sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

OUTRAS FOTOS DO TORNADO...E UMA INSÓLITA

O recente tornado provocou infelizmente estragos dolorosos e avultados, mas também tornou possível este panorama da cidade antiga e do castelo, que antes era impossível, por causa das copas das árvores.
Com a escadaria neste estado, é quase certo que a Comissão da Capela não terá meios para custear a reconstrução. Caberá à autarquia apelar aos mecenas privados (mas quais?), ou ao governo, que verdade seja...
Ao cimo da escadaria, o aspecto é este, uma vez cortadas e retiradas as árvores que a intempérie derrubou.
A escada de acesso ao adro da capela ficou neste estado.
Este aspecto do terreno situado a poente das escadinhas mostra bem a força do tornado.
De regresso das escadinhas, algo de insólito, que constitui uma agradável surpresa. No jardim da Várzea Pequena, uma palmeira torta, tipo Torre de Pisa. Coisa realmente rara, a demonstrar que em Tomar anda mesmo tudo torto. E ninguém sabe ainda se algum dia voltará a endireitar-se....

4 comentários:

Maria disse...

Que o tornado tenha servido para acordar os tomarenses.
Que ninguem hoje na minha terra não tenha um teto para se abrigar.
Bom Natal e Feliz Ano Novo
Maria, pata brava ausente mas sempre com o coração convosco.
Abraço para todos os tomarenses.
Maria

Anónimo disse...

As escadinhas da Srª. da Piedade sempre estiveram desprezadas por quem de direito deveria ter assumido a sua manutenção ao longo dos tempos. A própria comissão cheira-me a incompetência pois nunca vi capela tão pequena a ter tantos actos de recolha de fundos mas sempre a precisar de obras "urgentes".
Por tudo isto não me custa acreditar que a beleza simples das escadas alguma vez volte...

Anónimo disse...

Se as árvores fossem BEM limpas no início do período outonal, como aliás acontece noutros locais civilizados, provavelmente teríamos menos estragos.
AA

Anónimo disse...

Não são só as árvores que deviam ter sido limpas. Neste concelho há muito para limpar. Por isso é que eu disse aqui algumas vezes que o tornado não soprou onde devia. Se tivesse entrado pela Câmara adentro e levado uns quantos que lá estão, que me escuso de enunciar porque toda a gente sabe quem são, isso é que tinha sido serviço asseado. E por mim podia ter passado 3 vezes para cima e 3 vezes para baixo!!!