segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DEBATE POLÍTICO A SÉRIO

Foi muito vivo e proveitoso o segundo debate da série "Destaques do concelho", emitido na passada quarta-feira pela Rádio Hertz, mas que só ontem foi possível ouvir, no site radiohertz > programas. Os três participantes, o vereador Luís Ferreira, o deputado municipal António Cruz e o locutor António Feliciano estiveram bem, honrando os cargos que cada um desempenha. 
António Feliciano soube a cada momento tomar o pulso dos contendores, deixando correr a troca de argumentos sem interromper, para não quebrar o ritmo. O vereador Luís Ferreira pareceu-nos menos impetuoso do que é habitual, dando indícios de se resguardar um pouco mais, colocando-se à defesa, como se já não acreditasse muito no futuro da bizarra coligação que nos devia governar. O deputado municipal António Cruz excedeu claramente as expectativas que tínhamos a seu respeito. Esteve quase sempre ao ataque, escolheu bem os assuntos e os argumentos, foi claro e conseguiu nunca abusar do seu ascendente por ser um opositor, posição sempre mais fácil em relação à de quem devia governar.
Cabe destacar que ambos souberam respeitar o contraditor. Houve vivacidade, houve discordância, houve entusiasmo, mas manteve-se a cortesia, a tolerância e o vocabulário cordato. Excelente exemplo para a comunidade tomarense, onde infelizmente ainda abundam os brutamontes, persuadidos de que conseguiremos chegar algures com palavrões, calúnias, má educação, práticas mafiosas e tentativas de ajavardar tudo aquilo em que se metem.
Indo agora ao tutano do assunto. Por parte de Luís Ferreira, ficou-se a saber que votará contra qualquer proposta tendente a instalar a comunidade cigana na Zona Industrial (Complica-se assim, e muito, a prevista 3ª fase do Flecheiro...); que o PS procura ajudar o mais possível o seu parceiro de coligação a melhorar a sua actuação, que no passado foi tudo menos razoável; que o PS não pode ser responsabilizado por aquilo que está a ser feito, pois há vários aspectos com os quais não concorda.
Num assomo de sinceridade, o vereador socialista revelou dois detalhes substantivos, que nos parecem bem importantes no âmbito do que aí vem. Disse que, no quadro da coligação, tem havido frequentes reuniões preparatórias, durante as quais cada formação apresenta as suas propostas. Referiu que, quando há unanimidade, avançam; caso contrário morrem ali. Em claro e para leigos em política: O PS é o travão do PSD, e vice-versa. Por isso as coisas são como são e estamos como estamos.
Noutro passo, e este é o segundo detalhe fulcral, o motor e mentor do PS local, defendendo e louvando a acção do seu camarada José Vitoríno, contra as críticas implícitas de António Cruz, foi feliz e franco ao usar um vocábulo delicioso numa frase original e justa. Segundo ele "O Zé Vitorino está a burilar os problemas", naturalmente na área do urbanismo, a sua especialidade. Por outras palavras, face às alegações contundentes de António Cruz, o autarca rosa reconhece implicitamente, não só que os problemas naquela área são às dezenas, ou até às centenas, de tal forma que Vitorino, não os podendo de forma alguma resolver, vai usando aquilo que poderemos designar como "cuidados paliativos". Os doentes em estado terminal não são curados, mas sofrem muito menos. Já não é mau, porque entretanto os requerentes cansam-se e resolvem ir pregar para outra freguesia.
Um exemplo: De forma assaz contundente, porém educada como sempre, António Cruz afirmou, e não foi desmentido, que há na autarquia 32 planos de pormenor, correspondentes a 8 mil apartamentos = 24 mil pessoas (este último dado é nosso). Na sua resposta, demasiado evasiva, uma vez que não domina a matéria, Ferreira lamentou-se dizendo que "a urbanização das Avessadas não tem ponta por onde se lhe pegue". Sabendo-se que a questão da quinta dos Alvellos anda aos baldões na autarquia desde os tempos de Pedro Marques, forçoso é reconhecer que Tomar não tem beneficiado da graça de Deus. Pelo menos no que se refere a planeamento urbanístico. Mas se fosse só isso...
Deixou-se para o fim a prestação do deputado municipal ex-PSD, agora independente, António Cruz, por nos parecer digna de destaque e de rasgados elogios. Na nossa opinião, soube ser ousado, foi claro, preciso, conciso e extremamente cordato, sem nunca abdicar das suas posições. Ferreira viu bem, quando a dada altura lhe deu a entender que estaria bem no PS, o que acontece pela 2ª vez. Só que desta feita Cruz agradeceu com um seco obrigado, quando na outra tinha entreaberto a porta com um esperançoso "logo se vê.."
Em termos factuais, para além do já referido acima, conseguiu dar a entender que a actual câmara prima pela inépcia, sem nunca aplicar tal termo; que não há serviços de acolhimento aos eventuais investidores; que não há planos e, sobretudo, que os membros da transitória maioria apenas estão preocupados com a sua manutenção à mesa do orçamento. Constatando decerto que a mensagem estava a passar, arriscou mesmo um vaticínio, contrariando Ferreira, que evocava autárquicas em 2013. Afirmou que, não pretendendo de forma alguma ser profeta na sua terra, após a aprovação da conta de gerência de 2010, lá para Março/Abril, a coligação deve exalar o último suspiro. Havendo eleições legislativas em Junho/Julho, é muito provável que haja ao mesmo tempo autárquicas intercalares em Tomar, acrescentou. O vereador socialista riu-se (assinalou Cruz) e balbuciou algo como "É o que vamos ver..."
Quarta-feira há mais. Na Hertz. Das 18 às 20 horas.

