terça-feira, 10 de julho de 2012

Mais um passeio turístico

 Imagem 1
 Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
 Imagem 5

 Imagem 6

 Imagem 7

 Imagem 8

Imagem 9

 Imagem 10

Imagem 11

Mais um passeio turístico. Desta vez praticamente ao alcance de todas as bolsas, porque perto e por bom caminho. Ida à Barquinha, para visitar o Parque Nacional de Esculturas Paisagísticas, inaugurado há pouco pelo Senhor Presidente da República (é assim que se deve escrever sempre, por questões protocolares de respeito pelo cargo). Uma coisita que custou 800 mil euros nesta fase. Dinheiros europeus, claro!
Há bastante estacionamento gratuito e à sombra (Imagem 1), "encosto" para autocaravanas devidamente equipado (imagens 2 e 3), e duas instalações sanitárias, também gratuitas e limpas, uma em cada extremidade do parque (Imagem 4). Quase tão acolhedor como em Tomar, não é verdade?
Arrumado o carrito, indo pela pista ciclável, é possível observar obras de artistas célebres e menos célebres, para brincar (Imagem 5), para visitar (Imagem 6) e para admirar (Imagens 7, 8 e 9). Esta última é de Joana de Vasconcelos, agora muito na berra na alta roda internacional, pois tem uma exposição no Palácio Real de Versalhes. Mas não me perguntem o que significa, que eu terei de responder IGNORO, ao que o leitor poderá acrescentar "Qua ganda ignoro!".
Sobre a imagem 10, trata-se de uma obra cinética, estilo Vassarely.  Fica desde já prevenido que está a ver mal. Ou por outra, está a ver bem mas é induzido em erro, tal como aconteceu com a máquina fotográfica. Vá lá e descubra porquê. Tanto mais que o castelo do Pai Gualdim (Imagem 11) fica mesmo ali ao lado e por 2 euros pode dar uma passeata de barco no Tejo. Já que não pode fazer o mesmo no Reno, no Volga, no Moscova, no Danúbio, no Sena, no Amarelo, no Ganges, no Mekong, no Saduak, no Nilo, no S. Lourenço, no Niagara, no Rio da Prata, no Rio Negro, no Rio Solimões ou no Amazonas, aproveite.

Sem comentários: