domingo, 21 de março de 2010

A PAIXÃO É INIMIGA DA RAZÃO

RESPOSTA AOS ADEPTOS FERRENHOS DO UNIÃO DE TOMAR E DE OUTRAS COISAS...

Compreendo a vossa reacção, algo inflamada mas todavia nos limites da correcção e da convivência. Também já estive apaixonado, e é maravilhoso, não foi ? O problema é que, regra geral, a paixão tolda os sentidos, o que a torna inimiga da razão. Como sucede no caso presente.
Têm razão ao pensar que não sou um grande admirador do futebol. Perdem-na, porém, ao proclamarem que sou inimigo do União de Tomar, o que é totalmente falso. Entre a pouca admiração e a aversão, a distância é enorme. Além de que não faria qualquer sentido, penso eu, ser inimigo de uma colectividade do meu berço, de que tanto gosto.
Outros leitores, que me merecem igual consideração, leram no meu texto aquilo que lá não está escrito. Se fizerem o favor de voltar a ler, de modo mais ponderado, verão que é verdade.
Encerrando por agora este pequeno debate, julgo ser útil meditar um pouco na ilustração acima publicada, retirada da página 25 do LE MONDE de sexta-feira passada. Passo a traduzir:

"A EUROPA DO FUTEBOL DOMINADA POR CLUBES ENDIVIDADOS"

"Temos de tomar medidas muito rapidamente, se queremos preservar a continuação do futebol ueropeu interclubes", declarou o dirigente máximo da UEFA, Michel Platini. Para convencer os clubes a adoptarem políticas de moderação financeira, a instância dirigente do futebol europeu acaba de publicar um estudo sobre o estado de saúde dos 732 clubes que integram o conjunto das ligas europeias da primeira divisão.
O balanço é mau. No final na época de 2007/2008, 54% dos clubes apresentaram prejuízos no total de 578 milhões de euros (115 milhões e 600 mil contos). O total das dívidas atingiu então 6 mil e trezentos milhões de euros (1260 milhões de contos !!!), dos quais 4 mil milhões só na primeira liga inglesa.
As principais causas desta derrapagem financeira, diz a UEFA, são a inflação dos ordenados dos jogadores e os custos das transferências, que aumentram 18% em relação a 2007, chegando aos 7 mil e cem milhões de euros em 2008" (1420 milhões de contos. A título comrarativo: Nesta altura a dívida externa da Grécia ultrapassa ligeiramente os 300 mil milhões de euros = 60 biliões de contos).
Como podem constatar, caros conterrâneos unionistas inflamados, a doença é muito mais grave e está muito mais disseminada do que aquilo que certamente pensavam. E não me consta que Michel Platini, antiga estrela do futebol gaulês, seja um inimigo do desporto-rei. Assim sendo, por alguma razão estará preocupado. Se calhar empinou o Lavoisier durante o ensino básico e nunca mais se esqueceu de que "As mesmas causas, nas mesmas circunstâncias exteriores, produzem sempre os mesmos efeitos." Convinha que aqui em Tomar também se começasse a comer menos queijo...

8 comentários:

Funiculi disse...

Obrigado Dr. Rebelo pelas lições que nos tem dado sobre aquilo que deverá ser considerado como um filho da terra.

Em vez de adeptos ferranhos, não nos devemos esquecer que existem muitas pessoas no nosso País que eram ferrenhos no trabalho que executavam e que agora estão no desemprego, impossibilitados de executar essa acção.

Mas para os ferrenhos da cultura futebolistica pergunto de onde virá o nome de Estádio 25 de Abril?

O que lá está escrito, é Estádio Municipal Engenheiro Frederico Ulrich, ministro à época da sua construção, mencionando ainda que é um dos mais belos do país, favorecido pelo ímpar enquadramento arbóreo que o rodeia.

Será, continuo a perguntar? Com cabines-contentores e sem qualquer bancada, com uma pista de Atletismo semi-homologada, não será dos mais belos do País, mas sim dos mais anedóticos da “firma” Paiva-Curvêlo & Associados.

Perguntamos ainda, quanto paga a União de Tomar à Câmara Municipal de Tomar face às Regras de Utilização e Taxas do Estádio Municipal?

