segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ESTRANHA ATITUDE DE MIGUEL RELVAS


Miguel Relvas é agora secretário-geral do PSD, amigo íntimo e confidente de Passos Coelho, bem como putativo ministro de Estado num futuro governo laranja. Mas é também aquilo que já era quando não tinha qualquer outro cargo político -Presidente da Assembleia Municipal de Tomar, o parlamento nabantino. Além de Jaime Gama local, Relvas foi igualmente o negociador e estruturador da lista PSD que devia governar os tomarenses, assim como o pai da actual coligação transitória, que permite aos laranjas o exercício do poder autárquico, uma vez que apenas dispõem de maioria relativa. 
Negociador, estruturador, pai, treinador e ideólogo da equipa autárquica, não se compreende de forma alguma que Miguel Relvas ainda não tenha julgado útil arranjar na sua agenda tempo para uma visita a Tomar. Já passou quase uma semana após a intempérie, pelo que o alibi da falta de tempo não colhe. Ainda hoje cá estiveram o Secretário de Estado da Administração Local, o deputado CDU António Filipe (que foi visto a apreciar o perfil do Gualdim) e os deputados do PSD pelo distrito, capitaneados por José Pacheco Pereira. De Miguel Relvas, porém, nem ditos nem modos.
Conquanto possa não ser essa a sua intenção, a mensagem que com a sua reiterada ausência transmite aos eleitores tomarenses é algo do tipo "Amanhem-se, que eu já não tenho tempo nem disposição para gastar mais cera com os ruins defuntos que são os tomarenses." Que o mesmo é dizer: as coisas correm de mal a pior, sendo já tarde para tentar remediar. Quando e se ocorrer a prevista mudança de presidente, algures após os Tabuleiros (ou será antes, por causa do voto desfavorável do PS, a impedir a aprovação do Orçamento na AM?), logo se verá se a barca nabantina, apesar dos sucessivos rombos, consegue encontrar a sua rota e concluir a viagem.
De qualquer forma, com eleições intercalares ou normais, com uma lista capaz ou nem tanto, os laranjas estão praticamente condenados a vencer a nível local, pelo menos enquanto persistir a divisão PS/IpT, com cada uma das partes a sacar metade do eleitorado da outra, quando podiam muito bem provocar a queda do executivo, logo seguida de uma prévia reestruturação político-partidária, e da preparação de uma lista para o subsequente escrutinio. Mas trata-se já de matéria a abordar de forma mais detalhada no próximo post.

10 comentários:

Anónimo disse...

Prof. Rebelo fica aqui o desafio:

arranje forma de PS e Independentes se sentarem à mesa e patrocine uma verdadeiro, estável e duradoiro entendimento autárquico para tirar Tomar do buraco!

res non verba! deve ser a sua divisa!

POR TOMAR!

Anónimo disse...

Parece que o autor do blogue chegou agora a Tomar. Sobre a ausência do sr. Relvas, sejamos sinceros:
1 os profissionais da política aparecem em alturas trágicas para mostrar que querem confortar as pessoas, têm "bom coração", mas sobretudo para se mostraram ao resto do povo, aproveitando os media (veja-se o "irmão" Jesus da Mesiricórdia em foto do jornal C.Tomar junto a um doente acamado).
2 Os políticos em Tomar fazem o que querem, afundam a cidade e o eleitorado não os castiga.
3 O sr. Relvas usou Tomar, primeiro como trampolim e depois como refúgio para se manter com algum peso no PSD quando Ferreira Leite correu com ele da lista de deputados.
4 Diz o povo: não peças a quem pediu nem sirvas a quem serviu.
O sr. Relvas já tratou do seu futuro e não deve pensar que venha a precisar do eleitor tomarense.
E, se precisar, os basbaques dar-lhe-ão o voto!
Vir a Tomar? Só se for nos Tabuleiros, com pessoas julgadas e tidas por importantes, e plantados todos no varandim principal...

Anónimo disse...

Jeitoso....

Anónimo disse...

Sr. Rebelo,

Já estamos fartos de caga-milhões!
Quanto ao Relvas quem lhe disse que ele alguma vez se importou com Tomar? isto não passa de apenas mais um tacho para sacar algunbs euros! E quanto mais longe ele estiver de cá, melhor!!!

ÁNTÓNIO FREITAS disse...

Opinião

Deixem-se ficar à espera só das ajudas do governo que bem podem alguns morrer à fome….


