quinta-feira, 8 de março de 2012

Outra vez a mesma música...

Deve ser o fado nabantino. Fracassada a intentona contra a reforma hospitalar, era suposto que os políticos locais se virassem finalmente para a cada vez mais dramática situação do concelho. Foi mais uma esperança vã. Seguiu-se a intentona anti-Relvas, sob a forma de proposta para a sua exoneração da presidência da Assembleia Municipal de Tomar. Assim a modos que como quem diz "Não te posso apear do governo, mas lixo-te na tua base de apoio de sempre". Ante novo e esmagador fracasso, pois a proposta só obteve os votos da CDU e do BE, que são 3 em 37, aflorou nova esperança. Tanto mais que nos entretantos  soou novamente uma melodia já muito batida, porém sempre agradável ao ouvido: "Estes gajos já estão no poder há 37 anos e o resultado está à vista. Não será tempo de apostar nos que nunca governaram?"
Claro que seria uma experiência promissora. O pior é a necessidade de antes ter de ganhar em eleições livres e justas. Aqui pelas bandas do Nabão, o mais que já se conseguiu foi um lugarzito de vereador, numa experiência que não foi muito concludente. Apesar de gabado durante anos pelos habituais métodos, tendo finalmente alcançado um pavilhão e uma sede para o clube do coração, dados pela autarquia, o homem abandonou. Foi tomar conta dos netos. Mais um fracasso e nova esperança, desta vez já interrogativa: Será agora que se viram para os graves problemas locais?
Pois parece que ainda não. Os senhores presidentes de junta retornaram à campanha anti-Relvas. Novamente com a ajuda da autarquia, que lhes cede o autocarro para irem à reunião nacional da ANAFRE (a sua associação), tal como aconteceu com a ida à Assembleia da República na contestação anti-reforma hospitalar. Programa do citado encontro nacional -Suspensão imediata do processo em curso. Exactamente como no caso do hospital.
Segundo o presidente da junta de Paialvo (PCP/PEV/CDU) aqui, "Esta é a lei do quero, posso e mando. Querem encerrar freguesias, numa imposição que é feita por senhores que não conhecem a nossa realidade.  ... ...Quando Miguel Relvas esteve no governo Durão Barroso, teve que colocar na gaveta uma proposta do género... ... Esta situação mexe como um pau num enxame de abelhas"
Conclusão: A luta continua! Venha a gaja toda nua! A crise tomarense que vá esperando melhor oportunidade...

9 comentários:

Zorro Silva disse...

A luta continua !

Aquela lei do governo é mesmo para mandar para o lixo !

Leão_da_Estrela disse...

Meu caro professor, obrigado pela atenção ( e pelo puxar da corda, já agora ), mas aquilo que escrevo não mereceria um artigo, eu não me dou nem tenho essa importância!

Nem advogo um golpe palaciano ou uma revolução para Tomar, que não seja a das mentalidades e atitudes de quem governe, tão só.
Governos, sejam eles quais forem, apenas saídos de eleições livres e democráticas, mas sem utilização abusiva de Iphones e outros meios esconços de financiar campanhas, já agora...

Rosa Dias, de quem curiosamente também fui aluno e de quem não tenho procuração, foi, à época, uma "pedrada no charco", fazendo uma revolução no seu pelouro (se não estou em erro, foi no seu mandato que se iniciou a recolha de resíduos sólidos nas freguesias rurais,p.e.); se se "orientou", não sei, sei que mais tarde apareceu nos IpT's,não acompanhei mais o percurso.

Não posso no entanto deixar de recordar-lhe, como já disse noutro post, e salvas as devidas proporções, que a Grécia e a Itália têm governos que não foram sufragados, logo, não é por aí...

Já quanto à reforma administrativa, sobre a qual também já opinei por aí, lembro-lhe que num país que conhece muito melhor que eu, a França, tem "apenas" 36.682 "commune"...também não é por aí!

A este propósito, tomo a liberdade de lhe deixar, ao meu caro Professor e aos seus seguidores, um artigo dum especialista em ordenamento do território, Demétrio Alves:

http://pracadobocage.wordpress.com/2012/03/03/a-fusao-destrutiva-das-freguesias/

(não tenham os meus amigos medo, não é um perigoso comunista, é um desalinhado como este seu seguidor, e há muito que cairam em desgraça)

Luis Ferreira disse...

O que eu gostáva mesmo de saber é se esta "fusão administrativa" de Freguesias resolve algum problema ao Pais...

Estou farto de ler livros verdes, relatórios do tribunal de contas, da inspecção geral das autarquia locais e não consigo mesmo atingir qual o problema da existência das freguesias.

