sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

MANIFESTO DE NATAL E ANO NOVO


Conquanto muitos leitores insistam em não acreditar, Tomar a dianteira nasceu e existe sobretudo para  vir a constituir no futuro uma memória do tempo que passa e daquilo que arrasta. Não é, portanto, nem local de propaganda, nem plataforma ideológica, nem alavanca para qualquer candidatura, embora possa quem o lê considerar o que entender, uma vez que "a interpretação é livre, mas os factos são sagrados".
Nesta época de Natal e Ano Novo, poderia contentar-me com os clássicos e corriqueiros votos de Boas Festas. Ficaria bem na fotografia, praticamente sem esforço. Poderia igualmente, num gesto algo vingativo, videirinho e por isso muito tomarense, desejar às leitoras e aos leitores -sobretudo aos que se esfalfam, procurando ajavardar a saudável troca de pontos de vista através dos comentários- que o futuro lhes dê a dobrar tudo aquilo que decerto almejaram e desejam para mim. Não o farei, porém, que Tomar e o concelho precisam é de tolerância, concórdia, vontade de trabalhar e entreajuda. Assim, permitam-me que, para os crentes, apele a Deus, nas suas múltiplas designações; ao futuro e à providência, para os não crentes, no sentido de facultar a todos entendimento e tolerância para compreender e aceitar que: 1-O regabofe, o saque orçamental, o dolce fare niente, os subsídios para iniciativas de má qualidade, as mordomias injustificadas, os direitos adquiridos (salvo os fundamentais, garantidos constitucionalmente) e as obras ornamentais, sobretudo para eleitor ver,  têm de acabar quanto antes; 2-Somos todos inteligentes mas há alguns, infelizmente poucos, que são mais inteligentes do que os outros; 3- Devem prioritariamente ser escolhidos para submeter ao voto do eleitorado os mais capazes, não os mais bonitos, os mais simpáticos, os mais conhecidos, os de melhores famílias, os mais novos, ou os mais velhos; 4-Para haver riqueza a distribuir, primeiro é necessário produzi-la, caso contrário estaremos a roubá-la aos nossos semelhantes; 5-No futuro teremos de trabalhar mais, poupar mais, gerir melhor e consumir menos; 6-A salvação de Tomar será feita pelos tomarenses, ou nunca acontecerá e chegaremos um dia a ter uma "cidade morta"; 7-Tal como Kennedy nos anos 60, "não pergunte o que Tomar pode fazer por si; tente antes saber o que  pode fazer por Tomar e pelos Tomarenses"; 8-Não basta proclamar grandes princípios ou anunciar grandes obras; é indispensável agir e edificar em consonância com aquilo que se diz; 9-Não há, nem nunca haverá, projectos milagrosos "chave na mão", prontos a usar; todos exigem tempo, trabalho, meios e capacidades; 9-É natural que cada um procure, antes de mais, defender os seus interesses, mas é condenável continuar a sacrificar uma comunidade inteira só para manter vantagens pessoais; 10-Apelo bem do fundo do coração a todos os meus conterrâneos, pelo nascimento ou por opção consciente, para que abandonem  com urgência a sua tradicional atitude, semelhante à daquele desgraçado que morreu de sede, sentado ao lado de uma fonte, só para não ter a maçada de se levantar e ir beber à bica. 
ÁMEN!

6 comentários:

Anónimo disse...

Sensibilizou-me particularmente a ENTREAJUDA...

1º Desejo do seu grande timoneiro,inspirador e esperança...

Enquadrado por aquela belíssima gravura com mãos e instrumentos maçónicos...


Amigo do Peito

Anónimo disse...

Pois...

Bravura Lusitana disse...

O PNR THOMAR deseja-lhe um feliz Natal a si e a todos os leitores.

Cumprimentos e boas festas !

Anónimo disse...

Querido Pai Natal
Eu entendo que tenhas de pedir autorização a Espanha para evitar o nosso espaço aéreo, se vieres cá corres um sério risco de a DGCI se enganar e te penhorar o saco, de o Teixeira dos Santos se lembrar de te aplicar um imposto extraordinário para compensar o que não aplicou aos dividendos antecipados ou, pior ainda, de algum cavaquista do BPN de ticar com o saco das prendas, com as renas, o trenós e o fato deixando-te em cuecas.

