quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

A abrir, um duplo esclarecimento: 1 - Devido a dificuldades com uso de cartões de crédito na Internet, estamos desde Domingo passado inibidos de inserir ilustrações em Tomar a dianteira. Esta situação deverá ser resolvida a partir da 12 horas de amanhã, na melhor das hipóteses. Pelo facto, a que somos alheios, pedimos desculpa aos nossos leitores. 2 - Vários leitores manifestaram o seu desagrado por termos classificado o recente tornado como "de média intensidade". São opiniões respeitáveis que, porém, não passam disso mesmo -opiniões. Oficialmente, o referido fenómeno meteorológico foi um "Tornado de categoria F2, na escala de danos Fujita, de 0 a 5, com ventos de 181 a 253 kms/hora". DN, 09/12/10, página 5. Mais comentários para quê?

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO LDA.

A NOSSA MANCHETE

O nosso principal destaque desta semana vai para uma notícia da página 31 do Cidade de Tomar, que passamos a transcrever, na impossibilidade de a fotocopiar, pelas razões já apontadas:

"Bom augúrio para 2013

No jantar de homenagem a três militantes já falecidos, iniciativa promovida pelo PSD Tomar, perante a presença de Luís Marques Mendes, o vice-presidente da câmara, Carlos Carrão, recordou uma campanha para as Autárquicas, na qual Marques Mendes participou.
Disse Carlos Carrão que o resultado foi uma vitória do PSD com maioria absoluta, expressando o desejo de que a presença de Marques Mendes neste jantar seja um bom augúrio para as eleições de 2013."
Tem toda a razão o ilustre  autarca Carrão. O PSD pode muito bem vir a ganhar, e com maioria absoluta, em 2013. E as hipóteses crescem consideravelmente se for Carlos Carrão a encabeçar a lista para a câmara, como se prevê.
Isto porque  -está escrito na bíblia-, as pragas do Egipto foram 7. Feitas as contas ao que já nos aconteceu, a nós tomarenses, nos últimos anos,  temos: 1 - As obras e outras tranquibérnias (o parque temático, por exemplo) de António Paiva; 2 - A actual maioria coligada, a fingir que governa, mas na realidade a vogar ao sabor da corrente; 3 - A crise, que em vez de acabar, cada vez está pior; 4 - O tornado de média intensidade (ou se preferirem, de intensidade 2, numa escala de 0 a 5).
Faltam, portanto, mais três pragas. Querem ver que, daqui até ao final de 2013, ainda vamos ter de aguentar com uma inundação, um terramoto e a maioria absoluta do PSD, liderado por Carlos Carrão, nas autárquicas?!?!

Além da notícia supra, CIDADE DE TOMAR dá natural destaque aos estragos provocados pelo tornado, dedicando-lhe a manchete e as páginas 16 e 17.
"Câmara vai analisar eventual permanência na Resitejo", lê-se na página 3 do referido semanário, que acrescenta: "Dos dez municípios, apenas dois ou três têm as contas em dia. A dívida de clientes atinge um valor de 5 milhões 115 mil euros."
Como se sabe, a Resitejo é uma empresa intermunicipal que tem por fim a recolha e posterior tratamento de resíduos sólidos urbanos. A insatisfação dos autarcas tomarenses parece residir no facto de Santarém dever 1 milhão e 800 mil euros, enquanto que o município nabantino se fica "apenas" pelos 105 mil e 800 euros = 20 mil 160 contos,  bem como na circunstância de os três principais concelhos -Santarém, Tomar e Torres Novas- estarem a pagar para os restantes 7. 
O mais curioso, acentuamos nós, é que os mesmos autarcas acham normal que a Europa do Norte pague para os países do Sul, ou que em Portugal o Norte pague para o sul e Lisboa para a província. Mas quando se trata de pagar para os outros, alto lá que são verbas que nos fazem muita falta!
A homenagem do PSD aos seus militantes já falecidos ocupa duas páginas, com destaque para o actual presidente local, José Delgado, que na sua intervenção advogou a necessidade de minorar os custos de cidadania no concelho.
Destaque igualmente para a solene abertura do ano lectivo no IPT, com o seu presidente a afirmar-se confiante na superação dos desafios que se colocam. A ver vamos...

O TEMPLÁRIO


Além da manchete, ilustrada com uma grande fotografia, o semanário de José Gaio e Isabel Miliciano consagra 8 páginas, com muitas fotos, aos estragos causados pelo tornado. Noticia também a rusga da PSP ao acampamento cigano do Flecheiro, que permitiu apreender uma arma ilegal e algumas munições de calibre de guerra. Na página 4 reproduz a recente colaboração de Lobo Antunes inserida na revista Visão, na qual fala da sua romagem de saudade a Tomar. 
Tema aproveitado de mão cheia por Luís Pedrosa Graça, que soube cerzir um magnífica crónica, de alguém apaixonado pelo berço para alguém igualmente apaixonado pelos locais desse berço, onde outrora viveu paixões e foi feliz.
Está na página 5, recomenda-se vivamente a sua leitura (apesar de algumas gralhas) aos apreciadores de boa prosa, e dela destacamos este desabafo fundo e seguramente bem pesado, que o Luís Maria sempre foi e é um gentleman polido e moderado: "O azar de Tomar é não ter tido na execução política local personagens com o mínimo de percepção e registo funcional, como o deste grande senhor.Textos como este levam-me a pensar na fatalidade democrática de Tomar. E não distingo entre os que vieram de fora e aqui obtiveram fumos de santidade, e os que cá nascidos, criados e testemunhas visuais, se revelaram cegos de alma e mesmo grandes desilusões funcionais. Talvez bem intencionados mas clientes da modernidade material por catálogo padronizado." Apoiado, Luís Maria!


