sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

COM A VERDADE NOS VÃO ENGANANDO...




Numa daquelas publicações dúbias, assim algures entre a informação e a promoção paga a peso de euros, Tomar brilha mais uma vez. Na mais recente edição dos "Dossiês Especiais - Expresso - Só informação", dedicado ao Ribatejo, a relativa maioria encabeçada por Corvêlo de Sousa não esteve com meias medidas: Das 21 autarquias do distrito, só 6 julgaram útil figurar no referido fasciculo. Destas, só Tomar se portou à rica, como aliás é costume. Tem direito a três páginas a cores, enquanto que Abrantes, Alpiarça, Entroncamento e Sardoal se contentam com duas e Benavente com uma, tal como o governo civil. Quando se nada em dinheiro (dos outros), nas margens nabantinas é assim! Tudo à grande, que a ordem é rica e os frades são poucos!
Indo ao concreto, o que choca é que Corvêlo de Sousa, dizendo embora a verdade, como é seu timbre, está objectiamente a enganar os tomarenses. (E a tentar enganar-se a si próprio?) A começar logo pelo título da reportagem, bem paga pela autarquia, mais próprio do recém-falecido Josué -em tempos excelente vendedor de cobertores e outros artigos, de feira em feira. Isto porque, como é óbvio, a anunciada operação em curso entre a cidade e o convento não vai ligar coisa nenhuma. Apenas eventualmente melhorar alguns aspectos daquilo que já existe. E daí não resultará automaticamente nenhum benefício para a cidade, que de resto nada tem a ver com o Convento de Cristo, uma espécie de armazém de funcionários, mal geridos a partir de ordens vindas do IGESPAR, bem instalado no Palácio da Ajuda, em Lisboa. A 140 quilómetros, quando a câmara de Tomar fica a escassos cem metros a vôo de pássaro.
Outro tanto acontece com as apregoadas ligações via IC3 e IC9, com o futuro complexo elefante-branco da Levada e tutti quanti. Sem uma directriz definidora, sem um rumo, sem um corpus de ideias estruturadas, pertinentes, adequadas e em constante remodelação, não vamos conseguir sair da cepa torta. Que o mesmo é dizer do buraco onde nos vamos enterrando, a um ritmo cada vez mais assustador. Não sendo o momento nem o local para avançar nesta senda, o melhor será providenciar no sentido de tentar anular por antecipação as habituais considerações da confederação dos medíocres, para quem tudo o que saia um bocadinho da banalidade não passa de maledicência, inveja, pessimismo crónico, tonteria... Pois antes de irem por aí, façam o favor de ler com atenção (de cabeça fria e sem óculos partidários, se não é pedir demasiado) a fotocópia infra, que é como quem diz mais abaixo:

Este autor também é maledicente, invejoso, pessimista crónico ou tonto? Trata-se do ex-ministro da cultura e ex-embaixador de Portugal na UNESCO, o professor catedrático oriundo da SORBONNE - Paris, Manuel Maria Carrilho.


OUTRO CASO CONCRETO


Aproveitando a embalagem, aqui vai outro caso bem recente e concreto. Com o apoio dos IpT, mas sem o do PS, a relativa maioria fez aprovar a nova orgânica da autarquia, com um total de 15 divisões. O que implica, como é evidente, outros tantos chefes das ditas, com vencimentos entre 3 e 4 mil euros mensais, mais alcavalas. Globalmente, a reestruturação aprovada implica um aumento anual de despesa com pessoal na ordem dos 485 mil euros. Mesmo considerando que não é grande coisa, numa autarquia rica e opulenta como a de Tomar (ou pelo menos com autarcas que têm a mania disso...), os eleitos socialistas apresentaram uma proposta que reduzia as divisões para 10, conseguindo uma poupança anual de 250 mil euros, que foi rejeitada. 
O mais curioso desta situação reside no facto de a relativa maioria mais os IpT aprovarem implicitamente um previsivel aumento de despesa da ordem do meio milhão de euros, ao mesmo tempo que recusam (ou vão protelando) as justas promoções dos funcionários que a elas têm direito estatutário, numa despesa global anual da ordem dos 370 mil euros. Vivemos realmente numa terra cada vez mais estranha... Ou também será só maledicência, etc. etc. etc.?

5 comentários:

Anónimo disse...

Mais do mesmo. Até exaurir.
ALS

Anónimo disse...

O dr. Carrilho tem razão mas não passam de banalidades o que diz (aliás, como de costume). Quanto a ser tonto, claro que é. Basta ver o seu alto patrocínio à recusa de transferir as gravuras de Foz Cõa do sítio. E enganar os locais com a história de que ia haver muito turismo. Se o dr. Carrilho existisse e mandasse desde 1953 não havia nenhuma barragem em Portugal. Lá tinham os lisboetas que beber água do Trancão! E lá tínhamos nós que importar ainda mais energia!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Ó Rebelo, olhe que essa fotografia da roda é muito esquisita...ou será que não deu por isso?

Unknown disse...

Para anónimo em 14:54

Quanto a mim, não vejo nada de estranho. É uma fotografia de há 4 ou 5 anos. Pior é a do castelo, que tem mais de 15.

Cordialmente,

A.R.

Anónimo disse...

Deixem-me Rir.
O Polvo do Nabão