Se de facto nada pagam, não será essa uma forma encapotada de atribuição de subsídios?

Se qualquer um de nós não pagar às finanças não haverá juros de juros de juros etc., etc., etc. Com a União de Tomar está a acontecer o mesmo.

Já lemos que entregam a chave à Câmara. Mas a chave de quê? Dos balões de oxigénio que tem alimentado o Clube ao longo do tempo das pós vacas gordas?

Se há tantas fábricas e empresas que também eram históricas e fecham, porque não poderá também fechar a União de Tomar?

Anónimo disse...

quando, numa conjuntara económica mundial em crise, a 'fifa' anuncia o lucro líquido de 140 milhões de euros no exercício de 2009 - ano sem 'mundial', recorde-se - algo tem que estar mal na redistribuição dos dinheiros do futebol a nível planetário.
é como em portugal.
os clubes cada vez mais debilitados económicamente enquanto o seu orgão de topo, a 'fpf', pese os investimentos de risco no 'bpn' e quejandos, continua a registar uma saúde económico-financeira invejavelmente pornográfica.
onde e quando isto irá parar?
é que sem clubes, não há selecções!...
nem 'fifas', nem 'federações'!
rima e é verdade.
POSTED BY ANTONIO BORONHA

Anónimo disse...

Caro Professor, não é a mesma coisa. Michel Platini fala dos chamados grandes clubes. Para o presidente da UEFA e os senhores que o acompanham só contam esses clubes. Repare, por exemplo, nas primeiras páginas dos três diários desportivos portugueses ou nos congéneres europeus. Em Portugal só se fala do Benfica, Sporting e FC Porto. Do Sp. Braga, que tem feito um campeonato excepcional, mantendo-se na disputa do título desde a primeira jornada, onde é que se fala? Nas páginas interiores... A situação aqui em discussão tem a ver com o U. Tomar, onde nos últimos tempos alguns jogadores pagam para jogar. O assunto daria pano para mangas...
Olhe, Caro Professor, talvez fosse oportuno abrir no Tomar a Dianteira um debate, por exemplo, sobre a iniciativa que pôs muitos milhares de voluntários a limpar Portugal no fim-de-semana. Portugal, pequeno país, poderia ser um jardim. Como é que as várias entidades oficiais, com o Estado à cabeça, permitem que se chegue ao caos em que nos encontramos? A limpeza do País poderia servir, por que não, para fazer diminuir o flagelo do desemprego...
Os melhores cumprimentos.
Cidadão Atento

Anónimo disse...

Para o exmo Funiculi:

Caro sr.
Partir da ideia de que o U. Tomar, por não pagar à Câmara Municipal a utilização do estádio, está a receber subsídio encapotado é afirmação de quem, julgo eu, não tem a mínima noção do serviço público que este clube quase centário está a prestar. E as centenas de jovens que ali praticam desporto? É o clube que tem obrigação de suportar todas essas despesas? Caro senhor, pelo seu discurso parece que o futebol (ou o depsorto em geral) é o responsável pela crise mundial... Acorde para a vida. Não seja obtuso. A crise só existe porque alguns eleitos pelo povo tomam decisões que nem uma criança de três anos tomava. E uma delas foi deitar abaixo um estádio lindo, carregado de simbolismo e de história. Mas os interesses falaram mais alto e não era boa ideia continuar a tapar a vista aos turistas do hotel dos Templários. Sendo assim, nada melhor do que construir aquele campito para o qual, já agora, sugiro um nome: Complexo Desportivo do Hotel dos Templários.

Anónimo disse...

Muito bem Cidadão Atento. Mas que comparação é esta? Então estamos a falar do U. Tomar e o autor do blogue quer comparações com os grandes clubes da Europa? Mas que coisa mais descabida... Meus senhores, estamos a falar de realidades diferentes. Não queiram juntar tudo do mesmo saco!

Anónimo disse...

A Federação Portuguesa de Futebol é que devia resolver estas dificuldades, se estivesse de facto a cumprir o seu papel de serviço público. Mas não. É responsável, principalmente o seu presidente, um iberista traidor, pelas dezenas de milhões de euros gastos em estádios que se estão a degradar, pagos pelos impostos dos portugueses.

