terça-feira, 7 de dezembro de 2010

TORNADO ASSOLOU TOMAR E CAUSOU ESTRAGOS

Um tornado de média intensidade (que os tomarenses consideram muito violento porque nunca viram outro), assolou Tomar esta tarde, por volta das 14H45. Começou por se manifestar a poente  da cidade antiga, algures próximo dos Pegões. Depois deslocou-se, com forte ruído, na direcção poente > nascente, através do Vale Pereiro. Chegou até à escadaria da Senhora da Piedade, ao Jardim da Várzea Pequena, e ao Mouchão. Neste percurso levantou alguns telhados e arrancou árvores, tendo causado grande alarme entre a população, por ser algo de inusitado e ter coincidido com uma falha de energia, que deixou toda a cidade sem luz até cerca as 17 horas. Os estragos nos telhados são particularmente importantes na Rua de Leiria, onde as crianças do Jardim Escola João de Deus, muito assustadas, foram prontamente evacuadas pela Protecção Civil. O trânsito esteve cortado na referida artéria e também na Estrada do Convento, devido à queda de árvores. Nesta altura a vida decorre normalmente, com a usual circulação já restabelecida, uma vez removidas as árvores e as telhas que  foram arrastadas para a via pública.
Houve procissão de veículos, rumo ao terreiro da Srª da Conceição e à Cerrada dos Cães, para apreciar os estragos de longe e de cima. Nos locais atingidos, designadamente na zona da Várzea Pequena, havia e há grande movimento de pessoas e de veículos, em contraste com a usual pacatez.

19 comentários:

Anónimo disse...

Pode ter sido de "média intensidade" mas deu para assustar. E muito...

Anónimo disse...

Mas o malvado não passou onde devia...

Anónimo disse...

"Um tornado de média intensidade (que os tomarenses consideram muito violento porque nunca viram outro)"

Se calhr consideram muito violento porque a sua media intensidade chegou para arrancar telhados, partir vidros, arrancar portas.

Se tivesse chegado a sua casa você também o teria considerado muito violento.

Anónimo disse...

Ser de "média intensidade" não quer dizer que não seja, ainda assim, "muito violento"! Todos concordam que não foi um furacão mas a sua intensidade teve força suficiente para arrancar telhados, árvores e destruir uma escola. Há gente que terá agora, com ou sem apoios, de reconstruir casas que ergueram, possivelmente, com o sacrificio de uma vida. E isso não é pouco, mesmo concordando que foi "apenas" de média dimensão. Porque se fosse grande estaríamos a falar em calamidade pública

Anónimo disse...

Os comentários de crítica ao autor do post, só por que ele classificou o tornado de "média intensidade" revelam bem o nível mental e cultural dominante em Tomar.
Aos tomarenses, e aos portugueses, falta capacidade de medida.
O autor do post mediu o tornado, como se medem muitas outras coisas.
Dizer que ele considerou que o tornado foi de "média intensidade" só porque não atingiu a casa dele não é humano. Os humanos medem e calculam.
Não é por acaso que Tomar e Portugal estão e continuarão em crise eternamente. Aos portugueses falta sentido de medida, daí serem eternamente despropositados e desproporcionados.
Os tècnicos do Serviço de Meteorolgia (MEDIDA do tempo climático) que avaliaram o tornado classificaram-no de médio.
Que Deus tenha pena dos tomarenses e dos portugueses.

Rodrigo Matias disse...

Face à tragédia e dimensão dos prejuízos num concelho pobre endividado deveria ser já posto d eparte a realização da Festa dos tabuleiros em 2011. O dinheiro da Câmara deveria ser para socorrer mais necessitados e não há alegria para festas

Anónimo disse...

"Um tornado de média intensidade (que os tomarenses consideram muito violento porque nunca viram outro)"

Oh Rebelo essa sua mania da superioridade já acabava.

Anónimo disse...

Deves andar a correr o mundo a ver tornados...

António Graça disse...

Prof Rebelo

Não interessa se o tornado é médio ou pequeno- GRANDES SÃO OS PREJUIZOS e finalmente a RTP 2 consegue chegar ao povo humilde e pobre que ficou sem nada e pede ajuda. Pede ajuda à Junta de Santa Maria ( Reportagem do Carrascal) e o PEPEDITO COÇA PRA DENTRO - António Rodrigues diz que não é com ele que é com a Câmara e a pobre viúva sem telhado vai à Câmara e CÔRvelo diz que na Câmara não têm agora possibilidade.
Ok vamos dizer ao país que precisamos de ajuda como precisou a Madeira ( Cavaco já tocou no assunto) e ajudar quem precisa, solicitando a SOLIDARIEDADE já que a Câmara de Tomar não tem nada nem estava preparada para esta tragédia pois é nem governo têm.

OS PATOS BRAVOS DE TOMAR EM LISBOA cheios de papel devem ter a mesma resposta solidariamente como teve a único até agora, a Fábrica de telhas de Torres Vedras
Ataque aqui no sue bloge e vamos dizer que estamos de tanga e precisamos. POIS OS POBRES DESGRAÇADOS SÓ 0,0001 % CONSEGUIU FAZER CHEGAR A SUA VOZ NA rtp 2 e não queremos ver mais o CÔrvelo na televisão ou jornais, nem Luízes Ferreiras, nem outros tais. Quemeos ajudas e ajudar quem precisa e lançar o APELO- AJUDEM TOMAR - TOMAR PRECISA
e nada de Festas dos Tabuleiros em 2011

Anónimo disse...

