quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ESTAMOS MESMO TRAMADOS?

O meu prezado amigo Luís Ferreira, vereador, não a terá certamente escrito com essa intenção. Há porém uma frase sua, num comentário certeiro ao post "Um livro a ler quanto antes", que me deixou assaz preocupado ante o futuro que, julgo eu, nos espera e está muito longe de ser risonho. A frase é esta: "Animem-se! Já só faltam 34 meses para terminar o meu mandato como vereador..."
Dado não haver qualquer razão imperiosa para que seja o PSD a acabar com a coligação, deduz-se da frase citada que vamos ter executivo até às autárquicas de 2013. A ser assim, estamos tramados e bem tramados, conquanto não se trate de algo de inevitável. Assim os tomarenses queiram. Mas isso é já outra música. Vamos aos detalhes.
1 - Da extrema-esquerda local, salvo tornado eleitoral, nada podemos esperar, para além da já usual e simpática "animação de pista". PCP e BE recusam-se a funcionar em conjunto. Os três mais conhecidos políticos locais do velho partido dos trabalhadores ou já faleceram (Fernando Nobre), ou estão doentes (Fernando Oliveira) ou retirados (Rosa Dias, após ter conseguido pavilhão e sede para o SCT), enquanto os bloquistas são uma agremiação simpática mas sem perspectivas. (Sei do que falo. Estive na fundação da secção francesa da 4ª internacional, com Krivine, Chisserey, Figué e Weber, a partir da célula "Sorbonne-Lettres" do PCF, em 1964, em Censier. Os antepassados de Besancenet e do NPA).
2 - PS e IpT estorvam-se mutuamente em termos de eleitores, afinal o que lhes interessa. De tal forma que, pelo menos enquanto se apresentarem sem programa vertebrado e pertinente, conforme tem ocorrido até agora, estarão a priori arredados da vitória e portanto confinados -na melhor das hipóteses- a um papel de apêndice incómodo, como está a acontecer agora com os socialistas.
Além de que -excepto se alterarem profundamente a composição das listas, escolhendo outros "cabeças"- vão apresentar-se como co-causadores da desgraça que assola o concelho. O que significa que o PSD, apesar de principal responsável pelo descalabro local, e por isso "queimado" até ao tutano, está condenado a ganhar, no mínimo com maioria relativa.
3 - Ao PSD, que integra gente com muita e boa experiência política, bastará portanto ir aguentando o barco, (como de resto tem vindo e está a fazer), elaborar as listas como habitualmente, com um ou outro reforço inesperado, para "refrescar"; e aguardar que "a fruta" lhe volte a cair no regaço. Embora depois voltem a não saber o que fazer com o poder, além de receberem as respectivas remunerações e gozarem das habituais mordomias. Afinal, os "laranjas" até são aquele partido cujo programa...
4 - Resta a direita civilizada nabantina como única hipótese de resposta consequente e com possibilidades de vitória, naturalmente agrupada sob a sigla CDS. Acontece, todavia, que seria necessário reunir uma série de condições prévias: programa, meios, tempo, ideias, pessoas, etc. Tudo coisas muito problemáticas por estas bandas, onde quanto mais o Mundo muda, mais estamos na mesma. De tal forma que Tomar deverá ser das poucas cidades, senão mesmo a única, onde a história se está sempre a repetir. De tempos a tempos baralham e voltam a dar, mas o jogo e o baralho não mudam. Com os funestos resultados que se conhecem.
Convenhamos que nada disto nos augura um futuro muito brilhante. Mas é capaz de ser só uma tosca análise demasiado pessimista. Oxalá!

Tomar a dianteira deseja a todos os seus leitores um 2011 o menos mau possível. E com menos quezílias entre portugueses, que essa de tentar impugnar os cortes nas remunerações não lembraria ao diabo. E mostra bem quão solidários e patriotas somos, enquanto não começarem a meter a mão nos nossos bolsos!

5 comentários:

Luis Ferreira disse...

Meu caro amigo prof.Rebelo

Os 34 meses que faltam é para o final do mandato, que se dará no final de outubro de 2013. Até lá manter-me-ei como vereador eleito pelo PS, com pelouros, sem pelouros, com tempo, sem tempo, como for entendido. Mas sempre com a mesma postura: estou na Câmara para mudar tudo o que puder, o mais rápido que puder e tentar denunciar os abusos, injustiças e erros, trabalhando e melhorando com a já demonstrada capacidade (ora aí está uma pedantice, convencimento e armadura ao pingarelho...) e para contribuir com honestidade para uma Tomar melhor.

Mau grado o "meu clube de fãs", lá estarei, pelo menos este mandato a ocupar-lhes o espaço que eles gostariam que fosse deles. Quem actua com liberdade absoluta de consciencia e é respeitador das regras e dos
compromissos do seu partido, é assim!

E façam o favor de ser felizes, que eu durmo com a consciencia tranquila, de BOM trabalho feito em prol de Tomar! Et voilá.

Um bom ano para todos.

Luis Ferreira disse...

E agora um pouco mais a sério:

Naturalmente que só haverá eleições no tempo normal (Out 2013). Os vereadores do PS não contam demitir-se pelo que sei. Os dos independentes nem pensar, que depois de excluídos dos partidos, não fazia qualquer sentido excluírem-se da amalgama anti-partidos, tipo albergue espanhol em que aquilo está transformado. Temos assim que, independentemente da vontade de rapidamente passarmos a ter uma Câmara que nos tire da cepa torta, lá teremos de esperar por 2013.

Os eleitos do PSD, independentemente do que possam fazer, saídas, substituicoes e tudo o mais que se tem escrito por aí, no qual eu não acredito, ir-se-ão manter até ao final.

Assim, só nos resta a todos fazermos o nosso melhor. Na Câmara, fora dela, no poder, na oposição, nas associações, nos clubes, onde for entendido. Mas acima de tudo, tendo uma atitude positiva e de coragem, que o futuro constrói-se com força e energia e não com encolher de ombros.

Agora sim, bom ano!

Anónimo disse...

Quando é que esta criatura fará uma autocrítica da sua postura no interior de um partido, que é (ele também e um dos principais) responsavel pelo aparecimento do movimento independentes?!

Lá que haja alguns que saíram dos partidos, porque viram o esterco que têm lá dentro, outros há que nunca estiveram enquadrados em tais organizações, mas que aceitam a sua existência.

Os partidos são imprescindíveis à democracia, mas com outras formas de actuar e com outras pessoas a dirigi-los.

Os partidos tornaram fábricas de tachos e o ferreira das farturas sabe melhor que ninguém dessa realidade, porque sempre foi político profissional e nunca trabalhador na sociedade civil.

Portanto e em conclusão este gabirú quanto mais escreve mais dá a conhecer a sua tortuosa forma de estar na vida.

Ao serviço de Tomar, o tanas!

A servir-se de Tomar ou daquilo que lhe der jeito para engordar a conta bancária, isso sim!!!!!

Anónimo disse...

Até se infiltrou na Maçonaria para se apresentar como "homem livre e de bons costumes"...e sobreviver no tachismo...contra ventos e marés.

É mesmo de raça apurada!

De invulgar pedigree...

Anónimo disse...

"DA NORUEGA COM SENTIDO"

É o título do último post do falso maçon no seu blogue.

Vale a pena ler e reflectir sobre o que está escrito e o que é a PRÁTICA quotidiana do LF e dos seus correlegionários.

É preciso ter muita LATA,muito DESPLANTE!

A raiar o PATOLÓGICO.