sexta-feira, 26 de março de 2010

UMA ESTRANHA CAMBALHOTA POLÍTICA


Conforme documentam as imagens, a cambalhota para a frente é relativamente corrente, tanto entre os humanos como no reino animal. Há também outro tipo de cambalhotas, muito mais agradáveis, mas que agora não são para aqui chamadas.
Cambalhotas na área política sempre existiram, porém, só lá muito de quando em quando. Nestes últimos tempos, contudo, vêem-se cambalhotas à frente e à rectaguarda em toda a área política. Na terra gualdina, desde Outubro passado já tínhamos a cambalhota do PS e a cambalhota do PSD. Depois de terem dito o pior uns dos outros, durante a campanha eleitoral, ei-los amancebados para o melhor e para o pior. Bem diz o ditado que "quem desdenha quer comprar".
Apesar de tudo, a extraordinária cambalhota política de José Delgado, indiscutivelmente documentada na entrevista publicada hoje no "Cidade de Tomar", terá surpreendido tudo e todos. Pelo menos fora do serralho laranja, uma vez que no interior da confraria, aquele anunciado novo movimento independente tem que se lhe diga. Na verdade, nesta vida pouco acontece por mero acaso e na política então nem vale a pena esmiuçar a questão.
A viragem de 180 graus de José Delgado é de tal forma evidente, inesperada e estrambótica que para ela apenas encontramos três causas prováveis: 1 -promessas; 2 -ameaças; 3 -condicionamento psicológico. Pode até dar-se a circunstância de haver um pouco de cada uma delas. De qualquer modo, certo é que ninguém muda assim do pé para a mão, sem razões fortes e imperativas.
O cidadão José Delgado resolveu, a dada altura, abandonar o seu lugar de deputado municipal porque, disse ele, deixara de se reconhecer no PSD local. Tempos depois encabeçou uma lista de oposição ao situacionismo/relvismo dominante. Ganhou. Logo a seguir, nesta longa entrevista supra referida, dá o dito por não dito, ao concordar com tudo o que já foi feito pela gestão de António Paiva e com o que vai ser executado sob a batuta de Corvêlo de Sousa. Que se terá passado entretanto ?
Tomar é uma terra pequena, onde as novidades circulam muito devagarinho mas nunca páram. Mais semana menos semana, mais mês menos mês, acabaremos por saber tudo sobre o novo cozinhado social-democrata nabantino. Couves à Miguel Relvas ? Corvêlo na abóbora ? Socialistas no forno ? Cozido à nabantina ? Sopa de calhaus ? Aventais folhados à moda do mestre?

16 comentários:

Anónimo disse...

A criatura apercebeu-se que o PPC irá ganhar, o MR volta à ribalta e ... é melhor não contrariar muito as chefias!

Tudo como dantes!

Sai o trinco Vicente, entra o trinco Delgado.

O jogo é o mesmo, as camisolas e emblemas são iguais, só mudou o número as costas.

O resultado final - mais uma derrota para o PSD de Tomar e mais uma vitória pró avental!

Tudo farinha do mesmo saco, só muda o reclame ... para melhor enganar.

Ah! e este já não faz o sinal do Cruz!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Caíu o pano!!!
O espectáculo vai começar!!!

O PSD não tem gente com coluna vertebral...que o diga o senhor Delgado!!!

Tanta parra e pouca uva!!!

Este jogo de cintura só tira crédito à política e aos políticos!!!

Cada vez mais há razões para que os cidadãos se revejam nos movimentos Independentes. Pois os partidos não têm margem para se auto-regenerarem!

A equipa que acompanha o Delgado parecia que tinha um folgo diferente dos seus antecessores, mas, foi sol de pouca dura!!!

Por quem os sinos dobram???

Até parece que bastou o PS (Luís Ferreira) bater o pé e os novos dirigentes do PSD arrepiaram xaminho!!!

