quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA



Colaboração da PAPELARIA CLIPNETO LDA

A manchete desta semana de CIDADE DE TOMAR está em perfeita consonância com a época natalícia: nas páginas 4 e 5 os autarcas do executivo e dez dos 16 presidentes de junta indicam quais as prendas que, no desempenho dos seus cargos, gostariam de receber. Nas páginas anteriores, o mesmo semanário noticia a aprovação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2011, da Câmara de Tomar. Com receitas  estimadas num total de 66,29 milhões de euros, quando em 2009 a autarquia apenas conseguiu arrecadar 29,9 milhões de euros, clamam os Independentes, conforme ilustração supra, que "Mais de 100% da receita orçamentada pela maioria PSD/PS é virtual". Sendo certo que os socialistas se abstiveram na votação dos referidos documentos, haverá concerteza quem considere a afirmação citada algo desenquadrada da realidade. Ainda assim, os IpT souberam pôr o dedo na ferida, pois é algo estranho termos em Tomar um orçamento previsional apontando para mais de 65 milhões de euros, quando Ourém e Abrantes, respectivamente 2ª e 4ª cidades do distrito pelo númerto de eleitores, (Tomar é a 3ª) se ficam por menos de 50 milhões, apesar de apresentarem exactamente a mesma fundamentação: aproveitar todos os fundos comunitários disponíveis. Fica assim claro, numa análise mais fina, que a maioria autárquica tomarense, que mandou elaborar os documentos, ao empolar exageradamente as previsíveis receitas, visou outro objectivo -camuflar na medida do possível as exageradas percentagens com vencimentos e outras despesas de funcionamento. Parece tratar-se na verdade de uma estranha forma de vida, que não augura nada de bom para os tomarenses, pois como é sabido, quanto mais o carneiro recua, maior será a marradela.
Ainda no semanário dirigido por António Madureira, uma peça de António Freitas, focando o caso de um infeliz morador na Venda Nova, que apesar de ter sofrido com o tornado prejuízos na ordem dos 130 mil euros, ainda não teve qualquer ajuda, ou sequer uma visita para perguntar de que precisa. E isto com tantas entidades locais e outras que já  vieram inteirar-se sobre as necessidades da população fustigada... Dêem lá uma ajudinha ao homem!!!


N'O MIRANTE, temos três tópicos a não perder: a manchete, a usual bicada no vereador Luís Ferreira e a habitual e excelente coluna "Última Página", subscrita por JAE.
Quanto à manchete, é nosso entendimento que fala por si. Um antigo ministro PSD, da época de Cavaco Silva, considera que Miguel Relvas, graças às funções que agora desempenha e, subentende-se, às que poderá vir a desempenhar, será um bom defensor da região junto do governo central, função que o ministro Jorge Lacão nunca logrou interpretar a contento, segundo o mesmo Mira Amaral.
Tendo em conta o contexto em que tais declarações são proferidas, tudo aponta no sentido de se tratar de uma evidente tentativa de carregar no pulsador de chamada do ascensor governamental. Não sendo muito discreta, poderia contudo ter sido bem pior.
A tradicional bicada semanal no vereador Luís Ferreira tem esta semana honras de abertura na secção "EMAILS DO OUTRO MUNDO": 
"Doutor Manuel Serra d'Aire
Já reparaste que o vereador da Câmara de Tomar, Luís Ferreira (PS), se assemelha a um poderoso iman que atrai a polémica, a turbulência e até a calamidade? Quando tinha os pelouros da Cultura e do Turismo meteu-se numa borrasca com a região de turismo e com o escritor Lobo Antunes, que fez andar a cidade durante umas semanas nas páginas dos jornais. Depois, o presidente da câmara, homem prevenido, retirou-lhe os poderes, não fosse o Convento de Cristo ruir. E a tempestade pareceu amainar.
Pareceu. Porque o bom do presidente da câmara ainda lhe deixou o pelouro da Protecção Civil, para não afrontar o parceiro de coligação, talvez pensando que pior do que já tinha acontecido não devia suceder. Mas sucedeu. Veio um tornado de todo o tamanho que destruiu casas e carros, feriu pessoas e causou o pânico. Confesso que quando vi na televisão o vereador Luís Ferreira dentro do seu colete reflector cor de laranja, temi que a fúria dos elementos não ficasse por ali e que o mundo fosse acabar. Que se seguisse a queda de um cometa, o degelo súbito dos glaciares ou a descida de divisão do Benfica.
Não é que esteja provada a relação causa-efeito entre Luís Ferreira e as catátrofes naturais e artificiais que vão acontecendo em Tomar O voluntarioso vereador não deve ter culpa alguma. Deve ser só pura coincidência. Mas, como dizem os brasileiros, o homem é um "pé frio" que atrai o infortúnio. Senhor primeiro-ministro: não há um lugarzinho numa embaixada distante onde colocar o inditoso camarada autarca?"... ... ...
É bastante forte, porém de grande qualidade, goste-se ou não. E torna claro que, por alguma razão, o vereador da protecção civil é, semana após semana, o bombo da festa para o MIRANTE que, a brincar, a brincar, lá vai tentando transformá-lo no bode expiatório da tragédia tomarense. Com muita habilidade, reconheça-se!
O terceiro tópico tem por título "Gente Modesta" e vem na última página. Reproduzimos apenas parte do penúltimo parágrafo, sem acrescentar qualquer comentário, por razões que o leitor entenderá sem qualquer dificuldade, se tem seguido regularmente os escritos de Tomar a dianteira: "No Politécnico de Tomar e de Santarém há alunos que dizem que alguns professores não passavam num exame do décimo segundo ano. Em Santarém e em Tomar as críticas à falta de qualidade do ensino e à organização das instituições, fazem as delícias dos velhos do Restelo."