Mas deve ser problema meu que sou filho de gente da aldeia a quem dá conforto saber que ali perto há um "posto" da administração do estado a quem se pode recorrer para pequenos arranjos ou simplesmente para uma ajuda ou encaminhamento de assuntos.

Juro que não entendo e nem percebo esta fobia dos centralistas de Lisboa contra as freguesias rurais.

jccorreia disse...

Também alinho no grupo de cidadãos que aprecia o Professor Rosa Dias mas ainda estou para perceber como aceitou ser número 2 de um fulano como o Dr.Pedro Marques,que ele conhecia muito bem , nem sequer constando que alguma vez tivessem particular afinidade no que quer que fosse.Evidentemente que nas eleições seguintes já evitou o mesmo erro mas era tarde. Já perdera o prestígio político que granjeara ao longo de uma vida.
Há erros imperdoáveis!

jccorreia disse...

Sr.Leão

O senhor multiplica-se em argumentos mas esquece um determinante:falta aquilo com que se compram os melões !
Desbaratou-se, roubou-se, permitiu-se um estado social refinado,exagerado e pouco rigoroso para o crescimento(?) económico de Portugal,etc
Agora chapéu . Temos de fazer mirrar os rendimento do pagode em perto de 50%.Nem vale a pena discutir. Teremos apenas que esperar.Infelizmente!

alexandre leal disse...

Caro Professor
Seria grande ingenuidade imaginar que os nossos argutos representantes depois de se terem estafado com a questão do CHMT e terem assistido ao patético desempenho de um funcionário do Eng. Bruno a fazer de conta na A.Municipal,começariam a tentar resolver os verdadeiros problemas do conselho. Nem pensar! Ficaria exposta a incapacidade dos grandes estadistas ,alguns com muitos anos de tarimba.E emproados quanto baste.
Mas atenção que a questão do CHMT ainda
dura.Ontem na comissão de saude da AR, o CA teve um desempenho perfeitamente esclarecedor,diria esmagador,que , como era expectavel teve pouca cobertura na comunicação social local. Mas amanha vai receber uma também muito importante comissão da AM de Tomar constituída por terceiros ou quartos planos(com excepção do H.Cristóvão). Pediram para ser recebidos e assim será,embora se tenham
esquecido de propor uma
agenda. Inexperiencias. Mas paciência! Ao menos
ouviremos via radio interessantes e arrebatadoras entrevistas aos ilustres tribunos,no estilo de uma outra reportagem realizada quando da excursão a Lisboa.
Espero que a Dona Rosa esteja inspirada e se mantenha motivada.
E assim se perde tempo alimentando tristes egos. Tenho para mim que enquanto o povo desconhecer o que verdadeiramente se passava e os boicotes vergonhosos que ainda se verificam nada feito.
Conhece algum programa,ao menos um projecto,uma
ideia,um "bitaite" que as inteligencias que se perfilam para saltar para o poleiro tenham apresentado aos contribuintes e que possa dar uma ajuda para melhorar as condicoes de vida das populações?

Leão_da_Estrela disse...

Caro JCCorreia,

Agora fui eu que não percebi...

Mas o que é que o seu post tem a ver com a redução das autarquias e qual a multiplicidade de argumentos que eu aduzi ao assunto?

E já agora, quem é que desbaratou e roubou? ponha os nomes nos bois, homem, não tenha medo! cá estaremos para derimir argumentos, se for caso disso.

Ctos

Leão_da_Estrela disse...

Caro JCCorreia,

Agora fui eu que não percebi...

Mas o que é que o seu post tem a ver com a redução das autarquias e qual a multiplicidade de argumentos que eu aduzi ao assunto?

E já agora, quem é que desbaratou e roubou? ponha os nomes nos bois, homem, não tenha medo! cá estaremos para derimir argumentos, se for caso disso.

Ctos

alexandre leal disse...

A radio hertz com aquele sentido de oportunidade habitual entrevistou o Dr. João Semedo deputado do BE na AR. Recorde-se que o referido bloquista esteve em Tomar recentemente em sessão pouco concorrida com senhoras enfermeiras muito queixosa e alguns clinicos também a puxarem a brasa para o lado em que estão mais necessitados. O sr.deputado/Medico foi como habitualmente generoso em palavras e mãos cheias de nada.
Agora,depois da audição na comissão de saude da AR
ao CA do CHMT e ao ser entrevistado o cavalheiro mostrou -se mais prudente, refugiando-se em lugares comuns. Esperava mais garbo e arreganho em tão ilustre defensor de causas perdidas e demagogo diplomado.
Entradas de leão e saídas de sendeiro!