quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

NABICES CRENDICES E PAIVICES


1 - Nados e criados nesta adorada terra que nos há-de comer as carnes e os ossos, estamos no Vale do Nabão e no local da mítica Nabância. Integramos, portanto, o numerosíssimo grupo dos nabos, contudo com uma característica que faz toda a diferença: somos os únicos com certificado de origem. Com DOC (Denomimação de Origem Controlada), segundo a normas de Bruxelas. Não espantará assim que haja por estas bandas muitas nabices = azelhices, palermices, parvoices, paspalhices... O que não significa de modo nenhum que sejamos todos iguais. Parafraseando Orwell, somos todos nabos, mas há alguns que são mais nabos do que outros.
2 - Logo após o 25 de Abril, perguntei aos membros da provisória Comissão Administrativa, nomeada pelos militares para dirigir temporariamente a Câmara de Tomar, qual era o programa da sua actuação futura. A resposta foi pronta e seca -"Despachar os assuntos correntes". Mais de 35 anos volvidos, continuam os senhores autarcas, entretanto escolhidos pelos eleitores tomarenses, exactamente com o mesmo "programa". Somos, por conseguinte, de hábitos e de ideias fixas. O que já se sabia, mas convém sempre repetir.
3 - Se determinado jovem, sem qualquer preparação prévia, fosse escolhido pelos dirigentes do clube para encabeçar a lista dos candidatos a capitão e jogador da equipa principal do Benfica; se posteriormente esse jovem fosse eleito pelos sócios capitão da equipa,  e jogasse duas épocas com muitos altos e baixos (sobretudo na segunda); se após essas duas épocas fosse dispensado pelo clube que o escolhera e tirara do anonimato; seria natural que o jovem continuasse a considerar-se o maior, o mais competente e sempre cheio de razão, infeliz vítima dos negros designíos dos outros e da desmedida inveja dos adversários. Há em Tomar um caso assim, a quem alguém terá de ter a coragem de dizer que "Não há pior cego do que aquele que não quer ver, nem pior nabo do que aquele que não quer entender."
4 - Nado e criado alhures. Estrangeirado porque instruído noutra língua. Recente por estas paragens, António Paiva viu bem, durante o seu mandato de tirocínio, que não só não havia ideias, como nem sequer vontade de as arranjar, já que pensar cansa demasiado a cabeça. E não compensa. Munido dessa preciosa experiência, foi até agora o primeiro e único presidente de câmara eleito que teve a inaudita audácia de ir além da tradicional atitude de "Despachar os assuntos correntes." Resolveu sacar o máximo possível de fundos europeus. Mesmo para obras disparatadas e outras inúteis. Autênticas paivices que ainda hoje continuam a ornamentar a cidade, como autênticos "espanta-pardais".  Reinou como senhor absoluto. De tal forma aclamado, que ainda hoje os seus sucessores seguem o mesmo catecismo. Com os excelentes resultados que estão à vista de todos, pelo que não carecem de enumeração.
5 -Dizia Cunha Rego que "as coisas são o que são; não o que gostaríamos que fossem". Assim estamos. Já foi escrito, mas nunca é demais repetir, que os actuais membros do executivo municipal são excelentes pessoas, cidadãos impolutos e dedicados à causa pública, autarcas que procuram sempre fazer o melhor para a comunidade. Pois é. Mas como políticos não valem um caracol e, pior ainda, não têm uma única ideia operativa própria, nem vontade de a congeminar ou solicitar a outrem. Estão assim a fazer-nos perder tempo enquanto comunidade interessada em ultrapassar pela positiva este clima de descrença, de desânimo, de apagada e vil tristeza. De pântano cada vez mais insalubre e mal cheiroso.
Até quando? Até que os tomarenses se cansem de esperar em vão por um salvador que não há e por isso nunca virá a aparecer.

Post scriptum
Exemplo flagrante do que acaba de ser dito, segundo o site do semanário O TEMPLÁRIO, as silhuetas das raparigas com tabuleiro, em ferro e destinadas à nova Rotunda do Muro Mijatório, já chegaram e foram descarregadas nos Pavilhões da FAI. Fazendo parte integrante do projecto inicial, já estão pagas e foram, bem entendido, previamente aprovadas pelo executivo municipal. Acontece contudo que Corvêlo de Sousa, no uso normal das suas competências, "determinou e mandou publicar" que não as quer lá. E a restante vereação colocou-se em sentido, fez a protocolar reverência e meteu a viola no saco.Tanto a coligação como a oposição. Quem paga manda! Isto é que vai uma crise!

14 comentários:

Anónimo disse...

