quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

A principal novidade n'O MIRANTE desta semana é que não traz nada sobre sobre o vereador Luís Ferreira. Ao cabo de várias semanas, lá devem ter concluído que afinal estavam a promovê-lo, dado que por estes lados o pessoal tem bastante admiração pelos mártires. Basta pensar na nossa Santa Iria.
A destacar, a habitual crónica "Última página", desta vez sobre patifes. E o que o autor, JAE, sabe sobre os mesmos!
Na habitual secção humorística Cavaleiro Andante, demonstra-se que a Entidade de Turismo da nossa região (ver post Afinal não estamos assim tão mal...) enviou o mesmo press-release para todos os jornais da região: Mas como o seu presidente não está em odor de santidade pelas bandas d'O Mirante, toma lá que é para saberes!

Outra farpa bem esgalhada é esta galinha, que traz água no bico, na secção O Mirante Cor-de-rosa. Dada a complexidade da questão, fica a aguardar análise mais detalhada. À alemã: só se deve rir depois de ter considerado todos os contornos da anedota.

O TEMPLÁRIO faz manchete com a curiosa ocorrência de um cidadão-condutor que morreu num despiste contra o muro do cemitério da Asseiceira. Igualmente na primeira página, o falecimento de Josué Bernardino, conhecido empresário da noite tomarense, que morreu sufocado pela própria dentadura. Foi a enterrar no dia seguinte, "acompanhado pelas suas três últimas esposas e pelos cinco filhos." Que descanse em paz! Na página 8 a história de Manuel dos Santos, cheio de vida com os seus 105 anos. Nas páginas 24 e 25, comerciantes do centro histórico de Tomar lastimam-se que as vendas de Natal foram fracas, mas continuam a não aceitar que sem preços, qualidade, variedade e atendimento, não há nada a fazer. E o tempo bendito das larguezas, farturas e vacas gordas já passou e nunca mais voltará. Referência também para o desaparecimento de Alberto Ribeiro dos Santos, cuja nota necrológica, subscrita por Luís Pedrosa Graça está na página 4.


CIDADE DE TOMAR abre com quase quatro páginas de votos de diversas personalidades da vida local  para 2011. Seguem-se, na página 7, dados sobre a violência doméstica em Tomar, entre Janeiro e Novembro deste ano. As capas das 52 edições de 2010 ocupam as quatro páginas seguintes. Na página 15 o padre Mário Duarte propõe maior colaboração entre a câmara e a paróquia na área social. Na última página escreve-se sobre a próxima Festa dos Tabuleiros, em relação à qual parece começar a haver algumas dúvidas, dado a cada vez mais evidente colapso da economia local , enquanto o director do jornal, António Madureira, diz de sua justiça. Não sendo propriamente um revolucionário nem mesmo um contestatário ou crítico usual, as suas posições assumemn especial importância, porque provenientes de um moderado. E que diz ele? Que nem tudo está bem, que temos o problema do mercado, a incógnita do muro-mijatório, a falta de verdade e de sinceridade, a protecção da zona histórica e a liberdade de crítica. Se até os mais moderados já não conseguem ficar calados perante tantas mazelas de toda a ordem, isso significa que estamos mesmo mal e vamos para pior.
Altura para os nossos autarcas começarem a considerar que quando se está enfiado num buraco, a primeira coisa a fazer para preparar a saída é deixar de cavar. No caso em apreço, perder a mania das obras faraónicas de utilidade duvidosa e rendimento nulo. Caso contrário, quanto mais fazem mais se enterram.

2 comentários:

Anónimo disse...

Professor, teve oportunidade de ler no jornal "Público" de hoje, dia 30 de Dezembro, um artigo onde se fala do pagamento de 21 milhões de euros, pelo Estado, por serviços de consultadorias na área da saúde e, sobre isso, o que diz o insuspeito Tribunal de Contas?
Cordialmente, com votos de um ano de 20011 melhor do que 2010, para o Professor, para Tomar e para os portugueses que continuam a apertar o cinto!
Zé Esperança

Anónimo disse...

O trágico acidente em Asseiceira, aconteceu na estrada que o Rebelo já referenciou como estando esburacada por acção dos SMAS, para acesso às tampas de esgosto!
Acontece que todos os buracos continuam por tapar e, mais grave: o acidente aconteceu 20 metros depois dum desses buracos, numa ligeira curva para a esquerda, tendo o carro, depois de passar por ele, seguido em frente!
Haverá alguma relação?...
Pelo menos a consciência dos responsáveis dos SMAS, neste momento, deveria acusar alguma coisa...
Tapem os buracos! Gaita! É demais!