Recebo do Ten- Coronel – Hélder Henriques pedido de publicação do nº de conta solidária aberta na Delegação da Cruz Vermelha de Tomar, a cuja direcção pertence, para que alguém que queira ajudar. Refere que passam recibo para efeitos de dedução em IRS e que as ajudas irão directamente (não fica nada para CV de Portugal) para a compra de bens para as pessoas necessitadas. A publicação foi feita.
Do Alexandre Lopes da direcção da CASA CONCELHO de TOMAR convida-me para participar no jantar de solidariedade que vi ter lugar dia 15 e cuja receita total recebida dos comensais vai para uma conta cujo NIB irei publicar. Esta conta destina-se a juntar dinheiro para ajuda em bens aos necessitados. A mesma CASA já está em negociações com a RTP apara um Programa a exemplo da madeira com chamadas de valor acrescentado para angariar dinheiro para ajuda das vítimas. De Tomar vejo anunciado um concerto de Solidariedade para a reconstrução do Jardim escola, JOÃO DE DEUS - quando se sabe que os equipamentos públicos já tem luz verde de dinheiro garantido. Quem não tem garantia de dinheiro e vai demorar muito tempo a receber são os particulares e nesses particulares há MUITA MISÉRIA ATÉ FOME. Leio o site da HERTZ que dá conta do que se passou na reunião da Venda Nova. Afinal há miséria e fico revoltado e não posso ficar indiferente.
O que é que se fez em Tomar nesse sentido?
O que fizeram a autarquias e neste caso falo das Freguesias.
Jaime Lopes dos Casais diz que as freguesias não “tem dinheiro para mandar cantar um cego”.
Certo, mas sobra-lhe para almoços, à dele à minha, ás outras 14.
Leio o Orçamento da minha Junta de Alviobeira que vai para discussão em Assembleia no próximo dia 17 de Dezembro e lá está 1000 Euros para passeio dos idosos.
É fácil fazer contas. As freguesias de Tomar as dezasseis freguesias gastam nestas passeatas no total 25 mil euros. A Câmara que cede o autocarro gasta para com as dezasseis em gasóleo e só em gasóleo 5 000 Euros. E vão 30 mil e depois a cereja em cima do bolo da Câmara de Tomar com o passeio do Cartão de Idoso onde gasta com 800 portadores em passeio 16. 000,00 em alimentação + 8000 de alugueres de autocarros a privados. Tudo somado são 54.000 Euros.
Logo senhores autarcas tomem uma decisão em 2011 não há passeios de idosos e doem este dinheiro para uma conta solidária que seja movimentada para comprar comida e géneros a quem mais precisa e as primeira ajudas para acudir aos mais infortunados da vida.
Dêem o exemplo!
Afinal é tão fácil ser solidário e basta não gastar em passeios o que se pode gastar em fins mais nobres.
Em 2011 não há votos e que moral tem os autarcas que vêem em três freguesias miséria e destruição e que nenhum é capaz de dar o exemplo.

PRESCINDAM DAS PASSEATAS E O DINHEIRO QUE NEM DÁ PARA CANTAR UM CEGO PODE FAZER SORRIR MUITOS ROSTOS NESTA ÉPOCA DE NATAL E EM QUE MUITOS NEM NATAL IRÃO TER

ANTÓNIO FREITAS

ANTÓNIO FREITAS disse...

