sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MAIS ASPECTOS DOS ESTRAGOS DO TORNADO

Recuperada (finalmente!) a função imagem, eis algumas fotos com outros aspectos menos conhecidos dos estragos provocados pelo recente tornado, de força 2  na Escala de danos de Fujita, que vai de 0 a 5. Aqui uma vista da escadaria da Senhora da Piedade, como já ninguém a via há mais de 50 anos.
Uma vista parcial da mesma escadaria, vendo-se árvores partidas e outros arrancadas.
Outra vista original da Capela da Senhora da Piedade, antes encoberta pelos ciprestes há dezenas de anos.
A Antiga Cerca do Convento, agora Mata dos Sete Montes sofreu estragos de  monta. No corredor de passagem do tornado, que nesta zona se deslocava em arco, de sudoeste para nordeste, derrubou pinheiros e outras árvores centenárias, arrastando as copas das que resistiram.  Aqui um aspecto do muro, junto ao Casal do Láparo.
Outro aspecto da cerca propriamente dita,  no Casal do Láparo, derrubada em vários sítios pela queda de árvores que não resistiram aos ventos  da ordem dos 250 Kms/hora.
Aspecto de uma estrada no interior da Mata. Há centenas e centenas de árvores derrubadas que impedem a nornal circulação, razão porque a antiga cerca de sencontra encerrada, situação que vai manter-se por várias semanas, até completa limpeza das vias.
No corredor de passagem do tornado, as árvores que não foram derrubadas ou arrancadas, ficaram sem as copas. Só as mais rasteiras escaparam. Exactamente como acontece na política local.
Parte superior de uma pinheira multi-centenária, após a passagem do tornado.

5 comentários:

Anónimo disse...

...E EU REPITO: O MALVADO NÃO SOPROU ONDE DEVIA! AÍ SIM, É QUE TINHA SIDO SERVIÇO ASSEADO...

Anónimo disse...

Como de costume, nestas horas de tragédia para muita gente, não faltou gente instalada no poder a discursar perante os microfones das televisões, das rádios e dos jornais, repetindo o que já foi dito noutras ocasiões. O prometido auxílio virá um dia...
Zé Esperança

Anónimo disse...

Não diga isso.
Houve vereadores afectados pelo tufão.

Anónimo disse...

vergonha das vergonhas. Na Hertz ouço o Jaime dos Casais dizer mal da Protecção ivil de Tomar e dar valores ao Chambel da Prtotecção Civil distrital e diz que foi graças a ele que as coisas começaram a funcionar. Que vai arranjar apoios para a sua freguesia "se os amigos só servem para beber copos que se lixe os amigos" o "meu filho esteve todo dia a mandar mails da Junta para empresas a pedir apoios" Portanto a Câmara daqui está tranquila com este vaidoso, que pasa por cima de tudo e todos, manda em tudo e oxalá que nãoa conteça como nas obras da Igreja há uns anos quando ardeu. Depois quando veio do dinheiro com ele fez festas e consegiu ganhar a Junta

Casais merecia melhor sorte

Anónimo disse...

Jaime dos Presuntos a presidente...de qualquer coisa! Já!!!!!!!!!!!!