segunda-feira, 15 de março de 2010

EM TOMAR É TUDO UMA MARAVILHA, MAS...



Para os habitantes da urbe nabantina, Tomar é o centro do Mundo. Designadamente para autarcas e comerciantes da cidade antiga, pomposamente designada como "Núcleo Histórico", desde que os proprietários dos prédios, além de sujeitos às manias do senhores autarcas e quadros superiores da especialidade, passaram também a ter de aturar as madurezas dos donos do IGESPAR. Mas pronto; não se fala mais nisso. Vale a pena viver à sombra do Castelo Templário, porque o quotidiano é doce e tudo é uma maravilha. O acolhimento dos visitantes ? Uma maravilha. A sinalização ? Uma maravilha. As publicações promocionais ? Uma maravilha. A formação profissional do pessoal ligado ao turismo ? Uma maravilha. As visitas guiadas ? Uma maravilha. A comida ? Uma maravilha. O vinho ? Uma maravilha. Os preços ? Uma maravilha.
A oferta dos estabelecimentos comerciais ? Uma maravilha. Os acessos pedonais ao Castelo/Convento ? Uma maravilha. Os horários de abertura ao público dos monumentos ? Uma maravilha. Os autarcas ? Uma maravilha.
Até espanta, com tanta maravilha, que a maioria dos turistas apenas visite o Convento e de fugida. Uns ignorantes é o que é !
Já em Toledo é diferente. Nem tudo é maravilhoso, nem têm o Convento, nem têm a Janela, nem têm a Festa dos Tabuleiros, nem têm o rio, nem têm os autarcas e outros tomarenses, nem, acima de tudo os respectivos feitios. E, sobretudo, sabem que não são o centro do Mundo, nem a tal aspiram.
Ainda assim, têm o Alcazar, a Sinagoga do Trânsito, a Sinagoga de Santa Maria a Branca, San Juan de los Reyes, a Catedral, o Tejo, a muralha de origem árabe, a pintura do Greco, sobretudo o celebérrimo "Enterro do Conde de Orgaz (não senhor; não tem nada a ver com orgasmos; tire daí o sentido), bons acessos, boa sinalização, pessoal de acolhimento devidamente formado, guias competentes...e comida ao alcance de todas as bolsas.
Apesar de o salário mínimo espanhol ser quase o dobro do nosso, conseguem vender refeições compostas por primeiro prato, segundo prato, sobremesa, pão e vinho, tudo "comida caseira", por 5,62 €uros. Se souberem onde é que, por estas bandas nabantinas, se pode comer bem e nas mesmas condições, pelo mesmo preço, sejam simpáticos ! Informem cá a malta do blogue quanto antes ! Já que os malandros dos turistas não descem à cidade, aproveitaremos nós !

7 comentários:

Anónimo disse...

Vê-se que esteve em Toledo, a cidade Templária nas margens do Tejo e visitou bem a cidade.

Há também restaurantes de categoria, onde se come bem, com um excelente ambiente e serviço e a bom preço - "El Emperador" .
Há mais baratos, mas com qualidade - "CAROLVS".

E há a Real Fundación de Toledo, cuja visita se inicia com uma projeccção audiovisual no anfieatro e uma visita ao Museo Vicctorio Macho onde há belas pinturas, retratos e esulturas. Há também o Museo Sefardi

No átrio exterior uma soberba vista sobre o Tejo!

Para dormir tem o Hotel AC Ciudad de Toledo numa das zonas mais belas e conhecidas, na margem do Tejo, com panorâmicas vistas da cidade.

E que tal encarar a geminação de Tomar com Toledo!

Os autarcas daqui sempre aprendiam alguma coisita!!!!!

Anónimo disse...

O Hotel fica em Los Cigarrales e o "El Emperador" também.
O "Carolvs" perto da Sinagoga del transito.

Anónimo disse...

A restauração em Tomar não é barata, não senhor.

O mal está nas cozinhas. Muito má.

Anda-se de um lado para o outro na esperança de acertar.

Temos qu compreender, a clientela é pouca, não dá para investir em qualidade.

Mas sem ela...

Anónimo disse...

Se não dá para investir em qualidade (*) pelo menos podia-se apostar em preços mais económicos!

(*) - O que até nem será verdade pois o Chico e o Lúria estão quase sempre cheios. Apesar de caros.

Anónimo disse...

