terça-feira, 13 de março de 2012

Cada um com o seu percurso de vida...

Só para maiores de 50 anos. Os outros desconhecem o contexto, indispensável para entender toda a profundidade do excerto seguinte. Os mais curiosos farão o favor de procurar cunhasimões no Google.

"O mais prejudicado com o fecho da Livraria Portugal é um autor ribatejano chamado Cunha Simões, que escreve muitos livrinhos sobre Sousa Martins, as plantas que curam doenças, Salazar, afrodisíacos, entre outros temas. Os livros de Cunha Simões são edições verdadeiramente artesanais. Não fazem parte dos catálogos de editoras de prestígio, mas deviam ser boa fonte de receita para os livreiros, pois tiveram lugar garantido ao longo dos anos na montra principal na parte superior, a toda a largura do escaparate."

JAE, Mirante on line, 07/03/2012

6 comentários:

Leão_da_Estrela disse...

Salvo erro, teve uma livraria/alfarrabista/antiquário na Rua dos Moínhos.

Creio ter sido professor de História(?) no Liceu Nacional de Tomar.

Da memória que tenho dessa altura era um tipo um pouco excêntrico, muito simpático, com uma paciência "desgraçada" para os miúdos. Foi na sua "loja", vizinha da minha Rua Dr. Joaquim Jacinto, que tive contacto com os primeiros Tintin's, Cavaleiro Andante's, os Fantasma's os Mandrake's, eu sei lá...

Foi deputado eleito pelo CDS, creio que apenas numa legislatura, onde ficou conhecido por duas situações bastante distintas: a "eminência parda", devido ao pouco protagonismo como deputado (acho que era independente eleito nas listas do CDS e como tinha uma personalidade "sui géneris", se calhar não lhe deixavam abrir o pio...)e por ter o maior lugar de estacionamento da AR, já que se fazia deslocar para a Assembleia na sua Honda 50 e fazia questão de estacionar no lugar que lhe estava reservado ( Mota Soares é uma cópia barata de Cunha Simões ).

Um homem engraçado e "porreiro", aos meus olhos de miúdo e com uma paciência de Jó para nos aturar. Aprendi muito com ele, principalmente a estender horizontes.

Não simpatizamos hoje pelas mesmas causas, mas o respeito e a admiração persistem.

jccorreia disse...

Engraçado? Depende do ponto de vista.
Mais para o oportunista. Pregou uns rentes valentes a parentes da mulher,mais velhos.

Percursor do xicoespertismo de Sócrates é um expoente(e as viúvas...).

Manuel Oliveira disse...

Boa tarde

Hospital de Tomar vai extinguindo os serviços, mesmo aqueles que NÂO são sustentados financeiramente pelo CHMT.
Porque será?

Notícia Rádio Hertz: O Hospital de Tomar pode estar em vias de perder os Cuidados Paliativos e a Psiquiatria. No primeiro caso, conforme a nossa redacção apurou junto de elementos afectos ao próprio serviço, há um mail da Rede Nacional de Cuidados Continuados que confirma o final da ligação entre as duas entidades. Na situação da psiquiatria, há registo de «conversas de corredor», que dão conta da saída do serviço para Santarém e Leiria. Mas, neste particular, os fundamentos apenas se baseiam em rumores e em testemunhos de funcionários que, como é evidente, preferiram não dar a cara. Relativamente aos Cuidados Paliativos, as certezas já são, dessa forma, mais evidentes.

http://www.radiohertz.pt/?pagina=noticias&id=8382

Manuel Oliveira

jccorreia disse...

Sr.Oliveira
Conclusão errada!
Integrava a rede nacional mas acha que era de borla para o CHMT?
As vagas sim eram da responsabilidade da tal rede nacional.

Luis Ferreira disse...

Conheci em miúdo Cunha Simoes e fui colega de liceu da filha Andreia. Ele chegou a ser presidente da Nabantina nos anos 70/80, quando aí fui musico. Recordo que era uma pessoa muito simpática. Desconheço outras observações aqui proferidas.

A imagem que guardo é de fato de alguém um pouco excêntrico. Quanto à Andreia, q filha mais velha era impecável, nada "armada ao pingarelho" e pouco beta, coisa ainda em voga no meu tempo de Liceu 1979-83.

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Conheci e conversava muitas vezes com Cunha Simões, já lá vão muitos anos, era meu vizinho, R. Silva Magalhães.

Causou admiração na cidade o anúncio do seu livro "Tu cá, Tu lá", desconhecíamos que era escritor; livro que na altura teve péssimo acolhimento pela crítica. Comprei esse livro, ainda li bastantes páginas e depois esquecime de o acabar. Por uma razão ou por outra. Deselegância de minha parte.

Pessoa admiravelmente simpática e comunicativa. Ignorava que tivesse escrito tantos livros.

Julgo que me estou a referir à mesma pessoa.