quinta-feira, 12 de julho de 2012

Na imprensa local de hoje




Três temas a comentar na imprensa local desta manhã: A "Lei dos compromissos", manchete de CIDADE DE TOMAR; o Congresso do Concelho, previsto para Setembro e com chamada de primeira página n'O TEMPLÁRIO; a manchete d'O MIRANTE, sobre o aumento de suicídios na região.

1 - Com autarcas assim...
Conforme já aqui foi abordado (ler texto FINALMENTE!!!), o presidente Carrão mostrou-se particularmente agastado com as severas limitações impostas pela Lei dos Compromissos, que impede os autarcas de contrair despesas sem dinheiro em caixa. Segundo referiu, uma vez que a autarquia entrou em Julho com um saldo de caixa negativo da ordem dos seis milhões de euros, quando receber os 200 mil euros para custear a substituição da relva plástica do campo de treinos, não os poderá usar imediatamente. Está cheio de razão. Só é pena que não tenha tido idêntica posição no caso da exploração de caracóis, inviabilizada por um PDM demasiado tosco, no qual uma criação de gastrópodes = criação de porcos ou de qualquer outro animal. Está-se mesmo a ver, não está? Pois mesmo assim, em mais de 15 anos seguidos de governação maioritária do PSD, ainda não houve ocasião para alterar o citado empecilho. Com autarcas assim, Passos e Relvas estão cheios de razão: o melhor é mesmo emigrar, que este país não tem futuro, se todas as câmaras são como a de Tomar.

2 - O futuro, esse desconhecido
Noticia O MIRANTE que os suicídios têm vindo a aumentar na região, resultado da crise persistente, da insegurança e do medo do desconhecido. Outro sintoma da mesma conjuntura sombria é noticiado n'O TEMPLÁRIO: o Congresso do Concelho, previsto para Setembro. Trata-se de uma organização da Casa do Concelho de Tomar em Lisboa, cujos dirigentes terão percebido finalmente que sem uma radical mudança de comportamentos, caminhamos a passos cada vez mais largos e rápidos rumo ao suicídio colectivo, enquanto comunidade autónoma. Será desta que vamos conseguir iniciar o relançamento?

3 - Congressos há muitos
O facto de se organizar um congresso, mesmo não sendo partidário, não garante à partida que venha a ser um sucesso prático. Afinal somos europeus do Sul, onde impera a logorreia, a maior parte das vezes inconsequente. Basta lembrar a sessão da CDU do passado sábado, sobre o mesmo tema, que, contas feitas, nem adiantou nem atrasou, segundo o que foi noticiado. Tomar-Abrantes-Torres Novas, Rota dos Monumentos Património da Humanidade, IC9, sector produtivo, turismo cultural, rebéubéu, pardais ao ninho.
No futuro congresso, será imperativo que se tenha em conta a gravidade da situação, bem como a frase feita, segundo a qual "as árvores não crescem até ao céu e a economia também não", a exigir que cada proponente indique claramente quatro pontos, a saber: A - A ideia fecunda e original, se possível já estruturada e interligada; B - Os recursos humanos para a implementar; C - Os fundos indispensáveis e a sua origem; D - O Contexto geral  e a forma de o conseguir.
Sem estes quatro aspectos claramente detalhados, tudo não passará da usual conversa fiada, no conhecido estilo faz de conta, que já nos arrastou para a triste conjuntura actual e nos poderá vir a atascar ainda mais. No fundo e em síntese, a questão é esta: No estado actual das coisas, para quê atrair turistas se os pobres coitados apenas chegados passam a penitentes e prometem nunca mais voltar a pôr cá os pés? 
Todo o cuidado é pouco. Fica o alerta. 

2 comentários:

Ricardo Rodrigues disse...

não sei se reparou, mas através dos "putos", o SCT conquista do título nacional de juvenis, ou seja, CAMPEÕES, elevando o nome de TOMAR ao mundo do desporto...

presumo que tenha reparado e se tenha esquecido de falar, afinal a notícia não fala de política ou de outras coisas....

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

O Dr. Rebelo, semanas atrás, deixou aqui um apelo para ajudar a imprensa tomarense, a contas com a crise. Correspondi. Fiz uma assinatura do Templário, 30 euros por ano, recebendo-o agora semanalmente no meu endereço electrónico. Fico assim mais próximo da minha terra.

Prefiro sempre destacar as notícias que olham o mundo pela positiva.

"Mamud já consegue ler de novo", com a ajuda do seu amigo, o treinador de futebol Manuel José.

Para mim é o momento mais alto d"O Templário" desta semana. Na minha juventude fui um grande fã do então futebolistas Mamud. Um hino à amizade!

Destaco também a crónica de Fernanda Leitão sobre canudos e cito uma frase; "com formaturas assim, este é ano em que encarece a palha". Para ser sincero, encaro estes expedientes com humor. Estou até tentado a conseguir um para mim. Se apresentasse o meu currículo a uma universidade, desde pequenino..., aos oito anos já organizava campeonatos de hóquei em campo em Marianaia, especialista em escolher ramos de árvores para confecionar stiques,etc., etc., etc.

Sporting de Tomar campeão nacional de hóquei em patins em júniors. Grande feito! Modalidade património cultural da cidade. Lembra-me o grande jogador Silvério, para além do Bonet, o Serafim, Inácio - e o Amílcar de
Santa Cita, artista nesta modalidade como no futebol.

O jornal "O Templário" ousou trazer às suas páginas Miguel Relvas - um "não-assunto".... Diz que Relvas está nas bocas do mundo por causa de um canudo. Será mesmo só por isso? E os outros casos, que metem espiões, jornalistas, compadrio, mentiras e provocações, negócios opacos com o património nacional e a sua responsabilidade no estado a que chegou a cidade e concelho de Tomar? Mas eu compreendo-o senhor diretor do jornal.

Tanbém são noticiadas excelentes perfomances da Gualdim Pais na modalidade Ginástica.

O movimento associativo parece estar vivo e muito activo e isso é um bom sinal. Cabe à política corresponder para que o concelho recupere.

E por falar em movimento associativo, recordo o meteco A. Figueiredo dos Santos, nas décadas 60 e 70 séc. passado, colaborador do Templário, Ajudante de Farmácia, que muito escrevia em apoio do mov. associativo de Tomar. Merecia uma rua com o seu nome.