem manter o nível dos debates descem ao chinelo e procuram o método politiqueiro, que não se adapta à Misericórdia.
Uma questão: acham que o Dr. Sérgio Martins, com o seu vasto currículo, que ainda não fechou, precisava ou precisa da Câmra de Tomar para evoluír ? Ou pretendeu ele candidatar-se à Câmara de Tomar para ajudar o Concelho a enfrentar a crise e a desenvolver-se ?
Porque o atacam ? De que têm medo ?
Que ele venha a ser candidato à Câmara de Tomar em 2013 ? Que ele venha aliderar o PSD de Tomar ? Talvez sejam boas ideias.
O Dr. Sérgio Martins vive desde há uns anos em Tomar.

Anónimo disse...

CIÊNCIA POLÍTCA
Os comentários deste post são um manancial para o meu trabalho de investigação em Ciência Política.
1 - Tomar atravessa uma crise enorme. Todo o país desenvolve acções de solidariedade. A Misericórdia, terceiro empregador no concelho, é uma instituição de Solidariedade com problemas em nascimento. Vão haver eleições no próximo ano, com o país a ter de tomar medidas duras. Em vez de se discutir o papel da Misericórdia, o seu futuro, e o que os possíveis candidatos possam vir a fazer por ela e por Tomar, não, apenas se fazem ataques pessoais, e só se vê uma corrida ao "tacho": então e os problemas sociais e de desenvolvimento ? Baixa consciência política e social.
2 - Afirmar que numa fábrica de pasta para papel em Constância apenas se estruma papel é surpreendente, e demonstra do ódio que em Tomar se tem à indústria. Não é por acaso que Tomar é onsiderado, em redes europeias e não só, como o concelho que mais resiste à mudança e ao desenvolvimento. Quem é que virá investir em Tomar com tais atitudes ?
3 - O Sr. António Alexandre afirma que tem todas as capacidades cívicas para se poder candidatar a lugares públicos em Tomar, mas crítica, de forma grosseira, outros que possuidores de capacidades cívicas se possam vir a candidatar a lugares públicos em Tomar.
O Sr. A. Alexandre, quando veresdor, invadiu o jornal CT aos gritos de que o jornal era uma "merda" (está escrito). Naquela altura não devia ter sido demitido por violação da Constituição e outras Leis ? Não devia ter sido julgado por obstrução à democracia e ao direito de informar ? Será que ele pretende o direito democrático só para ele ?
4 - A Mesiricórdia é uma Irmandade que se rege pela filosofia cristã. Durante a sua última Assmbleia, o DR. António Madureira estendeu a mão ao Dr. Sérgio Martins, que aceitou e retribuiu o cumprimento, apesar de haver um passado contencioso entre eles. Na última edição do jornal "O Templário", o Dr. Sérgio Martins, em artigo de esclarecimento, convida Madureira e Alexandre a colaborarem na política da Misericórdia, o que é consentâneo com os estatutos da Misericórdia, e útil para esta e para o concelho, e demostrativo de maturidade. Alexandre reagiu violentamente, como é seu hábito.
5 - Em Tomar os recalcamentos sociais e psicológicos coninuam a ser grandes, e, persiste, em tudo, a gasta divisão esquerda-direita reccionária, como se a esquerda não pudesse ser reaccionária: basta olhar para o seu comportamento em Tomar. Foi durante o período da esquerda na CMT que houve indiferença para com o encerramento de empresas, que houve um programa de luta contra a fome (inútil), que se invadiram orgãos de comunicação social, que se rejeitaram planos de desenvolvimento. Quem foi o líder de um Partido de Esquerda que afirmou que não interessava falar do desenvolvimento de Tomar ?
Mais conclusões se podem tirar dos comentários, que gravei, para análise em trabalho de investigação e apresentação em ambientes de debate e investigação.
Há uns anos um Padre em Torres Novas disse, em público, que em Tomar nunca ninguém se entende, porque as pessoas são muito violentas. Como é que Funcionários Públicos podem passar a vida a insultar e a agredir ?
A imagem de Tomar é negativa, e continua a piorar. Os "mercados" também estão atentos a estes comportamentos, podem estar certos disso. Tomar é uma riqueza para investigação Política. Obrigado.

Anónimo disse...

Há três pormenores que estão a escapar.
Escreve António Alexandre: "...alguns querem acertar contas com o passado...".
E continua dizendo que não tem medo de que se julgue os anos em que foi líder do PS em Tomar, e dos oito anos que esteve na Câmara de Tomar.
No ajuste de contas com o passado A.Alexandre deve referir-se ao Dr. Sérgio Martins. Ele conhece bem este e sabe dos projectos que SM tinha em mãos para Tomar, e que foram sabotados pelo PS em conjunto com alguns do PSD. Sabe que o Dr. Sérgio Martins na Mesiricórdia será uma dinâmica constante e traria desenvolvimento.
Depois AA afirma não ter medo do julgamento do tempo em que esteve à frente do PS e na CMT: porquê esta fuga para a frente ?
Diz ainda AA que o tempo provará que não será candidato à Misericórdia. Provávelmente será outro, "um grande tomarense". Os "grandes tomarenses" voltarão a fazer tudo para que o Dr. Sérgio Martins não vá para a Misericórdia. Eles querem que Tomar seja uma aldeia dominada por caciques, com o apoio da "esquerda".
MM