domingo, 25 de março de 2012

Perderam a tramontana

Perderam a tramontana, que corresponde -é sempre bom esclarecer, apesar de estarmos numa terra de "barras" em vocabulário"- ao mais corriqueiro desnortearam. Quem? Os órfãos do governo e da realidade virtual anterior. Até o blogue jumento.blogspot.com, que era uma coisa muito bem feita, com excelentes fotos e textos escorreitos, agora tem tendência para a bordoada no verosímil e uma acentuada preferência por intervenções tipo "Cantoneiro da Borda da Estrada", quando se põe a louvar o seu Zèzito.
Aqui pela Nabância, arautos do progresso, sibilinamente manipulados por antigos maoistas nunca realmente reconvertidos, que fingem ignorar o que se passa na China, no Vietnam, no Laos, em Cuba, ou nesse diamante da coroa que é a Coreia do Norte, agora proveitosamente liderada pelo Grande Sucessor; combalidos pela perda das promoções automáticas e outros percalços, tanto a nível nacional como local, adoptaram o velho refrão, anterior ao 25 de Abril. "Nós queremos a mudança de regime. Não queremos é esta mudança" foi santo e senha de uma certa oposição durante anos e anos. De tal forma eficaz que, sem os militares de Abril, que impelidos pelo assobio das balas, causticados pelas savanas, fartos de noites ao relento e nutridos a rações de combate, decidiram ultrapassar as balelas do costume e actuar no terreno, tudo leva a crer que ainda hoje cá teríamos os sucessores de Marcelo Caetano a governar-nos.
À mudança de regime sucedeu agora a reforma hospitalar, cuja suspensão imediata foi exigida, mal tinha começado a ser implementada. Mas a clássica estrutura frásica manteve-se, porque somos um povo de conservadores empedernidos: "Somos favoráveis à reforma hospitalar. Não queremos é esta reforma". E de início, alguns membros do Conselho de Administração do CHMT, menos habituados ao tomarês de ocasião, chegaram mesmo a dizer e a reiterar que até agradeciam a apresentação de propostas contendo soluções alternativas, que prometiam estudar e aplicar, caso não implicassem aumento de encargos. Apareceu alguma? Claro que não! Aquela música do "Não queremos é esta reforma" não passa afinal de um recurso para escamotear a real posição dos seus defensores: tudo deve continuar como até aqui. O tal conservadorismo incurável...
Entrementes, terceira greve geral em três meses, esta última correu mesmo mal, foi um flop. Vai daí, nos areópagos locais o assunto deixou de ser a contestação ao governo ou à autarquia, para se concentrar num facto que -tudo aponta nesse sentido- vai provocar um mudança fundamental em todo o mundo civilizado e arredores. Nada mais, nada menos que a minha nomeação para a Comissão de Saúde do CHMT. A qual, segundo deduzi das sucessivas intervenções gravadas, (que vão ficar para a alegre história local), nem sequer sabem muito bem o que seja ou para que irá servir. Há gente que nunca mais consegue enxergar-se...
Em 1982 abandonei a liderança do PS local, farto dos senhores de Santarém e irritado com a pasmaceira tomarense. Em 2009 fui constrangido a regressar à actividade política pela triste conjuntura a que entretanto se chegara. Três anos mais tarde não posso dizer que as coisas tenham  melhorado. Pelo contrário. E com os recursos humanos conhecidos, não sei não!
Má língua? Pessimismo crónico? Ou apenas verdades incómodas? 

8 comentários:

alexandre leal disse...

Caro Professor

Nunca vi ninguém deixar tantas "viuvas e órfãos"!
Olhando a pinta e intelecto do "falecido" ninguém desconfiaria...

alexandre leal disse...

