segunda-feira, 30 de julho de 2012

QUOUSQUE TANDEM, CATILINA?

A frase completa é "Quousque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?" É de Cícero e já tem três milénios. Eis a respectiva tradução: "Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?" Uso-a porque fica sempre bem uma citação dos clássicos para elevar o tom do debate. Alardeia conhecimento, cultura; e o pessoal gosta disso; de aparências, de cagança...
Na circunstância, dirijo-me particularmente ao nosso presidente Carrão que, segundo a óptica de cada um, terá sido muito feliz ou muito infeliz com aquela sua tirada original publicada na VISÃO: "O País é um Inferno e o Diabo instalou-se em Tomar." Quanto a mim, foi muito feliz e demonstrou inteligência arguta, ao usar linguagem metafórica para caracterizar o actual contexto nacional e local. Não é muito habitual os políticos que temos enveredarem por aí.
Das diversas interpretações possíveis, prefiro esta: O País está numa situação muito difícil e Tomar ainda está pior. O que merece a minha inteira concordância e julgo que também a de muitos leitores de Tomar a dianteira. Se resolvi voltar a abordar a questão foi com o objectivo de incitar Carlos Carrão a ir mais longe, em prol de Tomar e do seu futuro político (dela e dele). O Diabo instalou-se em Tomar? Quando? Como? Porquê? Quem é ele? Unifacetado ou multifacetado? Que fazer para o expulsar da cidade e do concelho? Quando? Com quem?
Parece-me que com fatalismos, atavismos, conformismos e outros ismos nunca mais vamos conseguir sair deste atoleiro, onde nos enterramos pouco a pouco. Uma vez que, contra toda a expectativa, o presidente Carrão teve a coragem de proclamar o que lhe vai na alma; pois que tenha agora a audácia necessária para prosseguir até ao fim o seu combate político. O que propõe afinal para Tomar?

3 comentários:

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da EStrada

"O País é um Inferno e o Diabo instalou-se em Tomar!"

Genial! Parabéns Sr. Carlos Carrão!!!

"O diabo instalou-se em Tomar"! - Bingo!

E olhe que o diabo pode citar as escrituras quando isso lhe convém...

Para si, aqui vai uma frase potente do Pe. António Vieira:

"Para falar ao vento, bastam palavras, para falar ao coração - dos tomarenses -, são necessárias obras".
(a itálico,de minha lavra)

Pense nisto.

(Rompa com esse diabo, denuncie as suas artimanhas e disfarces. Deixe de ser ajudante na estiva da sua barca e procure a da Glória, talvez ganhe o paraíso)

Leão_da_Estrela disse...

Caro prof.,

Não tendo directamente a ver com o seu post, mas relacionado com ele, tomo a liberdade de transcrever a mensagem de férias do presidente da autarquia onde trabalho, dirigida aos trabalhadores e munícipes.
Pelas minhas intervenções dará para ver que jogamos em "equipes" diferentes, mas a amizade que nos une há mais de trinta anos permite-me estar à vontade para considerar que o que diz não "é da boca para fora". Lá vai:

"O período de férias era, há alguns poucos anos, um dado adquirido, para a grande maioria dos Portugueses. Neste ano de 2012, o estado do país aponta para uma realidade bem diferente e o Município de Loures começa a sentir, também, os efeitos da situação global.

Infelizmente, na Câmara Municipal de Loures, não temos soluções prontas a utilizar, mas temos as portas abertas para ajudar a encaminhar, a procurar, a encontrar uma solução para todos os que sofrem na pele os efeitos de decisões autistas que os nossos governantes tomam, alheios ao facto de que o País é constituído por pessoas, os Impostos são pagos por pessoas, as Empresas são formadas por pessoas, bem como as Escolas, os Serviços de Saúde, as Instituições de Solidariedade Social, toda a Atividade Comercial, Industrial e Agrícola, as Associações de Bombeiros, enfim…nada neste ou noutro país funciona se não for a massa humana de que todos fazemos parte, a impulsionar o trabalho, o desenvolvimento e o crescimento das nações.

Mais do que as portas abertas, temos Técnicos, temos instalações, temos Programas de Apoio e queremos dizer aos nossos Munícipes que não estão sozinhos. Que o nosso trabalho se faz, diariamente, no sentido de proteger, ajudar, apoiar os Munícipes mais carenciados e dar, também, auxílio aos que pretendem avançar, melhorar, empreender, criar e crescer.

Somos, sempre, um Município renovado, disponível, atento, porque acreditamos no amanhã, contra ventos e marés e sentimos como nossos todos os problemas que afetam os nossos, que vos afetam.

Aos que podem ter férias, desejo que sejam retemperadoras e vos ajudem a encarar com otimismo os tempos futuros. Àqueles cuja situação não o permite, deixo um convite para que procurem em nós, não os recursos de que necessitam para vencer, mas a ajuda para encontrar o caminho.

Porque a solidariedade nunca tira férias…"

Ctos

Unknown disse...

.."Rompa com esse diabo, denuncie as suas artimanhas e disfarces..."

Ele não pode romper com o "diabo", ele está vinculado ao diabo e aos seus interesses.
Sem esse "diabo" ele seria apenas e só um cidadao de Tomar com todos os defeitos e virtudes como todos nós.