Grande Luís Ferreira. Apesar de não estar no teu lado da barricada, tiro-te o chapéu!!!

Anónimo disse...

Lê-se em vamos por aqui o blogue do senhor vereador da cultura Luís Ferreira que "Temos casa cheia para o Quim Roscas. Tomar é cool" Lê-se mais abaixo Tomar cidade templária A herança dos séculos Presidente das Comemorações Corvelo de Sousa Comissários Carlos Veloso Mestre em História José Faria arquitecto Reis Ferreira economista especialista em Turismo. Mais uma prova que a câmara tem comissários políticos e um deles considera-se especialista em turismo. Especialista de quê realmente ? Quem lhe concedeu tal especialidade ? Onde exerceu ou exerce essa especialidade? O que liga mais essa camarilha é o avental e o Politécnico como armazém de incompetentes incapazes em pedagogia e na prática do dia a dia. Especialista em Turismo, estamos a brincar com quem ?

Anónimo disse...

Olha o passarito...

O Delgado tinha pinta
Ficou teso mui depressa
Queria fazer correr tinta
E rápido perdeu a raça

Do Relvas nem sinal
Com encalce d'Ivo e Cruz
Vai de pior a mal
O pêpêdé do truz truz

Segue caminho o avental
Com o Hugo em venerável
Levando os xuxas menos mal
vantagem bem amável

Anónimo disse...

estamos a brincar com quem ?

certamente com o dinheiro dos contribuintes!!!!!!!!

que são ... os do costume que pagam sempre a entrada para estes gajos fazerem as palhaçadas que querem!

até que um dia ....!!!!!!

Anónimo disse...

"Reis Ferreira economista especialista em Turismo. Mais uma prova que a câmara tem comissários políticos e um deles considera-se especialista em turismo. Especialista de quê realmente ? Quem lhe concedeu tal especialidade ? Onde exerceu ou exerce essa especialidade?"

Ó amigo você é parvo?
Porque fala do que não sabe?
Conhece o currículo do homem?
Acha que em Tomar são todos como o sargento pífaro ou quê?

Anónimo disse...

OH caro Rebelo ainda acreditava você que o PSD iria mudar?!UHM, pois este sr. Delgado trabalhou largos meses com o sr. fernando Jesus, foi a empresa dele que fiscalizou as obras do velho hospital, quando este passou para a Misericórdia.
Este sr. é exactamente igual ao Relvas e outros. Como ficou sempre de fora fez birrinha para apresentar uma nova lista, mas é exactamente igual ou pior que os outros. Gosta do jogo das influências... E mais não digo!
Também quer conquistar o poderzinho... Veja lá as ideias inovadoras que o rapqz tem para o concelho. Pois está-se mesmo a ver ... Mais valia estar calado.
Não consigo comprrender a razão pela qual o Cidade de Tomar não acompanha tantas cerimónias e eventos em Tomar, mas esteve no jantar do Pedro Passos Coelho. Porque será!
Assim vai o nosso jornalismo!

Anónimo disse...

Estou à espera que o Sr. Luís Ferreira apresente resultados daquela proposta do "Dinamizador ou Gestor de iniciativas económicas", ou lá o que era, no concelho.

Bem, ele não é o Presidente, mas pela quantidade vezes que é referido na blogosfera tomarense e respetivos comentaristas, parece-me ser a grande ESTRELA da política local tomarense, de quem parece esperarem tudo - do pior e do melhor.

Cá para mim, se ele souber conduzir bem a sua acção neste executivo, a par de uma boa ajuda da estrutura partidária, e conseguir implementar uma ou duas iniativas marcantes, e estabelecer uma meticulosa, ponderada e corajosa relação com os independentes, especialmente com o seu líder (uma vez que separados, nem o PS nem os indep'S lá chegarão), e estruturar uma razoável base de apoios na sociedade civil,

se trabalhar nesse sentido,

poderá muito naturalmente vir a ser o próximo presidente de câmara de Tomar.