TÓ ERRASTE POIS O FENÓMENO NATURAL TEVE INÍCIO EXACTAMENTE ÀS 14:31

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

Agora a sério. O tornado foi de que intensidade? E começou onde? E a que horas exactamente?

Anónimo disse...

Por favor, guardem o dinheiro da festa dos Tabuleiros para quem precisa.

AA

Um tomarense disse...

LERAM

No facebook RICARDO LOPES- aquele miúdo que foi eleito para a Assembleia Municipal, que brinca com o portátil nas mesmas e eu que vejo bem pois senta-se muito próximo de mim; filho do tipo do garrafão dos Casais que dá copos ao Marques Mendes, lamentava-se que tinha andado todo o dia, á chuva a fazer o levanatamento dos prejuízos na sua freguesia os CASAIS.
Este PSD com aspirações a um tacho, lamaneta-se assim por um trabalho que qualquer cidadão colabora e prova que afinal nem sai ao pai e que NÃO VALE NADA

Será esta gente que amanhã nos vai DESGOVERNAR?

Filipe Mata disse...

OLHEM ESTE TOMARENSE PREOCUPADO EM ARRANJAR APOIO PARA AS VITIMAS DO TORNADO EM TOMAR

"Miguel Relvas num jantar de homenagem a Francisco Sá Carneiro
O Secretário-Geral do Partido Social Democrata, Dr. Miguel Relvas, estará hoje, quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010, pelas 20h00, num jantar de homenagem a Francisco Sá Carneiro, organizado pela Plataforma “Portugal com Futuro” (A Catedral da Cerveja, no Estádio da Luz, Lisboa).

TOMAR E OS TOMARENSES COM ESTES DEDICADOS VAI LONGE


ESTE SENHOR É O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

JÁ AGORA PROF REBELO ONDE teria o moço que há pouco tempo tinha o 12º ano incompleto tirado o doutor. Seria aos fins de semana como o Sócrates ou na Universidade de Carregueiros?

Ramos Pinto disse...

FESTA DOS TABULEIROS EM 2011 NÃO.... NÃO.... NÃO

A TRAGÉDIA NÃO É PARA FESTAS


O MORDOMO ESTÁ À ESPERA DE QUÊ?

As Freguesias que guardem o dinheiro ou o que iam gastar na festa e que criem uma conta Solidária e a Câmara faça o mesmo. JÀ

Anónimo disse...

É impressão minha ou aquela gentinha que nos governa a partir dos Paços do concelho, anda com um brilhozinho nos olhos sonhando com uma ajuda de Lisboa que possar ser - também - canalizada para diminuir a dívida da Câmara...

Graça Morais disse...

Ainda bem que o PSD de Tomar tem um presidente engenheiro com empresa sua e conhecendo bem os Construtores Civis logo lançou uma campanha de angariação de Fundos e bens. os Patos Bravos logo começaram a mandar massa, diga-se Euros e bens. Os Euros estã a entrar a bom ritmo na conta e os bens vem no camião ( cimento, areia, telhas, tijolos, vigas de ferro) e melhor vieram alguns dar os seus conhecimentos na ajuda da reconstruçãod e uma cidade onde até botaram um monumento dedicado a si.

Parabéns

TOMAR COM ESTES AMIGOS NÃO PRECISA DE INIMIGOS

Anónimo disse...

Moro na freguesia dos Casais e tenho vergonha da imagem de Jaime Lopes que logo que vê uma televisão ou um jornalista corre para eles, só ele é que fala, leva-os a ver a tragédia menor dos seus amigos, não larga a EN 110 e que vá pagar almoços à pandilha da Protecção Civil e mais rapaziada no Mister Grill e que não mostre, que não deixe ver, que não deixe falar o povo desgraçado atingido pela miséria e para os quais pouco liga.
É preciso denunciar as manobras deste senhor, que metem nojo. Dá a ideia que faz e anda a resolver problemas mas anda é a mostrar-se. Isto é vergonhoso.
Desculpem de não me identificar mas a casa dos meus avós sofreu e eles precisam de ajuda e se ele descobre quem sou estamos feitos.
Leiam os jornais e vejam que é sempre ele que fala. O Sr. António Rodrigues de Santa Maria não é assim. Igual o de S. João Batista. Aqui sofremos na pela os prejuízos e passamos o vexame de ter ainda esta vergonha a passar nas televisões, a falar com o Ministro, a dizer mal de tudo e todos e a não RESOLVER NADA. Coitados dos do executivo que o tem que aturar!!!!

Anónimo disse...

FESTA DOS TABULEIROS EM 2011 SIM.... SIM.... SIM

A TRAGÉDIA NÃO É PARA FESTAS, MAS A FESTA GRANDE DE TOMAR TEM DE AVANÇAR!


O MORDOMO ESTÁ À ESPERA DE FAZER UMA GRANDE FESTA COM APOIOS EXTERIORES REFORÇADOS!

As Freguesias que ajudem as pessoas, principalmente as mais carenciadas e que apliquem bem o dinheiro para a festa.

Na Madeira houve o cataclismo e fez-se depois a Festa!

Uma coisa nada tem a ver com a outra.

Quando os forasteiros vierem a Tomar à nossa Festa já poderão ir visitar os edifícios devidamente recuperados e até uma exposição fotográfica desses mesmos edifícios e locais como ficaram com o tornado.

A FESTA TEM DE SE REALIZAR E SER MAIS UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO DO VALOR DE TOMAR E DOS TOMARENSES!

SIM.....SIM.....SIM....À FESTA DOS TABULEIROS!