sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RESULTADO FINAL DA CONSULTA SOBRE AS SILHUETAS PARA A ROTUNDA


Após 14 dias de votos, terminou a nossa consulta, tendo em vista auscultar a opinião dos leitores sobre as caríssimas silhuetas mandadas executar para ornamentar o tanque central da rotunda, uma virada para cada ponto cardeal = Ponte Nova (Nascente), Levada (Norte), Rua da Graça/Av. Cândido Madureira/ (Poente), R. Torres Pinheiro (Sul) e que acabaram armazenadas nos pavilhões municipais da FAI.
Conseguiram-se 56 votos, assim distribuídos: Hipótese A -Devem ser colocadas definitivamente, 39 votos = 69%; Hipótese B -  Devem ser colocadas provisoriamente e aguardar a opinião maioritária dos tomarenses, 9 votos = 16%; Hipótese C - Devem ficar armazenadas para sempre, 7 votos = 12%; Hipótese D - Deve-se aguardar pela próxima câmara, para tomar uma decisão, 1 voto = 1%
Verifica-se portanto uma folgada maioria a favor da colocação a título definitivo, que é realmente a hipótese mais sensata, uma vez que já estão feitas e pagas. Um resultado curioso é o dos 7 votos favoráveis ao armazenamento definitivo, quiçá dos respeitáveis 7 membros do executivo, que aprovaram o projecto e as silhuetas, mas depois, por razões nunca cabalmente esclarecidas, se arrependeram, mudando de opinião como quem muda de camisa. Sem explicações a quem os elegeu. Exactamente o ocorrido com o muro-mijatório, também filho enjeitado dos mesmos comparsas, cuja paternidade agora ninguém quer assumir. Somos realmente uma terra e um país de gente muito frontal. Salvo erro!
Qualquer que venha a ser a decisão final da autarquia, cujos membros dirão -como é que costume- que o resultado da nossa consulta não tem qualquer significado, pois só houve 56 votos, dando assim a entender que a posição deles resulta de muito mais opiniões, embora nada tenham perguntado aos eleitores, a nossa opinião é que,  mais cedo ou mais tarde, o aspecto da rotunda terá de ser alterado, sobretudo por questões de poupança. Assim, os espaços relvados e com aquelas plantações de pincéis para a barba acabarão integralmnete calcetados e, por conseguinte, isentos de manutenção. A rotunda propriamente dita será integralmente coberta de terra, de maneira a ficar com a forma de um cone bastante achatado. No sítio do actual tanque será feita uma base sólida sobre a qual serão colocadas as quatro silhuetas, uma virada para cada rua, faltando determinar se à volta do pedestal ou ao meio, formando um pequeno quadrado. O cone da rotunda será igualmente calcetado, eventualmente com motivos a preto, tal como nos canteiros cuircundantes. E adeus manutenção dos numerosos projectores e dos repuxos. Poupança a poupança, enche o poupado a pança.

8 comentários:

Anónimo disse...

Com pavimentação ou sem pavimentação, é certo que vamos ser obrigados a olhar para a Cidade ( e para a rotunda) com a seriedade e com o rigor que têm estado e que continuam, ausentes.
Vai chegar o tempo.
ALS

Anónimo disse...

Quem diria que um dia teríamos um Cavaco Silva tão dado à internet, já só nos falta ver o candidato presidencial a consultar as acções da bolsa num Magalhães na esperança de encontrar uma oportunidade de investimento que lhe proporcione garantias de 140% sem lucros para as suas poupanças.

Cada vez que Cavaco está em dificuldades ou precisa de dizer que actuou como se esperava de um Presidente da República manda consultar a página da Presidência da República, está lá tudo, é tão certo ficarmos esclarecidos sobre qualquer questão como ir ao site do Instituto Nacional de Meteorologia e ficamos logo a saber que tempo fazia há três anos atrás.

Questionam Cavaco sobre o seu comportamento no caso das escutas e responde que se tivessem ido consultar o site estariam esclarecidos, se a dúvida é sobre as acções da SLN está lá tudo, quem discorda, duvida ou suspeita de Cavaco Silva o problema não é dele, é um sintoma de infoexclusão.

Cavaco encontrou a resposta para todas as dificuldades, quando a pergunta é inconveniente ou o deixa em dificuldades limita-se a dizer “vá ao site da presidência” e como se isso não fosse pouco ainda critica quem não foi ao site ver a sua verdade oficial.

Este Cavaco lembra-me o Artur Agostinho que aos 90 anos faz amigos no Facebook, aliás, Cavaco vai mais longe e usa a internet para limpar a face, digamos que enquanto nós usamos o Facebook o candidato presidencial faz concorrência ao Mark Zuckerberg e tem o seu próprio Faceclean.

Jumentoonline

Anónimo disse...

Isso é uma previsão do Professor Karamba ?

Anónimo disse...

Se se adoptasse por modelo de rotunda sem necessidade de manutenção, agora a dívida era menor. E bastava não mexer no que existia. Não é certo que viessem menos turistas (o sr. Paiva achava que vinham excursões do Algarve para fotografar os repuxos) ou que os tomarenses andassem mais tristes! Inesquecível a "lição" do sr. Frasquilho na sede do PSD, a 200 metros da rotunda, sobre o despesismo no País.
Adiante. Apesar de a grande maioria dos portugueses amanhã já estar mais pobre(de dinheiro), e apesar de alguns marajás (sempre mais ricos e a maioria por conta de nomeação partidária do centrão glutão - PS/PSD ou como gestores das empresas do regime EDP/PT/Brisa/Galp/GdP), votos de Bom 2011 para os que por aqui "pastam".
Um voto especial para o autor do blogue, espaço onde é possível publicamente expor ideias e tentar contrariar o afundamento desta cidade tão importante e próspera num passado ainda recente.
Pedro Miguel

Unknown disse...

Para Pedro Miguel:

Obrigado pelos seus votos e por afirmar que neste blogue se podem discutir ideias, que é exactamente aquilo que se pretende. Os que apenas pretendem publicar insultos e outros testemunhos de inveja e videirismo, continuarão a escrever para o classificador redondo.

Unknown disse...

Para anónimo em 19:36

Chame-lhe o que lhe parecer melhor, de preferência acrescentando alguma coisa ao debate. O post inicial apenas tenta pôr o dedo na ferida. Mais cedo que tarde a autarquia até vai ter dificuldades para pagar a tempo e a horas aos seus funcionários, quanto mais agora para custear quem cuide dos pincéis da barba e dos repuxos. De acordo com informações de boa fonte, só a manutenção dos repuxos vai custar 200 euros/mês + IVA + peças. A certa altura a cadela não pode com tanto cão.

Anónimo disse...

O que é que são 40 contos comparado com o que se gastava na fonte antiga ? Bah, para que a cidade seja bonita é preciso ornamentá-la para esse efeito.

Unknown disse...

Para anónimo em 18:41

É por causa de raciocínios como esse seu que já estamos com uma dívida autárquica de 32 milhões de euros às costas. Ou seja a bagatela de 6,4 milhões de contos, que alguém vai ter de pagar. Querem ver que vai ser você também?!
Como deve saber, "não há almoços grátis".