Ao primeiro comentador

Geminar Tomar com Toledo seria um desprestígio para Toledo! Tomar nem germinada, quanto mais geminada! Ademais isso só serviria para os senhores autarcas cá da aldeia andarem a passear dum lado para o outro...paga o vamos-vamos...e a enfardar à "muá"!!!

Anónimo disse...

Boa tarde António Rebelo,

Perdão, mas você está a ser injusto com a cidade de Tomar, seus habitantes e seus comerciantes. Caso não tenha reparado mas o que não falta por aí é placards com anúncios a refeições a 4 euros e 50 cêntimos. A ementa é de fácil escolha. Nuns é febras com batatas fritas e ovo a cavalo, noutros é ovo a cavalo numa febra com batatas fritas, moutros ainda é batatas fritas com febras e ovo a cavalo. O difícil é escolher o restaurante.
Quanto ao assunto das visitas guiadas é óbvio que está a puxar pelos espanhóis. A sua sorte é a padeira já ter morrido senão levava umas traulitadas no alto da moleirinha. Então não vê que os portugueses são pau para toda a obra e desenrascam qualquer serviço. Aposto que até qualquer abelhudo armado em guia conseguia fazer entender a um forsteiro que aquela entrada manhosa para o convento até para os cavalos dava naqueles tempos porque eram todos muito magrinhos, alimárias incluídas, porque ainda não tinha sido inventada a fast-food nem os funiculares para transportar as pessoas para os sítios altos. Por issd o pessoal e as bestas andavam sempre a penates para manter a linha.
Quanto aos museus, não queira comparar Toledo a Tomar. Tomar está muito à frente qwuer na qualidade quer na quantidade.
A saber: Museu da Asneira, Museu dos Sonhos, Museu dos Aventais, Museu das Incompetências, Museu da Ladroagem, Museu da Árvore, Museu das Rotundas, Museu do Tira-me Daqui Para Fora...

Em face do exposto, e perante tais evidências, ao sr. Rebelo a quem com respeito me dirijo, apenas quero deixar este recado. Vá abrir um blogue semelhante a este em Toledo para eles se envergonharem da terra que têm e porem os olhos em Tomar, esta sim, verdadeira Cidade Templeira ...perdão ... Templária!

Anónimo disse...

TOMAR – Luís Vicente justifica preço da água e garante a sua qualidade

Os custos da água em Tomar têm suscitado alguma controvérsia, nomeadamente quando os mesmos são comparados com aquilo que é praticado em concelhos vizinhos. Aliás, em Tomar, a água atinge valores que a tornam numa das mais caras para os consumidores, no que ao distrito diz respeito. A Hertz foi à procura de explicações para esta situação e, para tal, falou com Luís Vicente.

O presidente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento referiu que estão em causa «diferentes realidades» e, por isso, não se podem comparar os preços praticados nos diferentes concelhos. Pelo meio, ficou ainda a garantia de que a qualidade da água é «bastante boa»: «As realidades também são diferentes e, por isso, não se podem comparar concelhos. Alguns deles estão, inclusivamente, a subsidiar a água, o que não acontece em Tomar. Dou o exemplo da Chamusca que, recentemente, multiplicou por dez, ou cerca disso, as tarifas que estava a aplicar. E estamos a falar de uma Câmara que chegou onde chegou... Há que ter a noção de que temos condutas pelo concelho em cerca de 900 quilómetros, ou seja, é mais do que de uma ponta à outra do país. E quanto maior é a dispersão, naturalmente que o custo de distribuição aumenta. Se tivéssemos tudo concentrado em um ou dois núcleos urbanos, obviamente que os custos eram menores. E ainda falta falar dos custos de manutenção e o relativo com o pessoal... Por isso, na minha óptica, julgo que a relação qualidade de serviços/preços, está equilibrada, mais ainda se tivermos em conta o que acontecia no passado. Note-se que, ainda não há muito tempo, grande parte do concelho estava constantemente a reclamar que não tinha água. Tivemos que realizar investimentos e custear essas obras. Alguém tem de pagar essas coisas porque o dinheiro não cai do céu. E em relação à qualidade da água, posso dizer que é bastante boa e isso já foi afirmado mais do que uma vez, inclusivé pela nossa Delegada de Saúde. As análises que são feitas à agua até são publicadas».
RÁDIO HERTZ