quinta-feira, 19 de julho de 2012

RECORTES DA IMPRENSA DE HOJE

                         
Do excelente semanário Jornal de Leiria -um exemplo para todos os homólogos da região- reproduzimos com a devida vénia esta crónica do conhecido empresário e ex-deputado socialista, Henrique Neto, conhecido por nunca ter a língua dentro do bolso. Vale a pena meditar neste texto, que assenta que nem uma luva aos tomarenses que por aí andam na política, convencidos de que estão a servir o concelho. Pelo menos é o que proclamam.



Outro escrito a merecer cuidada reflexão nas margens nabantinas é esta "Carta aberta aos leirienses", subscrita por Raul Castro, presidente PS da Câmara de Leiria e que ocupa toda a página 13 do "Jornal de Leiria". Com a indicação de "Publicidade" e não à custa do jornal, à moda tomarense.
Entre as medidas elencadas pelo autarca, destaque para a redução de pessoal, de 778 em 2009, para 689 em 2012. Menos 89 funcionários. Numa câmara socialista.
Agora, se me permitem os geralmente ultra-sensíveis funcionários da autarquia tomarense, façamos uma contita assim por alto. Segundo dados oficiais, a câmara de Leiria conta com 689 funcionários para servir 112.101 eleitores, enquanto que a de Tomar conta com 525 funcionários para 38.070 eleitores. Conclusão óbvia: Na mesma relação trabalhadores autárquicos/eleitores que vigora em Tomar, Leiria deveria empregar 1575 funcionários. Ou até mais, sabido como é que quanto mais população, mais complexas são as tarefas autárquicas. Tem menos de metade e mesmo assim está atascada em dívidas e outros problemas. Mas Leiria tem crescido e muito, enquanto Tomar continua a mirrar a olhos vistos. Se calhar porque a cadela pública já não pode com tanto cachorro. Aqui fica esta singela informação, para os fins que os interessados tiverem por conveniente. Que ninguém venha depois dizer que não estava avisado!

Sem comentários: