domingo, 18 de março de 2012

OS OPTIMISTAS

"Começa a ser difícil encontrar em Portugal um político que não seja candidato a candidato de alguma coisa. A lista para as presidenciais, por exemplo, não tem fim: de Carvalho da Silva a Marcelo, passando por Durão Barroso ou Santana, todas as semanas lá salta mais um da cartola com Belém no horizonte. E quando não é Belém,  é S. Bento: António Costa é o nome messiânico com que a esquerda gostaria de recuperar o poder nas próximas eleições.
Este frenesim espanta: com legislativas em 2015 e presidenciais só em 2016, o excesso de candidatos, produzidos pela comunicação social com a óbvia cumplicidade dos próprios, apenas revela a manifesta fraqueza dos titulares, no caso Tozé Seguro e Passos Coelho.
Mas revela mais: uma espécie de crença fantasista de que, lá para 2015 ou 2016, o país já terá dobrado o Cabo das Tormentas, fazendo de Belém (ou de S. Bento) um lugar novamente aprazível. Quem disse que os portugueses eram um bando de pessimistas?"

A voz da razão, João Pereira Coutinho, Correio da Manhã, 18/03/2012, última página

Se o articulista viu bem, em Tomar estamos quilhados. Com as autárquicas previstas para 2013, (se não houver intercalares antes), ainda só apareceu um candidato. Carlos Carrão, o actual presidente. Porque  é um optimista esperançado? Porque não entende o mundo em que vive? Porque pretende evitar que outros vão meter o nariz onde não convém?

3 comentários:

jccorreia disse...

Pois será Professor.
Mas há outro garantido : o (agora ou nunca mais ) líder dos independentes.Ou acha que alguém pensa que o Dr.Pedro Marques vai dar umas baldas aos fracos apoiantes?
A CDU e BE depois dos espalhanços verificados devem estar a escolher melhor os candidatos.E a aguardar ordens.
O PS vai ser um caso bicudo: a concelhia de Tomar consegue escolher um candidato ou as estruturas centrais vão-lhe impor algum vizinho que fique desempregado por atingir o limite de mandatos?
O Carlos Carrão para já "entalou" a concelhia. Vamos
ver o que acontece ...E como vão trabalhar os agora eleitos.
O Vereador Ferreira tem a responsabilidade e o mérito de ter "corrido" com um independente que queria concorrer pelo PS. E vieram as sucessivas maiorias PSD , 3 com o Eng.Paiva e a maioria relativa do Dr.Corvelo.
Terá a actual comissão política da concelhia PSD estofo para evitar ficar na história pelos piores
motivos?

Luis Ferreira disse...

Dr. Correia Leal

Gostaria do informar que sou apenas pai de dois filhos, o Pedro de 11 anos e a Mafalda de 6. Quanto à paternidade que me atribui em relação à saída de cena de Pedro Marques de candidato do PS às eleições autárquicas de 1997.

Para que possa saber em concreto informo-o que fui candidato derrotado a Presidnete do PS de Tomar às eleições de 1996, contra o meu camarada José Mendes que as ganhou, elegendo 11 membros da Comissão política local, tendo a lista por mim encabeçada obtido 9 membros. A decisão de não candidatar o então presidente de Câmara, foi tomada na Comissão política realizada numa reunião no inicio de Dezembro de 1996, POR UNANIMIDADE. Leu bem: UNANIMIDADE! Pode ter sido uma decisão errada ou injusta, mas foi a decisão UNANIME dos socialistas de então. Seria abuso da minha parte aceitar esse epíteto que me atribui.

Julgo ainda, mais do que evidente, que o actual PSD ira ter fim idêntico ao que o PS teve em 1997: a derrota e o virar de pagina...

jccorreia disse...

Sr. Vereador Luis Ferreira

Longe de mim causar-lhe qualquer melindre!

Na minha opinião o senhor prestou um inestimável favor a Tomar ao impedir ( passei a saber que houve unanimidade...) a recandidatura do Dr. Pedro Marques.
O resto são os ciclos da vida.

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Cumprimentos