EM FERREIRA O PRESIDENTE DA CÂMARA AGE. EM TOMAR NEM ATAM NEM DESATAM


LEIAM


FERREIRA DO ZÊZERE - 309 edifícios atingidos pelo tornado

Ém comunicado distribuído à imprensa, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Ferreira do Zêzere assegura que «os trabalhos de recuperação e reposição continuam em curso por parte do Município e dos particulares. Foi efectuado levantamento de dados referentes a edifícios atingidos (309) e área agrícola e florestal. Mantém-se acompanhamento necessário à recolha de resíduos, registo de danos e necessidades especiais para reabilitação».
Continuam a decorrer contactos entre o Município e as estruturas governamentais para articulação de eventuais medidas de apoio aos lesados e cujas perdas não estejam asseguradas. Está aberta linha de crédito bonificada (sem spread) pelo Banco Espírito Santo para apoio a vítimas do Tornado; Está em curso campanha de descontos da empresa AFRIZAL em material TELEVES, através de várias empresas locais, para antenas e outros equipamentos afectados. Foi oferecido material pelas empresas Paviprel-Lusoceram, J.Umbelino, Placogesso, Xavier & Irmão Lda, entre outras; Foi oferecida mão de obra por diversos industriais e técnicos de construção civil; Há disponibilização para organização de espectáculos a favor dos estragos ocorridos por parte de: DYAM - Agenciamento de artistas; Ginásio Figueirense; Paulina Silva; Foi disponibilizado, caso necessário, alojamento de emergência junto das unidades de alojamento "Rio Azul" e "Casa da Inveja". Foram disponibilizadas, caso necessário, casas pré-fabricadas da PT Comunicações para alojamento de emergência (não utilizadas); Foi disponibilizado apoio ao socorro por parte de diversos municípios e pelo Batalhão de Bombeiros Sapadores de Coimbra, entre outros. Foi disponibilizada ajuda especializada na área médica e de apoio pessoal pela AMI - Delegação Coimbra; Continua disponível para utilização da população um telefone satélite da PT, instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere.
ESTÁ ABERTA CONTA BANCÁRIA DE SOLIDARIEDADE A FAVOR DAS VITIMAS DO TORNADO MAIS NECESSITADAS, a ser gerida em conjunto pelo presidente da Câmara Municipal e presidentes de junta de freguesia de Ferreira do Zêzere e Igreja Nova. CONTA SANTANDER TOTTA, cujo nib é 0018 0003 24243099020 84

Anónimo disse...

Tudo bem,Sr. Freitas.

Só acrecento um ponto : nem um cêntimo resultante da solidariedade pode ser gasto nas EXCURSÕES FREITAS.

Tá certo?

ANTÓNIO FREITAS disse...

O meu caro anónimo. Os meus amigos viajam pagam e jamais algum viajou comigo e eu próprio em autocarro camarário. Onde vamos pagamos já que tudo passa por agência de viagem devidamente legalizada (se sou sócio da mesma ou promotor) isso não interessa.
Os posts que publiquei são um exemplo como se gastam milhões dos contribuintes no interesse de uns quantos, pois nem todos os idosos viajam ou tem lugar nos ditos passeios que concordo em parte que se façam e devem fazer, mas face a uma tragédia devemos canalizar esse dinheiro e todos aceitarão o princípio. Por exepmo na Assembelia de freguesiq ue vou ter vou propor ( pode ser chumabda a proposta) dos 1000 euros orçamentados se destinarem a este fim social e em 2012 a autarquia voltar a fazer o seu passeio anual de idosos( Alviobeira só faz um e para idosos) enquanto outras autarquias até fazem para autarcas e dirigentes mas isso são formas de estar. Se se querer referir que os beneficiários do apoio social venham depois a viajar comigo, isso não mando na carteira de ninguém nem na vontade mas acredite meu caro quem pede e precisa ande a passear. Comigo viaja gente com dinheiro que poupou, pois até são passeios caros. As excursões FREITAS como diz, eu diria mais viagens de turismo e conhecimento NÃO ANDAM Á CONTA DE NINGUÉM SÃO PAGAS NA TOTALIDADE PELOS SEUS UTILIZADORES e nenhum deles que já andou comigo está felizemnet no Fundo Desemprego ou é beneficário do RMI. São pessoas honestas, de trabalho e está tudo dito.

Certamente que o meu amigo não me conhece e Tomar ou os seus agentes políticos tem que entender que não é a desbaratinar dinheiros públicos que isto lá vai. Os passeios os as excursões Freitas, dão emprego e mais valia aos proprietários dos autocarros, hotéis, companhias de aviação, restuarantes e ao comercio local, ou seja contribuem para o Produto Interno Bruto do país e pagam os devidos impostos de lei

Anónimo disse...

Vamos ver se nos entendemos :

Eu sou contra os passeios caça-votos,seja qual for a cor.

Não sou contra por "também fazerem concorrência ao meu negócio".

Eu,no seu lugar,por ter interesses na actividade excursionista,abstinha-me de tomar as posições que toma.

É que "à mulher de César não basta ser séria,é preciso parecê-lo".

Percebe o busilis?

ANTÒNIO FREITAS disse...

Não há concorrência que isso até é salutar e ajuda é investir esse dinheiro este ano de 2011 na recuperação das habitações dos necessitados atingidos pelo tornado e no jantar da CASA DO CONCELHO DE TOMAR JÁ DEI O MEU e o amigo já contribuíu. Tem a conta da Cruz Vermelha nucleo de Tomar e a conta da CASA do CONCELHO DE TOMAR

Vá despache-se puxe pela nota e incsreva-se no próximo passeio cuja receita até pode ir para uma destas contas solidárias

E meta o seu nome no post sem medo e sem rancores. Dou-me lindamente bem com a crítica e mesmo mal é preciso é que falem de mim