Há ainda a hipótese de esperar pelos Reis e vires disfarçado de Pai Natal, mas nesse caso é certo e sabido que as prendas serão mal distribuídas, o que, aliás, não é novidade, em nome da preocupação com os pobres o défice disparou com apoios sociais e foram os bancos que ficaram com mais de 60% dessa ajuda. Agora cortaram as ajudas aos pobres e aumentaram-lhe os impostos enquanto os banqueiros continuam a beneficiar dos apoios e das benesses fiscais. Enfim, neste país é Natal todos os dias, como se pode ver.

Mas se vires a estas bandas não fosse mais perigoso do que aterrares no páteo de um centro de treinos do Bin-Laden teria umas coisitas para te pedir, enfim, se não achasses um abuso pois da última vez que te lembraste de nós deixaste um monte de sacos de dinheiro de fundos comunitários e foi o que se viu, apareceu uma lamparinha mágica de onde saiu um Cavaco que transformou metade do dinheiro em betão e quando tentou responder ao segundo pedido enganou-se e o dinheiro desapareceu.

Mas pedia-te saúde, principalmente para o futuro Presidente da República que bem vai precisar dela para chegar ao fim do mandato. Até porque depois de tanto défice e tolerâncias de ponto o país não aguentava mais uma balda para irmos ao velório mais o pagamento de um enterro presidencial e as consequentes eleições presidenciais antecipadas. Já tivemos antecipadas em Lisboa, tudo aponta para antecipadas nas legislativas e já era demais antecipadas nas presidenciais.
O Jumentoblogspot

E se vieres a Tomar ainda te arriscas a ser insultado pelo ferreira das farturas se não pagares o dízimo!!!

Anónimo disse...

ESTE É QUE FAZ O LUISINHO ROER-SE DE INVEJA


PRESIDENTE(PS) DOS CTT ARRECADOU MAIS DE 40.000 EUROS/MÊS DURANTE 2 ANOS.


A descoberta foi feita pela Inspecção-Geral de Finanças numa auditoria já enviada à Procuradoria-Geral da República.
O Presidente do Conselho de Administração dos CTT, Estanislau Mata da Costa - que se demitiu no final do mês passado, sem ter terminado o mandato - recebeu, durante cerca de dois anos, dois vencimentos em simultâneo: um pelo cargo nesta empresa, de cerca de 15 mil euros, e outro correspondente às suas anteriores funções na PT, de 23 mil euros. E isto apesar de ter suspendido o vínculo laboral com a PT.

A descoberta foi feita pela Inspecção-Geral de Finanças (IGF), na sequência de uma auditoria realizada após denúncias da comissão de trabalhadores dos CTT sobre actos de alegada má gestão na empresa. Segundo soube o SOL, o Conselho de Administração da empresa terá recebido o relatório preliminar desta auditoria no dia 29. A demissão de Mata da Costa foi anunciada no dia seguinte e justificada pelo próprio com «razões exclusivamente do foro pessoal e familiar».

A IGF classifica esta acumulação de vencimentos por parte de Mata da Costa - num valor mensal de cerca de 40 mil euros (ao todo, um milhão e 575,6 mil euros recebidos entre Junho de 2005 e Agosto de 2007) - como «eticamente reprovável, ainda que possível do ponto de vista legal». Ainda assim, a IGF decidiu encaminhar o caso para a Procuradoria-Geral da República, por ter «dúvidas quanto à legalidade» da situação.

Segundo o relatório preliminar da IGF, a que o SOL teve acesso, Mata da Costa, que era quadro da PT, foi nomeado para presidir aos CTT em Junho de 2005. Mas, em vez de se desligar desta empresa, fez um acordo de «suspensão do contrato de trabalho, embora estranhamente sem perda de remuneração».


FARTAI VILANAGEM!

NÃO HÁ PAÍS QUE RESISTA A TANTOS GATUNOS!

E eles ENTREAJUDAM-SE!

Huga-se,qué bimbo!


ZÉ DO TELHADO

Anónimo disse...

Um Feliz Natal também para si!
A.A.