Para isso é condição indispensável que mantenha este entendimento com o PSD até final do mandato, ou muito próximo.

Mas a nova direção do PSD vai tentar, não agora (é cedo de mais e nem a direcão nacional ia nisso), escangalhar este acordo, no último ano de mandato, durante o qual calçarão uns patins ao actual presidente.

Tomar precisa de um político, de quem ame a política e goste de poder (porque só merece o poder quem goste dele no bom sentido).

As chamadas "boas pessoas" na política raramente fazem algo para as populações. Dizem o mesmo dos médicos "porreiros", "simpáticos" e dos professores "bacanos".

Anónimo disse...

Para 17:18
Estou farto de intrujões mesmo sobretudo especialistasn e não venham com mais aldrabices. Caso seja verdade que o homem tem um currículo bom venha ele quanto antes mas se calha é só palavriado como é costume e eu depois é que sou parvo. Só bacoradas.

Anónimo disse...

Anónimo de 26 de Março de 2010 19:20 boa análise.

Agora arranje a forma de o ferreira estabelecer uma meticulosa, ponderada e corajosa relação com os independentes, especialmente com o seu líder (uma vez que separados, nem o PS nem os indep'S lá chegarão).

Talvez sentando-os à mesma mesa num bom repasto.

E para o ferreira o universo é o limite!!!!!!!!

Ter um Presidente de Câmara aventalado vai ser fenomenal!

Tem o nosso apoio militante, assim ele queira encabeçar!

Anónimo disse...

Realmente, muita parra e pouca uva. Também esperava mais numa entrevista de duas páginas, sendo certo que as perguntas, tipo inquéritos que se faziam antigamente nos primeiros tempos de escola, não ajudavam a desenvolver as ideias. Alguém poderá fazer o favor fr esclarecer uma dúvida: temos uma coligação PS/PSD ou PSD/PS na Câmara?
Cidadão Atento

Anónimo disse...

A vida é estranha! Uns vão para a política para dar cambalhotas! Outros(s) dão cambalhotas para ir para a política! Ó inclemência! Ó martírio!

Anónimo disse...

Sim sim
O Luís Ferreira a Presidente!
Porquê esperar 4 anos? marquem-se já eleições!

Anónimo disse...

Política, em democracia, é busca de consensos, compromissos políticos, em torno de uma objetividade possível e frutuosa, porque ela, em democracia, é para servir o povo, não para prendar o amigo ou castigar o adversário pessoal.

A democracia em Portugal foi implementada,durante todo o chamado PREC, quando a guerra civil estava por um cabelo, à custa de cedências, de consensos, de compromissos, de milhares de alianças e coligações entre gente de todas as áreas políticas, até mesmo quando já havia armas na rua. Infelizmente, hoje, no seio do centro/esquerda, ignoram-se essas experiências de elevada consciência patriótica, que tão úteis seriam no momento presente.

Vai ser engraçado, se for por diante a intenção de reforma eleitoral que dá ao cabeça de lista vencedor o poder de escolher os elementos do executivo. Vamos, então, assistir a situações caricatas, como o de ver certos partidos de esquerda a ganir por um vereadorzito ou vogalzito na JF (já acontece hoje), sem se preocupar com o conteúdo do programa do presidente vencedor (em muitos casos da direita "reacionária"), agora tão criticado em Tomar, só porque dois partidos se entenderam para gerir a autarquia.

Quem se deve sentar à mesa, mesmo num "repasto", são o responsável do PS e o responsável dos Independentes. Nestas coisas impõe-se puxar pelos galões.

Anónimo disse...

A coligação é formalmente PSD/PS, mas na pratica é entre dois independentes, dois socialistas e um social democrata. O que querem melhor?

Há vários anos que a autarquia de Tomar é dominada por independentes.

Não há qualquer relação entre a situação actual do Concelho e esse facto.

José Delgado

Anónimo disse...

Outro grunho na confraria do tacho???!!!