Para os apreciadores da cultura francesa, segue texto assustador mas muito actual...


"
Diálogo entre Colbert e Mazarino durante o reinado de Luís XIV:

Colbert:

Para encontrar dinheiro, há um momento em que enganar [o contribuinte] já não é possível. Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse como é que é possível continuar a gastar quando já se está endividado até ao pescoço...

Mazarino:

Se é um simples mortal, claro está, quando se está coberto de
dívidas, vai-se parar à prisão. Mas o Estado... o Estado, esse, é
diferente!!! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se...
Todos os Estados o fazem!

Colbert:

Ah sim? O Senhor acha isso mesmo ? Contudo, precisamos de dinheiro.
E como é que havemos de o obter se já criámos todos os impostos imagináveis?

Mazarino:

Criam-se outros.

Colbert:

Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.

Mazarino:

Sim, é impossível.

Colbert:

E então os ricos?

Mazarino:

Os ricos também não. Eles não gastariam mais. Um rico que gasta faz viver centenas de pobres.

Colbert:

Então como havemos de fazer?

Mazarino:

Tu pensas como um queijo, como um penico de um doente! Há uma quantidade enorme de gente entre os ricos e os pobres: os que trabalham sonhando em vir a enriquecer e temendo ficarem pobres.
É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Esses, quanto mais lhes tirarmos mais eles trabalharão para compensarem o que lhes tirámos. É um reservatório inesgotável.
"

Anónimo disse...

REPOR A VERDADE HISTÓRICA :



A Comissão Administrativa da CMT,bem como as das Juntas de Freguesia,resultaram de plenários populares(a democracia possível naquela época e circunstâncias).

Quanto à Câmara,realizou-se uma grande assembleia que esgotou o antigo Pavilhão Gimnodesportivo.
Foi votada uma lista de nomes,um a um,por braço no ar,apresentada pelos promotores da iniciativa.

A Junta de Salvação Nacional não nomeou. Empossou os 7 mais votados naquela assembleia:

Dr. António Antunes da Silva
Dr. Gouveia Pereira
Dr. Mário Guerreiro
Dr. José Maria Mendes Godinho
Drª Maria José Leite
Sr. Manuel Carlos de Oliveira
Sr. Alberto Torres Graça

Quanto às Juntas de Freguesia,realizaram-se plenários em todas elas,foram propostos e votados nomes para Presidente,Tesoureiro e Secretário.
A CMT empossou esses eleitos.
Trabalho já realizado por representantes dos partidos políticos emergentes,com um espírito de que hoje Portugal muito beneficiaria.
A política nessa altura era algo de nobre,muito diferente da pouca vergonha de hoje.



As Câmaras herdadas da ditadura não tinham autonomia financeira.Viviam ao sabor de favores e pressões dos caciques instalados local e centralmente.
Não havia Lei de Finanças Locais,não havia FEF.
Os autarcas não eram remunerados,nem subsidiados.



Fizeram muito mais do que o "despacho corrente".
Tiveram uma política de proximidade às populações e aos seus problemas concretos,ao invés do que hoje acontece com uma corte bem remunerada,carregada de privilégios e mordomias.



Como podiam ter um Programa,se eleitos naquelas condições e circunstâncias?
Um Programa financiado por quê?
Aquele tempo foi para acudir às injustiças mais gritantes,para responder às reivindicações mais bem fundamentadas.
Aquele foi um tempo em que o JÁ! finalizava toda e qualquer reclamação popular.

COMPARAR O INCOMPARÁVEL,ADULTERAR A HISTÓRIA,é uma deplorável desonestidade intelectual.

É INACEITÁVEL,porque consciente e deliberada.

RESPEITEMOS OS OUTROS,respeitando-nos a nós próprios.


JMMGJ

Anónimo disse...

Paiva só tem três méritos:
-Limpou o rio "a sério", o que reduziu os efeitos de cheias;
-Salvou o concelho da praga das ventoinhas gigantes a que chamam eólicas;
-num período de corrupção autarquica generalizada (ao que parece com tradição em Tomar)manteve-se impoluto.
No seu artigo o autor do blogue esqueceu um outro ponto alto da teimosia no mandato: as lombas cujo limite parece ser o céu e um possível motivo a explorar turisticamente. É que não se encontra tal em mais lado nenhum!
Pedro Miguel

Unknown disse...

