quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gente que resolve?!


Numa louvável atitude, procurando suprir evidentes lacunas na informação local, a Rádio Hertz indagou junto de todas as forças política com assento na AM qual a posição de cada uma no chamado caso Miguel Relvas. Iniciativa pertinente e por assim dizer indispensável, uma vez que o actual ministro-adjunto é desde há 15 anos deputado municipal e presidente do parlamento municipal de Tomar, terra que adoptou como seu berço. O que significa que, caso os inimigos da mudança profícua vençam, os mais prejudicados serão os tomarenses. Ficarão uma vez mais sem ninguém de braço longo junto do governo...
Os resultados do inquérito podem dividir-se em dois grupos desiguais. Num, aqueles que já se aguardavam. É caso do PSD, que apoia Relvas, do PS e restante esquerda, que entendem não haver condições para que continue , do CDS e do independente ex-PSD António Cruz, que não emitiram opinião. A posição do centrista Herculano Gonçalves entende-se. Não habita nem trabalha em Tomar, está na AM por mero acidente e o CDS está no governo em coligação com o PSD. Já António Cruz, após o percalço do CIRE tem-se mantido afastado da ribalta.
A surpresa veio da parte dos IpT de Pedro Marques, "Gente que resolve". Segundo a Hertz, neste caso resolveram adiar uma tomada de posição. Exactamente como vêm fazendo no executivo municipal. Após dois anos garantindo que o problema era a estranha coligação PSD/PS, uma vez desfeita esta por iniciativa dos socialistas, recusaram os pedromarquistas ir mais adiante, renunciando aos seus lugares e provocando assim a queda do executivo. Ao que se sabe, chegou até a haver conversações sobre o assunto com o PS, as quais não chegaram a bom porto porque Pedro Marques pretendia ser novamente cabeça de lista dos socialistas na eleição subsequente. Modesto e realista, o ex-presidente...
Embora a citada rádio assevere que a posição dos IpT será conhecida noutra ocasião, não é de todo líquido que assim venha a acontecer. Por dois motivos principais, a saber. Por um lado, porque foi o PSD que financiou a campanha dos IpT em 2009, através de um dirigente de uma agremiação regionalista da capital. Por outro lado, porque há nos IpT quem ainda acalente a esperança de poder vir a aliar-se com os social-democratas, tendo em vista vir a encabeçar a respectiva lista, posto que Carlos Carrão está fora de causa. Parece ser um caso de ideia fixa.
Em conclusão, perante mais esta estranha mas esperada atitude, muitos eleitores interrogam-se, algo baralhados:  Independentes por Tomar? Indecisos por Tomar? Oportunistas por Tomar? Já em 2009, os IpT teriam ultrapassado o PS, SE  não fora o surgimento de outro grupo independente, que lhes retirou 750 votos. Mas também a senhora minha avó, SE tivesse tido um motor Ferrarri era bem capaz de ter sido um excelente veículo de fórmula 1. A História não se faz com SES.

6 comentários:

Leão_da_Estrela disse...

Prof.

Lamento não ser tão cordato como António Pedro, mas ele há coisas que não devem ser deixadas passar em claro.
É verdade que remete para o sítio da radio Hertz e para a consulta da notícia, mas seria dar-se muito ao trabalho, se destrinçasse as várias posições das várias forças políticas? é que a justificação para o afastamento de MR, não é a mesma para PS e CDU e entre estas duas e o BE e entre esta e cada uma das outras.
Se quer saber, para o caso pouco me importa que MR seja licenciado ou não, o que me importa é que ele, enquanto PAM, defenda os interesses de Tomar tanto externa como internamente, nomeadamente na legalmente obrigatória fiscalização à actividade do Executivo. Ora o que me parece, a acreditar ( e não tenho motivo para o contrário ) naquilo que vem denunciando como o descalabro da governação do PSD no concelho, MR não tem cumprido com a obrigação legal que lhe confere a assumpção do cargo de Presidente da Assembléia Municipal!
Pode contrapor, até pela relação próxima que aparente ter com MR, que ainda assim, nas relações com o exterior, o visado conseguiu algumas mais valias para o concelho, na forma de fundos comunitários e do governo; mas a posição de que se demitiu de fiscalizar a boa execução dos gastos desses dinheiros, não será ainda mais grave?

Concluindo, deveria MR renunciar à AMT? na minha opinião e apenas pelo atrás exposto, sim!
Deveria MR sair do governo? exclusivamente por esta questão, a licenciatura, não! (o homem até aproveitou uma Lei do anterior governo...) por outros motivos, que todos conhecemos e sei que não concordará comigo, deveria sair MR e todo o governo, mas isso não cabe nesta resposta.

Ctos

Unknown disse...

Há um aspecto que não menciona no seu comentário e que me parece importante. Só com o agravamento da crise se tornou patente e inegável o descalabro tomarense. No tempo do Paiva tinham maioria absoluta e ninguém protestou quando Relvas declarou que era dos melhores presidentes de câmara do país. Neste mandato, porém, dispondo a oposição de maioria no executivo e na AM, porque será que nunca obstaculizaram a relativa maioria PSD, a não ser ultimamente com a não aprovação do orçamento?

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Em primeiro lugar saudar a Radio Hertz pela maneira, muito maneirinha, como chamou os partidos a falarem de Miguel Relvas, assim todos ao mesmo tempo para melhor surgirem iguaizinhos...

Para os comentar, recorro a um comentário que escrevi aqui no TaD em 17/4/2012, para o post "Dar o corpo ao manifesto".

Aí, a certo passo, escrevi:

"Pelo que me apercebo, o Sr. Carrão é da linha de Relvas, o Sr. Tenreiro é da linha de Relvas (aposto!), o Sr. Paiva era da linha de Relvas, o Sr. Corvêlo era da linha de Relvas, o Sr. Pedro Marques gostava de ser da linha de Relvas, e, obviamente... o Sr. A. Rebelo é da linha de Relvas".

Por estar então em momento de singular inspiração, ainda acrescentei:

"Mas há mais: existe por aí gente que também é da linha do Dr. Relvas, mas mete o rabinho entre as pernas, na expetativa..., a fingir que não lhe lambe as baínhas das calças todos os dias, por portas travessas... há muito tempo"

Terminei fazendo um desafio, que a esperança é a última a morrer:

"Não há por aí quem desafie, na praça pública, este oportunismo mesquinho e cínico?

Pela leitura das respostas à radio Hertz, uma coisa é inegável: ganhei a aposta. O Sr. Tenreiro é da linha de Relvas.

E vejam só!!!! Até o caro comentador Leão da Estrela, para surpresa minha, é também da linha de Relvas; se não é, está a fazer-se ao piso... Caro Leão da Estrela, não me leve a mal, mas essa sua costeleta do PCP está a ganhar massa consistente, qual "partícula de Deus", de "Higgs" ou lá o que seja. A mim não há partícula que me engorde, que me dê massa, tenho o mesmo peso e massa de quando fui às sortes. Dizem que é por ser de má raça.

Leiam atentamente as declarações dos responsáveis políticos locais e sejam sinceros: tenho ao não tenho razão?

Quanto ao Dr. Pedro Marques..., fez bem em não responder. Alta Política!!!! Mas vai uma aposta em como já está contratado para a linha de Relvas se ele ainda existir na altura? Claro que não é como cabeça de lista - perdia! Puxem pela cabeça.

E vou terminar com frases da Senhora Anabela Freitas:

"MIGUEL RELVAS É UM INCÓMODO NO GOVERNO".

É mesmo, Sra. Anabela Freitas? Coitadinho do governo... Deixe lá, desde que não cause incómodo ao povo.

"MRELVAS É "PRÓDIGO EM POLÉMICAS".

Ora essa! Que importa isso? A política em si, ela mesmo, é um horror de polémicas. Está na sua natureza. Não ligue. Fora isso não há mais nada a apontar a Miguel Relvas. São más línguas. A Sra. A. Freitas esteve muito bem nas suas declarações...

Deixe-me só dar-lhe um conselho de "próximo" político e de tomarense do coração: NÃO SE LHE META NA CABEÇA CANDIDATAR-SE PELO PS À PRESIDÊNCIA DA CMTOMAR. Perdia. O PS nas próximas eleições tem de jogar para ganhar e a senhora não tem perfil para isso. Desculpe a bruteza.

Termino. Já estou cansado. Foi por isso que não consegui escrever o romance sobre o José do Telhado (ou não foi por isso?!).

Leão_da_Estrela disse...

A isso o meu caro professor já respondeu várias vezes e eu concordo consigo. No entanto nem toda a oposição se tem acomodado. É certo que a que "interessa" tem deixado correr o marfim, mas a iniciativa da fiscalização da actividade deve pertencer ao presidente; a Lei confere-lhe essa prerrogativa.

Ctos

Unknown disse...

Caro Cantoneiro:

Se não te molesto demasiado, faz-me o favor de assentar aí que eu nunca fui nem sou da linha Relvas ou de qualquer outra. Limito-me a considerar que Tomar sempre precisou, precisa e precisará de alguém com influência a nível governamental, sem o que nunca mais vai conseguir sair da cepa torta, pois neste país quase tudo depende de Lisboa. Considero igualmente, mas já por mera questão de educação, que não é hostilizando as pessoas que vamos conseguir sair do pântano. Ou estarei enganado?

Leão_da_Estrela disse...

Ahahahah

Oh diabo, Cantoneiro!

Distraiu-se na leitura?
Não percebeu que a mim pouco me importa o fait divers da licenciatura de MR, antes me importa a desgraça que vem fazendo o governo a que pertence?
Como diz e bem o prof. Rebelo, mudar as moscas não muda a porcaria, logo, o que está a mais é o próprio governo. MR é descartável, com, ou sem a licenciatura que ele obteve ao abrigo duma Lei do governo de Sócrates. Será isso que o incomoda?

Ah, esteja descansado que quanto a fazer-me ao piso, no que à política diz respeito, já há muito tempo que arrumei as chuteiras e apesar de algumas desavenças, a cruzinha continua a ir pró mesmo sítio, mais por demérito dos outros...

Olhe, jogue no Euromilhões.

Ctos