sábado, 18 de dezembro de 2010

MONUMENTOS HOTELARIA DE CHARME E MEGALOMANIA...

Fila de espera para comprar bilhete (15 euros por cabeça) e visitar o Palácio Real de Versalhes (Séculos XVII/XVIII),  que os franceses designam por "Château de Versailles". Ao fundo, à esquerda as antigas casernas da Guarda Real.


Agora que o Relatório PISA popularizou os estudos internacionais, sob a forma de análises comparativas, pareceu-nos oportuno traduzir, para os nossos leitores que se interessam pelos problemas tomarenses, esta local do Le Monde de 16 do corrente. Para poderem comparar e deduzir o que lhes aprouver...

"Património
Um "hotel de charme" na cerca do Palácio Real de Versalhes"

"O edifício dito do "Grand Contrôle", situado na cerca do antigo Palácio Real de Versalhes, a poucos quilómetros de Paris, vai ser transformado num hotel de charme, anunciou na passada terça-feira Jean-Jacques Aillagon, Presidente da Entidade Pública de Versalhes, que gere o Palácio. A inauguração do novo hotel de luxo de 23 quartos está prevista para finais de 2011.
"Trata-se de uma iniciativa pioneira", declarou-nos JJ Aillagon. A sociedade privada "Ivy Internacional SA" dispõe de uma concessão com a duração de 30 anos, que lhe permite renovar (custo previsto 5,5 milhões de euros) e explorar o referido edifício público. Além de custear integralmente toda a transformação em unidade hoteleira, a referida sociedade pagará à Entidade Pública de Versalhes uma renda anual, cujo montante ainda não foi divulgado.
Projectado e construído por Mansart (o conhecido arquitecto iniciador das "mansardas" nos telhados), no século XVII, o edifício foi sede do Ministério da Finanças, de 1723 até à Revolução de 1789. Posteriormente ocupado por diversos serviços dependentes do Ministério da Defesa, foi entregue à Entidade Pública de Versalhes em 2009, "bastante degradado". (Exactamente como o ex-Hospital Militar, em Tomar, salvo no que concerne à degradação...).
JJ Aillagon anunciou igualmente que o Grande e o Pequeno Trianon, bem como o Belvédère, voltarão a ser aquecidos com lenha e outros detritos vegetais do Parque Florestal de Versalhes, a partir de 2011. O presidente, alto funcionário da função pública francesa, que trabalha e reside, em alojamento de função, numa dependência anexa ao Palácio Real, acrescentou que aumentou de 10%  este ano a afluência de visitantes, cujo total atinge já 5,9 milhões" (cerca de 145 mil no Convento de Cristo...).

Agence France-Presse, Le Monde
Negrito e (  ) de Tomar a dianteira
Tradução e adaptação de António Rebelo

Entretanto em Tomar, ao que se sabe, algumas cabeças supostamente pensantes continuam a apostar no ex-Convento de Santa Iria para um hotel de charme de 60 (!!!) quartos. Devia ser cá um charme! E a opôr-se -sabe Deus porquê- à instalação de uma unidade hoteleira no Convento de Cristo, nas dependências do Claustro da Hospedaria, que por acaso já desempenhou essa mesma função de hospedagem dos visitantes durante três séculos, donde lhe vem a actual designação...
Mais comentários para quê?!
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta imagem poderá também servir para ilustrar o que será a Mitra daqui a um ano em Portugal, por isso guarde-a, António Rebelo, poque ainda vai voltar a ser útil!

Anónimo disse...

Pergunta da semana:
A quem interessou (e continua a interessar) que Tomar não tenha uma pousada no Convento de Cristo?