Para JMMGJ:

Totalmente de acordo! Devemos respeitar o passado e honrar os outros. O que infelizmente não é feito no seu escrito. Com a melhor das intenções aliás. Trata-se de sacudir a água do capote. Acontece porém que eu participei nesse plenário, que tinha realmente muita gente, e até fui escolhido. Ou antes, fui confirmado, pois havia sido proposto por amigos na reunião preparatória do ex-Grémio do Comércio, actual ACITOFEBA. O que aconteceu a seguir foi triste: Agindo às ordens do aparelho do PCP, então sob a capa do MDP/CDE, entre a escolha no pavilhão e a nomeação no quartel general, fui substituído pelo sr. Alberto Torres Graça, que realmente ainda hoje é militante do PCP.
Quanto à frase citada, foi pronunciada na escadaria dos Paços do Concelho por um dos membros empossados e igualmente testemunhada por gente que ainda vive e pode ser chamada a depor.
É lamentável que mais de 35 anos depois ainda haja quem procure apagar determinadas personagens de determinadas cenas, de forma a embelezar a história consoante as preferências pessoais, como sempre mandou fazer o camarada Zé dos Bigodes, de triste memória.
No que concerne ao resto do post, não retiro nem uma vírgula, antes sublinho tudo o que aí escrevi.
Cordialmente,

António Rebelo

Anónimo disse...

Senhor Rebelo sabe por certo que o IPT está em processo de reestruturação. Os actuais concursos públicos são para gente que já lá está dentro!
Pires da Silva rodeie-se de gente tipo pretos que lhe fazem tudo. Como sabe PS é um incompetente que nem sabe fazer uma pesquisa científica apesar de ter comprado as suas orovas públicas e ter a seguir traído os que o colocaram no trono. Não deixou o IPT como eu já tinha dito pois tem lá a filha, quer lá o cunhado e outros amigos incompetentes com licenciaturas de Bolonha sem maturidade e experiência profissIonal suficiente e que a partir de Fevereiro de 2011 irão ocupar lugares para os quais não estão preparadas. Chefes disto e daquilo. A atribuição das novas máquinas vending foi feita sem concurso público com o recém-chegado e preto dos favores acabado de chegar ao IPT Francisco Madureira e o jurista do IPT a liderarem o processo. Tudo muito claro. Pina Almeida apenas despacha! A mantida directora da ESGT com uma licenciatura e provas públicas compradas prefere andar nas compras, cabeleireiros, passear a trabalhar com gente competente. Como é possível que uma senhora estofo intelectual e de gestão pode continuar a liderar uma Escola de Gestão: é mau de mais e o futuro dar-me-á razão. Quanto ao famoso Ostorbqualquer coisa fique o senhor Rebelo a saber que esse homem é intelectualmente razoável mas aparenta acima do que é como substância. O que ele é no IPT é um homem sem coragem para ir a votos no IPT, na política um friustrado e vai fazendo umas coisas lá por fora pois teve sempre um pé fora e outro dentro. Afianço-lhe que é o senhor do IPT que suga mais dinheiro uma instituição que está de rastos por isso Pina Almeida arranjou um razoável licenciado em Economia para o seu braço esquerdo pois o direito é o velhinho Pires da Silva. O seu vice é um unhas de fome que vai ter muitas touradas com o genial ostorqualquercoisa. José Gaio está de saída assim com Garcia Esparteiro. Cá está um bom exemplo das cunhas e da desmeritocracia. Pergunte aos alunos quem são os bons professores, os dedicados e veja onde eles estão na nova hierarquia do IPT. Pergunte quem são os maus funcionários. Os que passam a vida a espiar e a caminha para a presidência e veja onde estão colocados na nova hierarquia do IPT. Senhor Rebelo eu vou dando novas.

Anónimo disse...

Ó Pedro Miguel, você deve ter cá chegado à pouco tempo.
O Paiva limpou o rio?! Não só não é verdade, pois só limpou e tarde dentro da cidade, como quantas cheias exitiram durante os seus mandatos?
A questão das ventoínhas é muito discutível. Eu sou mais da opinião que podiam e deviam existir, e há sítios do concelho onde não empatavam ninguém.
E quanto ao Paiva ser impoluto... talvez, depende do nosso grau de ingenuidade. Mas lá que há opções por ele tomadas muito difíceis de explicar.....

Anónimo disse...

Dr. Rebelo,

Explique-me,à luz da liberdade de expressão que pratica e que diz defender,porque não publicou o meu comentário que responde ao seu,publicado hoje às 14:22h.


JMMGJ

Unknown disse...