Professor
Entretanto ainda há quem trabalhe!
No intervalo das múltiplas reunioes com os politicos do burgo e com alguns dos seus tutores de Lisboa,o CA do CHMT tem praticamente concluída as remodelações de fundo que se impunham e ainda arranjou tempo para organizar um importante fórum no Hospital de Torres Novas,com o tema " Os Medicos e os desafios da mudança". Nem mais. Estarão presentes vários responsaveis de outros Hospitais públicos (administradores ,directores clinicos) ,um representante
da Ordem dos Medicos e vários politicos de âmbito nacional,como o representante do BE e também Medico, João Semedo.
Trata-se de uma reuniao cujo programa podem ver no site da Radio Hertz(!), que pensamos constituir um marco importante em todo este processo de remodelação ,na essência feito por Medicos ,o que nao será frequente em Portugal.Veja-se o que se passa na zona oeste.
Aguarda-se com expectativa o contributo brilhante e decisivo que os partidos politicos locais,comissão de saude,comissão de utentes,etc,etc ,todos críticos e certamente munidos de credíveis alternativas nao deixarao de apresentar na Terça Feira ,9 h. ,em Torres Novas. Os doentes e os contribuintes vão estar atentos!

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Lamento. O teu blogue, que tanto apoiei, revelou-se uma farsa.

Há uns tempos a esta parte cumpres um papel lamentável: criar o caos nas opiniões locais; desorientar o "rebanho"; denegrir os tomarenses; ridicularizar autarcas: a maneira como tens tratado Carlos Carrão...; atacares a esquerda, os seus valores e a sua história; encheres de ridículo os movimentos sociais locais que se erguem em defesa de conquistas conseguidas; exigires implementação de políticas locais que sabes não serem possíveis no presente; acusares autarcas de só quererem o bem-bom ao fim do mês; compartilhares opiniões de que o povo viveu acima das suas possibilidades; esconderes sistematicamente que a actual crise portuguesa não deriva, fundamentalmente, dos governos de Sócrates (pelos vistos só a partir de 2010, porque antes votaste nele), mas de um estratagema bem congeminado pelo capitalismo financeiro internacional (as wall streets das grandes capitais), uma forma de chantagem sobre a dívida soberana dos Estados, com uma solução planeada de pôr os trabalhadores a pagar as percas desse ataque selvagem; quereres fazer de MRelvas o novo Capitão/Major/General Oliveira, padrinho do meu primo mais velho, que também se chama Fernando (toma!, não tens essa honra, ficaste António), compadre de meu avô paterno que deus tem; cascares em marxistas e maoístas, de tudo o que cheira a esquerda, que ajudaram a grandes avanços dos povos no séc. XX; fazeres apologia da Alemanha, ainda em dívida para com os gregos desde o final da II Guerra Mundial, hoje ainda a sofrer as consequências da invasão nazi com muitas dezenas de milhares de gregos assassinados, cujos danos materiais não foram totalmente pagos (ler jornal "Público" de hoje); persistires em atribuir o 25 de Abril apenas aos militares, como se alguma transformação profunda ou revolução se possa fazer sem ter no todo ou em parte essa instituição do seu lado- foi o povo também, um milhão na rua em Lisboa, 6 dias depois, 1 de Maio)

As grandes transformações sociais, as grandes reformas, feitas pela esquerda, sempre foram, são-no hoje, como o serão sempre, duras de parir, e que a tua "classe", quiça a minha (a pequena burguesia), vive sempre acagaçada com os seus desenvolvimentos, com pouco ou nada a protagonizar, a não ser o de miar, chorar, espernear, andar a bater com a cabeça num lado e noutro, e no final a vergar-se a Vascos Gonçalves (como eu me lembro!...), rabo entre as pernas, ou a apoiar belmiros, soares dos Santos, catrogas, gaspares, farsolas como Passos Coelho - em última instância abraçados a tipos como Miguel Relvas, que até o Congresso do PSD decidiu agora cortar-lhe as vasas.

Não foi esse o blogue com que apareceste, que me mereceu, aqui, mais do que uma vez, considerá-lo serviço público de valia, não porque alguma vez te tivesse tomado como homem de esquerda - apenas como um democrata rijo, independente, líder de opinião, Homem Bom, na defesa da tua comunidade, que, afinal, também é a minha de raiz.

..... CONTINUA

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

.......CONTINUAÇÂO


E vê lá tu no que deste! A defender um Miguel Relvas, o seu governo e seus bandos, uma corja que não quis aprovar o PEC IV, que nos colocava hoje, no contexto da crise económica internacional, no grupo da Espanha, Itália, Bélgica, sem as patas sujas de agentes externos a governar-nos, com o descaramento de o fazerem em pleno território nacional, e sem a gigantesca confiscação de rendimentos ao povo. Uma humilhação.

