quinta-feira, 25 de março de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA DESTA SEMANA



Colaboração da LIVRARIA CLIPNETO, Lda.

Diz-se, com alguma frequência, que "os povos felizes não têm história". Ou ainda que a ausência de notícias é uma boa notícia. A imprensa local hoje publicada parece, à primeira vista, confirmar estes ditados. O MIRANTE titula, a toda a largura do topo da primeira página "Pais agridem responsável de jardim-de-infância de Alcanena". E logo abaixo "Funcionária de escola de Coruche agredida por familiares de aluna". O TEMPLARIO interroga "E se a ASAE fechar o mercado ?", logo seguido por "Demissão nos bombeiros de Tomar". "Projecto Limpar Portugal -Grupo de Santa Maria encontrou granada junto à Ponte de Peniche", noticia CIDADE DE TOMAR.
Para sermos francos, havemos de concordar que todos estes títulos indiciam uma cidade pacata, num país igualmente pacato, num mundo cada vez mais agitado e num continente em ebulição. Porque será ?
Indo aos detalhes, lá aparecem então as duas grandes novidades desta semana. A mais inesperada e a que , à priori, maior expectativa vai desencadear , é uma local na página 33 d'O MIRANTE: "Novo movimento independente perfila-se em Tomar". Após leitura, fica-se a saber que o cidadão António Cruz, ex-deputado do PSD, conta já com cerca de 7o eleitores, para iniciar mais um movimento de independentes na nossa cidade. Aguarda apenas a aprovação do nome escolhido pelo Registo Nacional de Pessoas Colectivas.
Projectos para o futuro ? "Vamos debater o turismo com quem sabe", fazer "uma forte campanha de marketing", concorrer às próximas autárquicas e desmantelar o Regimento de Infantaria 15, para aí instalar o novo Estádio Municipal de Tomar. Nada mais, nada menos !
Com mais este anunciado agrupamento político, Tomar passará decerto a ser conhecida, na região e no país, como "Cidade capital dos independentes". Afinal, quem sai aos seus, não degenera. E os templários também eram independentes. Tanto que até detinham o privilégio de "Diocese nula", dependendo directamente do Papa. Por conseguinte...
Nesta mesma faixa da política local, CIDADE DE TOMAR publica uma extensa entrevista com o novo líder local do PSD, José Delgado. Para quem, como nós, alimentou alguma esperança, baseados na vitória de uma lista por assim dizer anti-situacionista, tais declarações são totalmente decepcionantes. Ao longo de duas páginas, o novo responsável laranja debita toda uma série de frases feitas, afirmações de circunstância, lugares comuns, posições conformistas e total seguidismos em relação a todo o longo consulado Paiva/Corvêlo. Não há em toda a entrevista uma única discordância, ou qualquer ideia nova. Parece estar tudo bem, numa terra quase perfeita. Nem se chega a perceber o que terá levado o senhor Delgado a encabeçar uma lista alternativa à de Luís Vicente. Perdôe-se-nos a frontalidade, mas se foi para isto que os oposicionistas social-democratas votaram maioritariamente, valia mais terem estado quietos. Sempre se poupava papel e não se defraudavam legítimas expectativas.
Quanto à demissão ocorrida nos bombeiros de Tomar e noticiada pel'O TEMPLÁRIO, trata-se de mais uma consequência da gestão agressiva de Luís Ferreira. Além deste caso, fala-se igualmente de funcionários com baixa médica, por alegada incompatibilidade de carácter. Falta apurar quem tem razão -o vereador que pretende endireitar o mundo e por isso tende a exagerar; ou os cidadãos em causa, habituados a um deixa-andar que dificilmente pode continuar ? Vamos dar tempo ao tempo e logo teremos respostas claras. Por agora continuará a reinar a dúvida metódica...

5 comentários:

Anónimo disse...

Delgado, amigo os do avental estão contigo!!!!! ou

Com Delgado o PSD continua calado!!!!! (e os do avental agradecem!)

O Delgado ainda vai fazer concorrência aos da "Conversa da Treta" e acompanhado do ferreira vão arrasar!!!!

Parole! Parole! Parole!

Enfim .... é o que há por cá!

Vota Bloco .... Central (Centrão!).

Anónimo disse...

"Para sermos francos, havemos de concordar que todos estes títulos indiciam uma cidade pacata, num país igualmente pacato...".

Ponho a questão de outra maneira:

Este passo do post em questão, a propósito de um novo movimento de Independentes em Tomar, levou-me direitinho a um outro que esta manhã sublinhei num livro que ando a ler "Geografia Humana e Regional", do Geógrafo e Historiador Orlando Ribeiro, que reza assim, a propósito de ser ou não ser «O homem é um produto da superfície da terra»:

"(...) ensina-se aí que a natureza murmura soluções, robustece os músculos, circunscreve ideias e ambições, e que todas as expressões da civilização, mesmo as mais elevadas, dependem dela, pois nas paisagens de horizontes monótonos até a religião se faz monoteísta e Deus se torna uno e sem rivais, como a areia do deserto e a erva da estepe".

Isto para justificar que, tanto no campo da vida material como espiritual, as pessoas podem tomar certas influências do ambiente geográfico em que vivem...

Nesta matéria sou apenas curioso, leio, não estudo.

Será que da geografia da cidade, da sua posição geográfica no país, da Tomar ecológica, resultou um determinismo comportamental humano?

Curiosidade minha; quanto à resposta, talvez haja alguém que nos surpreenda.

Anónimo disse...

Mas qual é a estranheza sobre o que o Vereador socialista Ferreira está a fazer? A sua imagem de marca parece ser essa: aguarda a oportunidade, entra, aguarda novamente, começa a atacar um a um, aguarda, volta a atacar, aguarda...
Se bem o conheço, vai deixar aquilo virado ao contrário, se o deixarem, claro.

Anónimo disse...

O situacionismo tende ao imobilismo.
Os verdadeiros bombeiros apoiam este agitar de consciências numa instituição dominada por um certo marasmo.
O comodismo só interessa aos alapados do costume. E isto é válido para outras instituições/organizações na cidade.

SF

Anónimo disse...

Tomar é um sítio cada vez mais mal frequentado!