12 comentários:

ANTÓNIO SOUSA disse...

Caro Dr. Rebelo

Como dedicado militante do PSD que sou e atendendo à data fui ao jantar realizado nas Calçadas de Tomar no restaurante FAMILIAR. Bem organizado e bem participado onde não faltam sempre os falsos PSD´S ou seja os que andam à procura de emprego. Não gostei e foi vergonhoso o trailiteiro dos Casais o JAIME ter ido com um garrafão de plástico de vinho e andar a distribuir copos, inclusivamente a MARQUES MENDES e para a cereja em cima do bolo não percebi bem o que fazia ali o Padre Mário Farinha Duarte


TOMAR NO SEU MELHOR

Anónimo disse...

Estou deliciada.
Finalmente reconhecem que o vereador Ff é um "must",um poço de virtudes em apuramento,já muito perto da perfeição.

Até já se auto-censura.
Até já semi-esconde ser maçon.
Até já duvida do bizarro concubinato.
Até já honra o cargo que desempenha
Até já é menos impetuoso.
Até já é cordato.
Até já é exemplo para a comunidade.
Até já é o anti-brutamontes.
Até já é anti-palavrões,anti-calúnias,anti-má educação,anti-práticas mafiosas,anti-ajavardar.
Até já é feliz e franco.
Até já usa vocábulos deliciosos.
Até já diz frases originais e justas.
Até já se ri e balbucia.
Até já tem assomos de sinceridade.

Digo-vos: se não fosse bem casada,a deputada tinha que se cuidar.

Homens destes têm muita procura porque já não se fabricam.

E depois aquela foto-pose de Estado que aparece nos comentários e no blog dele...ai...ai...ai...

Isaura Novais

Matos Saraiva disse...

Professor Rebelo

Uma das suas, escrita como manda a lei e como nos habituou sobre as enchentes da Rotunda

Outra coisa. Porque enão lança um jornal?

Vale mais um escrito seu que os escritos todos juntos de alguns escribas assalariados do burgo

Anónimo disse...

Parabéns Prof Rebelo!
Um jornalista do jornal do Benfica, ou do Porto ou do Sporting a fazer a crónica do jogo da sua equipa não faria melhor que o Sr.

O ferreira das farturas bem lhe pode agradecer esta propaganda descarada, como ele tem programado.

Lá para Junho/Julho já pode ser candidato à Câmara na lista do PS a seguir ao seu amigalhaço ferreira das farturas, que a bitória é certa!!!!!!!!

Unknown disse...

Cada qual vê as coisas como pode e quer. Lá pelas Franças e Araganças ensinaram-me, nas aulas de pedagogia e didáctica, que tentando amesquinhar os outros, não só se dificulta qualquer aprendizagem, como nos rebaixa aos olhos dos interessados. Mas isto era em França e no século passado...
Cá em Portugal, especialmente aqui pelas airosas margens nabantinas, achamos que não vale a pena perder tempo com tais minudências e outras minhoquices. Tintol, feijoada e arrotos sem dinheiro para o elevador, é que está a dar! Bem fez o Jaime dos Casais, que levou o garrafão, com pomada da casa, para o jantar de homenagem aos PSD's falecidos, e ofereceu um "pénalty" ao Marques Pentes. Assim é que é. Ou bem que semos ou bem que nã semos. Abençoada urbe que tais filhos dá ao mundo! Que seria das grandes metrópoles sem o nosso excelso exemplo enquanto comunidade! Haja Deus e fundos europeus! A gente trata do resto!

Anónimo disse...

Luís Ferreira, doutorado em Engenharia Política, tomou posse no ano passado como vereador da Câmara Municipal de Tomar. Apesar de frisar as dificuldades foi como o Vereador então se apresentou: "A CMT é uma mais-valia para a cidade de Tomar e para a sua região. Eu acredito nesta Câmara, tenho fortes razões para isso."

Um ano depois continua a acreditar, principalmente na protecção civil!

