quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

INFORMAÇÕES E ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL

Colaboração da Papelaria CLIPNETO LDA.


A abrir, duas informações que não virão nos jornais. Uma porque se refere ao leitorado de Tomar a dianteira, outra porque é desta tarde, quando os semanários locais já estavam nas bancas de venda. Sobre este blogue, lamentamos desiludir os que estejam convencidos de que temos cada vez menos audiência: É exactamente o oposto que está a acontecer. Este mês estamos a ultrapassar pela primeira vez as 500 visitas diárias. Segundo o contador da Google, na terça tivemos 518 visitantes e ontem 574. Nada mau para um blogue amador, de uma cidade do interior do país. Procuraremos continuar a fazer o melhor que soubermos, sem nunca embandeirar em arco.

A outra notícia está documentada na foto supra. Os que nos acusaram de má-língua quando previmos que não tardaria a haver mais buracos na rotunda logo após a recente colocação do asfalto, farão o favor de meter a viola no saco e de aproveitarem para ir tocar para outros lados. O que se passou? Pouca coisa. Apenas mais um sumidouro que tinha ficado sem ligação capaz à rede de saneamento. Mais um lapso. Aguardemos os próximos episódios.
Sobre o assunto, teria sido muito oportuno ouvir os comentários do grande industrial tomarense Manuel Mendes Godinho, cujo busto aqui vemos, a decorar os canteiros nordeste. Infelizmente já não nos pode dizer aquilo que pensaria decerto sobre tamanha desgraça. É pena.
Segundo o semanário O TEMPLÁRIO quatro silhuetas em aço cortex, semelhantes a esta da ilustração, e que se destinavam a ornamentar o tanque central da rotunda, jazem arrecadadas nos pavilhões da FAI. Corvêlo de Sousa não concorda com a sua colocação, apesar de aprovadas pelo executivo a que preside e de já estarem pagas. Quando Tomar a dianteira difundiu a informação, naturalmente com indicação da fonte, apareceu-nos logo um comentário abespinhado a esclarecer que não é o presidente, são os vereadores que se opõem à  prevista colocação das silhuetas. Uma pessoa lê, relê e não acredita -Afinal quem é que passou procuração aos senhores autarcas para decidirem sem ouvir quem quer que seja, em matéria que não fazia parte do paleio apresentado à guiza de programas? Não seria mais conveniente e mais democrático auscultar a população sobre o assunto? Os cidadãos servem só para pagar impostos e votar de quando em vez?
Se pretende opinar, vote na nossa sondagem.
Ainda n'O TEMPLÁRIO, sete páginas de fotos e reportagem sobre o recente tornado e  a vaga de assaltos na Freguesia de S. Pedro, em vivendas junto à albufeira do Castelo de Bode.
CIDADE DE TOMAR dedica também várias páginas (8 mais precisamente) ao recente incidente meteorológico. Na última página, com chamada na primeira, noticia que há graves infiltrações na Igreja de Santa Maria do Olival, as quais se não forem reparadas atempadamente poderão pôr em perigo todo o monumento, Panteão das ordens dos Templários e de Cristo. Tratando-se de um monumento nacional,  cabe ao governo providenciar nesse sentido, através do IGESPAR, ou do organismo oficial por ele designado.
N'O MIRANTE, honra lhe seja feita, a tradição continua a ser o que era. Lá vem a usual bicada no vereador  Luís Ferreira, na também usual secção "O Mirante Cor de Rosa". Desta vez temos que "Vereador de Tomar comprou um pijama com colete da protecção civil, para estar sempre operacional". Acrescenta o humorista de serviço que, interrogado sobre o tornado, o autarca terá dito "estar convencido de que ali há mãozinha do escritor António Lobo Antunes, de quem já conseguiu ler os títulos de dois romances." Deve estar ao mesmo nível dos ironistas mirantinos que também já censeguem esgalhar piadas sobre dois vereadores nabantinos -Carlos Carrão e Luís Ferreira. Mas olhem que o executivo é de sete!

Para além do humor e dos emails do outro mundo, sobre Tomar temos notícia das "Jornadas de Turismo Militar", que ao contrário do que se possa pensar não têm nada a ver com os militares portugueses em serviço por esse mundo fora, e o leilão da falida firma João Salvador, que rendeu 1,3 milhões de euros. Menos de metade da dívida aos trabalhadores da empresa...

14 comentários:

Anónimo disse...

Apenas relembrar o Rebelo que relativamente ao projecto de arranjos exteriores para a rotunda os IPT sempre defenderam um concurso público de ideias.

Anónimo disse...

"Sobre este blogue, lamentamos desiludir os que estejam convencidos de que temos cada ves menos audiência"

E vem isto escrito por um suposto doutor. Mas que riso.