14 comentários:

Anónimo disse...

Já agora :

Sobre o labrosta Ff,vulgo Luís Ferreira,vale a pena dar um salto ao blog do dito e ler "OS MEUS DESEJOS PARA 2011",prosa sublime de um farsante,ilustrada com aneladas mãos maçónicas,encimadas pela colher de pedreiro(maçon)+ (compasso e esquadro,decoradas com o G do GOL - Grande Oriente Lusitano.

Cheira a "genérico" adaptado pelo pilantra para consumo caseiro.

A merecer a atenção dos humoristas do Mirante e não só.

Desgraçada Maçonaria que se deixou infiltrar por "exemplares" do gabarito deste Ff e da sua marionete H.

Pode ser que não passem no crivo mais fino da "Carbonária"...


António dos Reis Júnior

Anónimo disse...

Sobre a "passagem em exames". eu também "ouvi dizer" que no "Mirante" há jornalistas que o que lhes vale é os computadores terem corrector ortográfico...

Anónimo disse...

É estranha a "observação" sobre os politécnicos:
-O IPT foi um grande cliente de pub. do "Mirante" quando Pires Silva fez de presidente. Nessa altura era só entrevistas, boas nofícias e fotos dos figurões
-Na 1ª pagina da edição semanal aparece em pose o grande fornecedor de planos estratégicos na regiâo, por acaso Presidente do C.Geral do IPT e também autor do seu plano estratégico.
Ou seja: ou isto são avisos à clientela para ser fiel ou houve zanga com a nova gerência.

Anónimo disse...

"Se não diz nem escreve nada de jeito...TRABALHE !"

Anónimo disse...

Tenho uma filha no Politécnico no segundo ano e posso provar, pois é boa aluna e queixa-se que os PRofessores emEndam o que está bem para mal, não sabem ensinar e são alguns, uns desastres. Só que esse alguns cohecEmos bem são da nossa cidade e tem umas fracas licenciaturas????? ( tipo sócrates) e nunca tinham dado aulas, HAVEndo alguns que se conhecem pelas mais completas nódoas e anedotas.
oNDE VAI ISTO PARAR?
qUEREM MATAR O MELHOR EMPREGADOR DE TOMAR?

qUEM TEM CORAGEM PARA ACABAR COM ESTE ABUSO DE CONVITES A INCOMPETENTES?

dÊ-LHE COM FORÇA pROFSSOR rEBELO

Quano se torna obrigatório doutouramentos e mestrados mas de origem legal?????

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof.Rebelo

Na sequência do Movimento de reconhecimento pelo meu trabalho nos diferentes pelouros, onde o meu amigo Joaquim Emidio é um meri executor-joguete, aguardo com expectativa a próxima Moção do BE de Tomar, solicitando a retirada do pelouro da Protecção Civil e dos Bombeiros.

Só estou na duvida se será com o argumento de que fui eu que trouxe a intempérie ou de que "não passei cartucho" à estrela de televisão de serviço.

Mas como o serviço de emergência, que é o que compete à Proteccao civil, nem foi muito mau dada a dimensão do acontecimento, estou mesmo expectante sobre o que o moço de recados dos ex-donos de Tomar, será capaz de produzir para mandar o seu joguete na Assembleia vociferar...