O MIRADOIROnline

Anónimo disse...

Não me acusem de amigo do Professor ou dos jornalistas da Rádio Hertz. Sou eu próprio, penso por mim, tenho respeito e apreço por quem faz bem. Sendo assim, estou à vontade para aqui deixar opinião a propósito do comentário assinado pelo Professor acerca do debate na Hertz. Em primeiro lugar, trata-se de um comentário bem elaborado, com cabeça, tronco e membros, ou se preferirem com princípio, meio e fim, próprio de um observador atento, que sabe do que fala/escreve. Sobre a Rádio Hertz: quem quiser ser justo, terá que reconhecer que ela está a fazer um excelente trabalho na informação local, substituindo-se, tal como o próprio Professor António Rebelo, aos semanários que temos em Tomar. Vale a pena ouvir!
Zé Esperança

RAMOS PINTO disse...

Deixa-nos nos rir, mas o Gabinete do PROTOCOLO que custa ao erário público 15000 por mês, condiva apopulação

"Em época de muitas compras
Câmara de Tomar organiza dois colóquios sobre consumo consciente

O Gabinete de Apoio ao Consumidor (GAC) da Câmara de Tomar organiza nos próximos dias 10 e 16 de Dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal, dois colóquios com alguns dos principais especialistas nacionais acerca da temática do consumo consciente.
Em plena época da euforia das compras de Natal, parar um pouco para pensar pode fazer toda a diferença até porque a conjuntura económica aconselha prudência e o recurso ao crédito é de evitar.
Assim, esta sexta-feira, dia 10, pelas 19.30, falar-se-á de “Consumo consciente”, numa sessão que será aberta pelo vereador do pelouro, Luís Ferreira, seguindo-se as alocuções de Mário Frota, da Associação Portuguesa de Direito do Consumo, que abordará o tema “A sociedade de consumo” e de José Eduardo Cruz, da Direcção-Geral do Consumidor, com o título “Prevenir o consumismo – Publicidade”. Seguir-se-á um debate, moderado por Virgílio Saraiva, técnico do GAC.
Quinta-feira da próxima semana, dia 16, pelas 15.30 horas, será a vez do colóquio “Saber consumir”. Desta feita, além dos protagonistas da autarquia, que se mantêm, contará com a presença de Beja Santos, da Direcção-Geral do Consumidor, a falar acerca de “A era do consumismo” e de Isabel Afonso, do CICAP do Porto, que abordará “Os conflitos de consumo”.


APELA-SE QUE OS AUTARCAS DA CÃMARA E NÃO SÓ NÃO FALTEM

CHAMA-SE A ISTO O DOUTOR -SARAIVA MOSTRAR SERVIÇO PARA O CARGO QUE OCUPA E QUE NINGUÉM SABE BEM O QUE É ESSE DEPARTAMENTO. ENFIM

Ramos Pinto disse...

Sim que a outra Rádio do TONINHO patilhas e do Esparteiro é MISSA... MISSA.... AMÈM E SUBTIL a publicitar um presidente de Junta que distribui copos nos jantares do PSD em garrafão, vinho da ua lavra

Anónimo disse...

Tintol, feijoada e arrotos sem dinheiro para o elevador, é que está a dar! Bem fez o Jaime dos Casais, que levou o garrafão, com pomada da casa, para o jantar de homenagem aos PSD's falecidos, e ofereceu um "pénalty" ao Marques Pentes. Assim é que é. Ou bem que semos ou bem que nã semos.

Isso mesmo professor e ainda mais de quando em vez peidava-se e contava anedotas do Sócrates para um grupo de cola cartazes que levou consigo e a quem se calhar o herário público pagou a jantarada... indirectamente pois há jogadas e jogadas

Anónimo disse...

Essa do Luís Ferreira "convidar" o António Cruz para o PS é de cabo de esquadra.
O António Cruz sabe bem que o Luís Ferreira é um produto partidário que tudo faz para secar no PS quem lhe faz sombra.
Ele é o coveiro a prazo do próprio PS em Tomar. Aguardemos.
O curioso é que o Luís Ferreira sempre agiu de forma a "matar" dentro do PS aqueles que pensam pela sua própria cabeça e que são muito melhores do que ele e a sua trupe.
Convidar o António Cruz, pessoa inteligente e não moço de recados de ninguém, para o PS faz lembrar aquela do João Soares num bedate na SIC, insinuar que o Relvas estaria bem no PS.
Estamos num país do faz-de-conta.
É o país dos sucateiros e Tomar é um grande armazém de sucata.

Virgolino Pessanha disse...

Convidar o António Cruz, pessoa inteligente.

Inteligente é ele de verdade. Nunca fez nada na vida e teve quem lho deixasse para levar uma vida quem nem o padre

O rapaz gostava era de ser presidente da Junta da terra dele