Para JMMGJ:

Tenho algumas dúvidas em relação às iniciais, pelo que o ideal seria que se identificasse cabalmente. Como eu faço. Assim que isso acontecer, o seu comentário, que repete tim-tim por tim-tim as calúnias dos comunistas da época, como justificação para atitudes lamentáveis, que deram os resultados que estão à vista de todos, será publicado com a devida resposta, logo após a quadra do Natal.
Faço notar igualmente que o seu texto não desmente nada daquilo que afirmei. Apenas invoca uma fantasiosa desculpa esfarrapada, que nunca me foi apresentada na época, apesar do 25 de Abril já ter acontecido. Estavam com medo de quê e de quem? Em que lugar é que foi votado o sr. Alberto? Quem dirigiu todo o processo? Com que intenção? O que é que fizeram enquanto estiveram na autarquia?

Anónimo disse...

Se o Sr. Dr. Rebelo não sabe o que se passou,devia informar-se e não dizer asneiras, pois ao que se sabe foram os Vereadores que discordaram das ditas bonecas e o Corvelo agora escondeu-as pois
não agiu em conformidade com a decisão de não se avançar com as tais bonecas.
Quando elas chegaram à Câmara (há já algum tempo), o Corvelo mandou escondê-las para, desse modo, não se expôr perante o restante executivo pela asneira cometida.

Anónimo disse...

O Paiva pavão limpou foi o crédito da autarquia, limpou as empresas daqui para fora, limpou a carteira dos munícipes contribuintes, limpou marcas impressivas de Tomar, limpou a Câmara de trabalhadores e encheu-a de técnicos, limpou o resort dos ciganos ao Flecheiro, limpou uma boa reforma, limpou um bom tacho ... enfim limpou muito, muito, muito ... onde não devia.

Só falta agora pendurarem-lhe um medalhão na lapela no 10 de Junho!!!!!!

Paiva para xerife da Trofa, já!

Porra!
Não há paxorra!!!!

Anónimo disse...

A fotografia colocada perlo sr. Rebelo ilustra na perfeição o que Tomar é hoje em dia: uma cidade pimba, de traça paulina, e ao mesmo tempo uma cidade templeira e cigana!
Mas os tomarenses têm o que merecem. 8 anos não chegaram para verem com olhos de ver as maleitas que esse arrivista da Trofa trouxe à terra. Ainda o elegeram com maioria absoluta para um terceiro mandato. Por isso não se queixem! Se estão mal a si próprios o devem...a mais ninguém!!!

Unknown disse...

Para o correspondente JMMGJ:
Escreveu nesta sua última mensagem (até agora) "Não lhe reconheço idoneidade nem autoridade policial para me solicitar identificação". Obrigado pelo esclarecimento, porque eu também não lhe reconheço idoneidade para publicar os seus escarros neste blogue. Se o fizesse teria de alterar o título do post para Nabices Crendices e PARVOÍCES.
Você é useiro e vezeiro a tentar arranhar-me os tomates, embora visivlmete não tenha unhas para isso. Não seria melhor desistir? Bem sei que sendo você funcionário político, podem muito bem ser ordens do partido. Mas veja lá se os convence a mudarem-no de zona geográfica e/ou de alvo.
Não se recorda de quantos votos elegeram o referido senhor. Nem podia, porque ele nunca foi eleito, mas escolhido pelo seu partido.
O mesmo acontece com os outros. É claro que nenhum deles tinha filiação partidária. Tão certo como eu não ter cartão de eleitor, ou vários serem militantes do PS.
Você não passa afinal de um refinado papagaio impostor, armado em aprendiz de justiceiro de meia tijela, repetindo o que lhe disseram para dizer. Caso contrário saberia quem era e onde militou o meu pai. E saberia também que essas iniciais que usa são de alguém a quem sempre tratei e me tratou por tu. Por isso, reduza-se ao silêncio e vá chatear outro para longe daqui.
A prova do que acabo de dizer é que até na hora marcada no seu comentário você mentiu. Indicou 21:38 quando o blog o registou automaticamente às 11:25.
Boas festas e bom ano novo, que você bem precisa.
Desejo-lhe tudo de bom pela vida fora, como decerto você a mim.
Cordialmente,

António Rebelo

Anónimo disse...

Ainda se pode "botar espicho" àcerca deste post?

Mesmo que seja a discordar do "patron"?

Anónimo disse...

Isto está a ficar surrealista :

O Rebelo escreve o que lhe dá na real gana.

Os leitores comentam,e não necessáriamente em concordância com ele.

Ele,pelo que aqui percebemos,não publica parte das respostas,mas vem dar respostas a coisas de que não nos dá conhecimento.

Mas afinal que democracia é esta?

Que valores são os seus,Sr. Rebelo?

Que papel é o nosso,como leitores?

Quer ficar com o blog só para si ou para quem lhe disser Ámen?

Explique-se,s.f.f.