A ver vamos!

Anónimo disse...

Luis Ferreira,
tenha vergonha e o mínimo de respeito pelos cidadãos e pela função que desempenha.
Controle-se! Contenha-se! Cale-se!
Está a fazer um péssimo serviço à democracia e às instituições a que pertence.
Da política e ao seu partido, à câmara e às instituições públicas, à maçonaria..
Cale-se! Você é mais desbocado que o presidente da junta dos Casais - sabe, aquele que você atacou?

Anónimo disse...

Luís Ferreira perdeste uma oportunidade de estares calado!

IP

Anónimo disse...

Maçonaria?!

Nem sequer marcenaria, quando muito mercearia (com o devido respeito para marceneiros e merceeiros)!

Este gajo é assim a modos que um elefante gordo numa loja de cristais!!!!!!

Ele gosta é de almoçaradas com os lioneis, victorinos, curvelos e quejandos a encher a mula à custa da Câmara.
É cada conta, que nem lhes conto!!!!!!

A velha divisa destes xuxas a gamar é que eles se sentem bem é ... ao serviço da ética republicana de serviço público!

Ó Abreu!

Anónimo disse...

O sr. luis ferreira só ainda está na Protecção Civil porque o pessoal não faz um levantamento em que a exigência seja: ou ele ou nós. A coisa resolvia-se em cinco minutos...no máximo!!!

Anónimo disse...

Labrosta Ff,no seu blog e no "Cidade de Tomar" dixit :


"Sete desejos, justos e perfeitos, como convém a um Homem livre e de bons costumes."


E eu,mijei-me a rir com o facto do farsante figurão se considerar um homem com H e,ainda por cima,de BONS COSTUMES.


E a minha vizinha,Odete das Farturas,sócia do Tó,não conteve o esfíncter de tanto gargalhar...

Que cena!


Abel dos Coscorões

Luis Ferreira disse...

Bom dia a todos

Nesta véspera de Natal podemos tirar um tempinho, como se diz no português do Brasil, para avaliar o trabalho feito.

E, meus caros, eu já fiz o balanço do que consegui fazer no meu primeiro ano de mandato. Está no meu blogue a avaliação do que foram os resultados, do que esteve sob a minha responsabilidade e antes do final do mês se saberá do que ainda está.

E deixem-me que vós diga: sinto-me insatisfeito, pois devia ter ido ainda mais longe, demonstrando ainda mais que com os recursos que temos podemos fazer ainda melhor. Mas o balanço é por demais positivo: só não vê quem não quer. E é isso que dói a alguns, felizmente poucos!

Mas como é Natal, é tempo de com a maior ética republicana de serviço publico, profundamente anti-dogmática, vos dizer (adaptando), que "os BURROS zurram e a caravana passa".

E se este ano foi assim, imaginem o que nos espera nos
próximos três...

Se há quem passe pela política para se servir e assobiar para o lado, sobrevivendo o máximo tempo sem que deles dêem conta, há quem esteja na política para fazer o que é devido e MUDAR as coisas. É por e para isso que faço política há 32 anos, nos 43 que levo de vida. E o resto é conversa invejosa e menor...

Anónimo disse...

Isto é de rebolar a rir...

O desplante do labrosta Ff,qual encartado assaltante do erário público, a discursar sobre TRABALHO,HONESTIDADE,ÉTICA REPÚBLICANA.

O "D.CORLEONE" cá do sítio a dar aulas de catequese...

Um OPUS travestido de MAÇON...

Mas também é verdade que uma Corte sem palhaços não é digna desse nome.

Vivam os palhaços!

Vivam os bobos!

Viva o Carnaval antecipado!

Viva a Corte!

Anónimo disse...

32 anos de "política" em 43 de vida é obra bem obrada.

Isto,sem contar com uns anitos de "puto orelhas" ao serviço do coiso e da coisa e tal...

Isto é que é um "político" temporão,precoce,sobredotado.

O que faria ele com 11 anos?

Era "adjunto" de quem?

Qual a teta em que já aprendia a arte de mamão?

Já discursava em nome dos "Pioneiros" xuxas?

Já andava disfarçado de "maçon" ?

É um verdadeiro "case study",a nível planetário.

Não há miolos que aguentem...

E o pilantra ainda diz que é por inveja...

Glória ao Ff,O INVEJADO !!!