Tu és de direita, Rebelo. Tu sempre foste de direita. É algum crime?! Não é vergonha nenhuma, porque nós temos hoje estratos de direita que estão na primeira linha da modernização e inovação de Portugal, que querem a democracia, que respeitam os trabalhadores e o coletivo nacional. Essa direita esteve com José Sócrates, é verdade. E ainda bem.

Mas deixa lá.... Vais ter proximamente muito material para atacar José Sócrates, com a Comissão de Inquérito da AR sobre o BPN. Vão lá estar os mesmos. Vai afiando a pica. Não te esqueças de ir lendo os artigos de JMFernandes e A. Barreto.

É por isso que eu gosto do meu Zézito. Ele conseguiu unir (que coisa mais linda!!!!!) todos os oportunistas políticos do nosso País, alapados na gigantesca "Nomenklatura" Lusitana, da ala mais mal cheirosa ultramontana até à reumática e nauseabunda esquerdalha - e todos os seus lacaios.

Ele está aí! Inesquecível! O primeiro Heterodoxo da política portuguesa!

P.S.:
Já agora... - tão amigo do "Jumento" que tu eras!!

Um abraço.

jccorreia disse...

Amigo Professor

Julgo ter lido algures que mais uma comissão iria este fim de semana desencadear inteligente e esclarecedora acção em prol do H. de Tomar. Era a tal comissão que teria ,entre outros, um elemento de cada freguesia.
Como andei por Tomar e de nada me apercebi ,o Professor que conhece toda a gente,poderá satisfazer a minha curiosidade?
Se de facto existirem e forem rápidos ainda podem ir ao Fórum de Terça Feira em Torres Novas.

templario disse...

Corrijo erro feio:
"Cortar-lhe as VASAS",
deve ler-se "....as VAZAS"

jccorreia disse...

Coitadinho do senhor que gosta da borda da estrada!

Com tantos traumas mal resolvidos(aquela do padrinho do primo mais velho chamado Fernando toma que tu ficas Antonio, revela-se quase patognomonica),as amarguras e os complexos, a necessidade de falar da sua condição social(parece uma queixa),os arquétipos que criou e alimenta sobre o papel da esquerda(a democrática ou a outra?) no século passado,a cultura de algibeira,etc,etc
As permanentes acusações e ofensas a quem acha
com pensar e valores diferentes, o tentar achincalhar pessoas que sabe que o deixam sem resposta pelas funcoes que desempenham e tambem por falta de pachorra,o rotular as pessoas,etc
Começo a ter pena do seu Zezito! O homem teve que emigrar...
Pela parte que me toca ,embora tenha todo o gosto em participar neste blog,estou a despedir-me do senhor cantoneiro. Revela-se demasiado incorrecto e preconceituoso.Por uma questão de higiene mental ,no
que de mim depender fica a falar sozinho.

Vai acabar por morrer ressabiado(daqui a muitos anos) e,se morder a língua,envenenado
Desejo-lhe sorte ,saude e dinheirinho para gastos.

Leão_da_Estrela disse...

Caro Templário, também me parece que o Professor anda um bocado mais azedo.

Se calhar tem a ver com a "ementa" que lhe apresentam diariamente, mas que diabo, escusa de ser tão caustico ( e injusto já agora! )

Concordo consigo quando o nosso Professor desclassifica a importância do papel da esquerda nas grandes conquistas civilizacionais da humanidade. É imperdoável para uma pessoa como o Professor Rebelo, ele que provavelmente usufruirá de algumas delas.

Já agora, quanto a maoistas, com os quais não tenho nada a ver, referir-se-ia o Prof. Rebelo a Durão Barroso? a Pina Moura? a Raimundo Narciso?

Já agora, como o caro Professor tem "cascado" tanto no estado social e nos sindicatos, fique-se com o link do programa "grande Reportagem de 25/03/2012 na SIC e depois tire conclusões: http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic/2012/03/22/o-destino-alemao-e-o-fado-portugues