A sua proposta de um mundial de futebol com a Espanha, "Candidatura Ibérica", é uma vergonha para nós, porque Ibéria é Espanha aos olhos do mundo. Mas ele conta com o apoio do Governo, dominado pela maçonaria, onde se destaca o iberista traidor Rui Pereira do grande Oriente Lusitano (a maçonaria foi sempre iberista), que anda feliz da vida a caçar membros da ETA para entregar aos castelhanos, os quais estão a impôr em todas as iniciativas conjuntas a denominação Ibéria, apagando o nome de Portugal

A FPF tem tudo a ver com o problema do União de Tomar, porque é a instituição controladora, mas este presidente iberista sem vergonha, só lida bem com os dirigentes do porto iberistas, e outros do Sporting iberistas medonhos, como Soares Franco e Rui Oliveira Costa, comentador, entre outros.

Para que existe a FPF?
Se o futebol português está dominado por esta gente traidora, como se pode pedir à Câmara que desembolse dinheiro para resolver um problema que cabe À FPF encontrar soluções. Naturalmente que a CMT poderá dar o seu contributo, mas para onde têm ido os dinheiros da FPF? Está esse iberista ascoroso preocupado com um dos seus filiados?

Funiculi disse...

Caríssimo Anónimo das 13:45 horas.

Agradeço imenso o facto de me ter ensinado o nome do novo Estádio Municipal: Complexo Desportivo do Hotel dos Templários, ou seja mais um a acrescentar ao 25 de Abril.

De onde virá o nome de Estádio 25 de Abril?

Há muito que estou acordado para a vida e bem acordado a assistir à final da Taça da Liga entre as equipas do F. C. do Porto e S. L. e Benfica.

Mas que grandes "amigos" eles são com as constantes sarrafadas de parte e a parte.

E os incidentes na auto-estrada e já no Algarve, com um sistema de segurança com mais de um milhar das forças de segurança?

Espero que após o jogo acabado todos se entendam para o bem e não haja mais distúrbios.

De facto estou muito obtuso por ser recto nos oportunismos, mas não sofro de futebolite aguda.

Não tenho qualquer dúvida que se os jovens que praticam futebol forem ensinados pelos treinadores, dirigentes e progenitores nas regras de boa conduta para com o seu semelhante, que o futuro do futebol será então muito promissor, mas senão, o pensamento ficará ao critério de cada um.

Finalmente estamos também de acordo com as políticas a nível desportivas da “firma” Paiva-Curvêlo & Associados.

Uma vergonha para aquela firma que nunca irá à falência.

Anónimo disse...

Bom dia Dr. Rebelo.
Tenho seguido os textos e comentários relativos à questão União de Tomar e com esforço resisti à tentação de rebater emotivamente algumas opiniões com que não concordo.
Há contudo, uma questão que é fundamental que seja clarificada de uma vez e que tem a ver com a demagogia com que se utiliza "as centenas de crianças".
Já não vou ao ponto (e daria pano para mangas) de questionar o modelo de formação actualmente em vigor no União de Tomar, para avaliar se sim ou não o que está aser feito pelos treinadores (todos, ou apenas alguns) contribui efectivamente para a FORMAÇÃO das crianças... Adiante.
O que não se pode aceitar é que essa área do União de Tomar seja referida quando se fala de dívidas. E porquê?
Porque as dívidas não resultam da actividade das crianças. É que os encarregados de educação, de há uns anos a esta parte, pagam uma mensalidade(cara para as condições de que beneficiam) e ainda transportam os filhos para os jogos fora de Tomar.
Como se sabe que o União de Tomar não paga nada à Câmara pelas instalações, a despesa que existe com ás crianças é a inscrição na Associação no início da época e o prémio aos treinadores que também já não é pago há mais de meio ano mas que equivale à mensalidade de apenas seis jogadores por equipa.
Isto significa, preto no branco, apesar de não serem apresentadas contas há vários anos, que as crianças estão "a pagar" outras despesas do clube e não a contribuir para a dívida.
E a questão essencial que quero repôr é esta. Nenhuma parte da dívida existente tem origem no trabalho com as crianças, por isso não se invoquem as crianças como argumento para justificar a resolução do problema da dívida.