Quanto às silhuetas, vossa excelência tem assim um atrofio mental tão grande que acha que a população deve ser auscultada sobre a porcaria de uma decoração de uma rotunda ? Só o dinheiro que se gastava nessa porcaria. É por estas e por outras que (felizmente, acrescentamos nós) você jamais irá a lado algum. Resigne-se à reforma...

Unknown disse...

Parafraseando Sócrates "Suposta era a sua tia!"
Caso não estivesse com tanta azia por causa da difusão do blogue, poderia ter verificado que logo na linha seguinte o mesmo monossílabo já figura carrectamente grafado. É evidente que erro, como toda gente; só que um bocadinho menos. Ou não concorda? Neste caso verificou-se apenas um erro de digitação, agora já corrigido graças à sua ajuda enquanto suposto cidadão bem educado. Como deve saber, no seu teclado e no meu, S e Z são teclas vizinhas. Ou também nunca tinha reparado?

Cordialmente,

A.R.

Unknown disse...

Suposta era a a sua tia! - 2

Realmente errei na questão do S e do Z, que não consegui enxergar na correcção. Porém, apesar de atrofiado, como você pretende, ainda me sinto em condições de esclarecer que esse seu ATROFIO só existe enquanto 1ª pessoa do verbo atrofiar. Nunca na acepção gramatical com que você o usou. É bonito corrigir os outros, mesmo por simples lapsos, mas perde a graça quando o corrector comete erros bem mais graves. Tanto de vocabulário como sobretudo de falta de polimento cívico, se me faço entender...

Boas Festas!

A. R.

Anónimo disse...

O Prof. Rebelo a discutir um s e um z!

Caramba!

E já agora um pequeno pormenor: voltou a vestir a toga para defender o seu amigalhaço ferreira das farturas das bicadas do mirante!

Realmente ninguém pode tocar no seu menino!!!!

Olhe meta-o numa redoma de vidro e coloco-lhe um alo doirado à volta da cabeça, sempre fica mais santinho!

Tenha um Bom Natal Socialista e faça o favor de continuar feliz com os seus rosinhas!!!!!!

Bye! Bye!

Anónimo disse...

O Rebelo não gosta mesmo do Templário. Este publicou um SUPLEMENTO sobre o tornado, muito bem feito, que o post omite, e, além disso, ainda edita um jornal. O Cidade de Tomar publica oito páginas sobre o tornado, referidas pelo Rebelo, mas edita pouco mais. Ao londo das semanas tem-se notado uma diferença de critérios: não referência às mais valias do Templário, e referência excessiva (em relação ao valor) do CT e do Mirante.

Anónimo disse...

Uma pergunta: o prazo para registo das fossas, poços e furos, segundo a Lei dos Poços, terminou anteontem, porque é que nenhum orgão da comunicação social falou no assunto ? Sabem das consequências de não se tyerem feito os registos ?

Unknown disse...

Para anónimo em 14:13

Você tem realmente, no meu entendimento, uma singular visão das coisas. E aquele toque tão tomarense que consiste em considerar que está mal e merece censura tudo aquilo que lhe pareça em discordância com o seu peculiar ponto de vista. A chamada alergia à liberdade de pensamento.
Devo dizer-lhe que tenho sobre esse assunto uma opinião oposta à sua e que não tenciono mudar de posicionamento ou de parâmetros de abordagem.

Boas Festas!

A.R.

Anónimo disse...

..."alergia à liberdade de pensamento."

Que falta de pudor!

Arre!

Anónimo disse...

Anónimo das 14h13, uma pergunta, já que parece ser um grande defensor do Templário e do seu suplemento dedicado ao tornado. Diga-me lá, por favor, de onde nasceram as notas relativamente à visita dos deputados do PSD a Tomar e à conferência de imprensa?? Foi feita por alguém do Templário? Por alguém invisível que não esteve nem num lado nem no outro?

Anónimo disse...

Nenhum orgão de comunicação social falou nos registos que o anónimo das 14.46 refere, porque o que inicialmente estava previsto para se registar, ou seja, todos os buracos, a alteração à referida Lei veio isentar de registo todos buracos abaixo das dimesnões referidas. Logo não há lugar a qualquer alarmismo.

Anónimo disse...

Está visto, que com estes nossos autarcas, nunca um tabuleiro terá lugar no centro daquela ou de outra retunda. São contra a vontade de quem os elegeu.

Anónimo disse...

Olhem a nossa sorte isto não ser as Caldas!!! Já viram o que se estaria a discutir para colocar no centro da nova rotunda???

Anónimo disse...

LEI DOS POÇOS
Não há lugar para alarmismos, mas tem de haver preocupação.
Um membro do Governo reconheceu à TSF que as coimas, por não ter havido registo das fossas, dos poços,dos furos, etc. até àquela data, são grandes e podem atingir milhares de euros.
A Quercus também protestou, na mesma altura e na TSF, contra o nível das coimas por serem demasisado elevados.
Alguém anda mal informado.