O MIRANTE

Com o tornado de terça-feira passada, ainda para mais, segundo alguns leitores de Tomar a dianteira, mal educado, pois não passou por onde devia passar, O MIRANTE ressentiu-se pelo facto de ser paginado alhures e de estar praticamente pronto quando aconteceu o dito fenómeno. Temos assim, na primeira página, a abertura solene do IPT e as previstas portagens na A23. Mais adiante, na página 8, noticia que a câmara de Tomar está a encarar a hipótese de aumentar de 12.500 para 15 mil os bilhetes do comboio turístico comprados anualmente à ACITOFEBA, num montante de 20 mil euros = 4 mil contos. Sem comentários, por enquanto.
Vale a pena ler igualmente a usual crónica "emails do outro mundo", cujo estilo bem disposto é por demais conhecido. Transcrevemos algumas frases: "Fiquei feliz com o teu regresso à normalidade, bem patente na foto da boazona com que ilustraste o teu último mail. Vivemos no último reduto do marialvismo que é o Ribatejo e não nos podemos deixar contaminar pelos gestos e palavras amaneirados que começam a ganhar terreno neste país. Homem que é homem trata os bois pelos nomes e não se casa entre si. Para modernices já bem basta o Papa ter dado a bênção aos preservativos. Viva a brejeirice, os calendários com gajas nuas, as minis e as sandes de coirato!"
E viva O MIRANTE, gritamos nós, que esta semana só mostra o benfiquista Carrão com um cachecol do Sporting! Penacho, penacho, a quanto obrigas!

8 comentários:

Anónimo disse...

Cuidado com as romarias a Tomar, Lobo! Anda por aqui um coiote com vontade de te fazer a folha...

JUVE LEO disse...

SS

Sporting Sempre !

Ultras Juventude Leonina Boys 1976 Tomar

Anónimo disse...

Suponho que a impossibilidade de utilizar cartão de crédito se deva às acções de um grupo denominado anónimos que "entupiu" os servers de companhias de cartões de crédito como a Visa e Mastercad?

Vi essa notícia ontem na televisão, parece que foi uma reacção ao facto destas empresas bloquearem o pagamento de donativos ao responsável pelo WikiLeaks. Seria interessante debruçar-se sobre esta temática no seu blogue. Teorias sobre Governos open-source e os novos partidos Piratas que na Suécia já elegeram 2 eurodeputados e consta que é o 3º partido com mais inscritos.

http://en.wikipedia.org/wiki/Pirate_Party_%28Sweden%29

Anónimo disse...

Por acaso, só por acaso, digamos que até já olvidou...

O Luís Pedrosa Graça foi MANDATÁRIO da 2ª candidatura de Paulino Paiva, depois deste ter "endrominado" Nini Ferreira na 1ª candidatura.

Até o Prof. MRSousa veio a Tomar apresentar o livro do insigne investigador de urbanismo que, em 10 anos, não deu um passo para a revisão do PDM.


Viva a MEMÓRIA e a COERÊNCIA!!

ABAIXO esta merd. toda!

Anónimo disse...

Na abertura das aulas no politécnico,vê-se nas fotos que o ex presidente, pires silva, para alem de estar na mesa, como se ainda fosse dirigente, tinha uma fita verde ao pescoço com uma medalha. Será que se condecorou a si próprio? E será que é da Juve Leo?

Anónimo disse...

Isso não será demasiada areia para tamanha camioneta?

Anónimo disse...

O Pires da Silva é do Clube do Tacho. Espertalhão, de professor de liceu chegou a presidente do politécnico e só não ficou lá ainda mais tempo porque a lei agora proibe os reformados de se governarem 2 vezes à conta (reforma e ordenado do bom).

Anónimo disse...

Pires da Silva vei para Tomar para professor do Colégio,mas nunca passou de um medíocre se comparado com o Matos("3cm")e outros.

Mas gostava de ver o que ele escreve no curriculum...

Faz parte daquela montanha de oportunistas,arrivistas e carreiristas que,nunca se tendo destacado profissionalmente no que quer que fosse,treparam à custa de habilidades,graxas,tráfico de influências,fretes diversos,etc.,etc.,etc.....

Digamos que são :

OS GRANDES BEFICIÁRIOS DA NOSSA PODRE DEMOCRACIA !

Vão ver quanto vai ser a REFORMA DOURADA do meia-leca que,"sem mais,nem menos",aparece como presidende do IPT.

Arre porra!

Não há impostos,nem austeridade que vede a gula destes parasitas todos.

Só em Tomar,são muitas dezenas...