sexta-feira, 5 de março de 2010

ALELUIA ! FINALMENTE BOAS NOTÍCIAS !

Ora até que enfim ! Boas notícias do laranjal da Nabância, que o mesmo é dizer boas notícias para os tomarenses. Finalmente, aparece um dirigente local que, logo na sua primeira grande intervenção pública, consegue catapultar a política nabantina para um patamar bem mais alto. Diz o que lhe vai na alma, mostra ter uma política definida, para já a curto prazo; indica que sabe distinguir a táctica da estratégia; não corta qualquer ponte, mas logra manter as mãos inteiramente livres, colocando os parceiros da circunstancial e infeliz coligação a jogar à defesa, o que não tem acontecido até agora.
Destaque igualmente para a Rádio Hertz, cujo jornalista (que não ignoramos quem seja) soube conduzir a entrevista de forma a obter declarações simultaneamente originais, bem estruturadas e substantivas.
A partir de agora, -dependendo igualmente do desfecho do imbróglio social-democrata a nível nacional-, está tudo em aberto na política nabantina. Repare-se que o novo dirigente máximo concelhio dos laranjas (que não temos o gosto de conhecer pessoalmente), já antes declarara que a sua equipa não apoia nenhum dos candidatos em liça, deixando a cada militante inteira liberdade de escolha.
Para já, José Delgado mostrou arcaboiço político, ao levar os dois eleitos do PS a perceberem que estão às ordens do PSD, partido maioritário a nível local, que por isso deve exercer a liderança efectiva. Sem, todavia, o dizer frontalmente, como convém. Bastou-lhe afirmar que não concordava com a forma como o acordo estava a ser cumprido e, mais tarde, que ele e os da sua equipa nada tiveram a ver com o inesperado casamento de conveniência, pois nem sequer foram consultados, ou dele tiveram conhecimento antecipado. A isto se chama política de alto coturno. Dar a entender muito mais do que aquilo que se diz. Para bom entendedor...
Significa isto que melhores dias se aproximam para os tomarenses ? A ver vamos. Até agora, os primeiros sinais são muito favoráveis, o que já não sucedia há demasiado tempo. Porém, como é sabido, os ciganos nunca gostam de ver bons princípios aos filhos. Optimismo portanto, mas moderado e cauteloso. Os dados estão lançados ! Aguardemos.

Nota final:

Muitos estranharão que finalmente digamos bem de alguma coisa. Acrescentarão até que "os gajos ou já se passaram para os laranjas, ou estão a preparar o terreno para a próxima corrida".
Nada disso, caros conterrâneos ! Sucede simplesmente que -como aliás aqui tem sido repetido com alguma frequência- há já muitos anos que deixámos de usar "óculos partidários" para ver, analisar e explicar o que acontece, tanto na sociedade local, como nacional ou internacional. O que nunca nos impediu, nem impede, de termos uma determinada visão do mundo, a qual nunca implicou que esqueçamos a conhecida frase do saudoso Vítor Cunha Rego: "As coisas são o que são." Para o bem e para o mal. Ou, citando os nossos irmãos brasileiros, "Quem nasceu lagartixa nunca chega a jacaré."

14 comentários:

Anónimo disse...

Rebelo francamente, acreditas mesmo no escreveste?
E depois dizes que não tens óculos partidários?

Anónimo disse...

Bom dia António Rebelo,

Por favor não corra atrás de foguetes, nem embandeire em arco aos supostamente primeiros sinais de inteligência política. Às vezes, esses "arrufos" de boa vontade em dar o benefício da dúvida podem trazer amarguíssimos dissabores.
No meu entender é esperar para ver! Quem nos diz que o homem não acaba a ser arregimentado pelo status? Certamente já ouviu dizer que o poder corrempe! Portanto, vamos esperar e ver do que este novo personagem da paisagem política tomarense é capaz.
Uma coisa é a retórica. Outra é a prática...e muitas vezes vai uma distância abissal duma à outra!!!

Sebastião Barros disse...

Para 10:38

É claro que acredito ! Sou muito crédulo, embora pouco perceba de política, sobretudo da tomarense.
Caso não acreditasse, tê-lo-ia escrito para quê ? Porquê ? Trabalhar só para aquecer, diz o povo que mais vale morrer de frio...

Anónimo disse...

A nova direcção do PSD tomar já marcou a agenda política local para as próximas semanas. Vamos dar o benefício da dúvida!
Uma coisa é certa, quem está a marcar a agenda política local na autarquia é o PS. Até aqui não há dúvidas.
O problema é que marcar a agenda política não significa necessáriamente ter um projecto, por mais modesto que seja, para Tomar. Isto também é uma evidência.
O PSD eclipsou-se!!!
O presidente da câmara (só formal) não existe de facto! Nem é preciso argumentar!
A vereadora é uma inutilidade que o Paiva lá colocou para ser sua secretária. Também aqui não há dúvida!
O Carrão no meio disto tudo provou que nada vale!!! Foi comido e não se queixou!!! Aliás, até ajudou, e muito, à lixeira em que Tomar se transformou! Há dúvidas?
Os dois moços do PS são gente intragável, segundo os próprios militantes socialistas (os não dependentes).
Espera-se, e disso espero não vir a ter dúvidas, que a actual direcção do PSD local seja coerente e consequente. Aliás, a desmotivação dos militantes social-democratas (pelas bandas dos perdedores) deve-se, isso sim, precisamente ao facto de não terem concordado com a negociata feita à revelia, e até nas costas (pura traição) dos militantes que são a razão da existência do próprio partido.

Caro Eng. Delgado, o PSD aguarda que leve, com inteligência e crença, por diante uma decisão por que os tomarenses anseiam: ACABE JÁ COM A COLIGAÇÃO!
O PSD tem de ter a coragem de governar sózinho, tal como fez Moita Flores, em Santarém, e preparar-se para ganhar as próximas eleições com maioria absoluta. Coragem é o que se lhe pede.
Um militante seu simpatizante.

Anónimo disse...

O que se espera dos novos dirigentes do Partido Social democrata, em Tomar: que coloquem sempre os interesses do concelho em primeiro lugar; quando tiverem que decidir, ponham de lado as amizades pessoais; ponderem bem os custos das obras a realizar e acompanhem a realização das mesmas com rigor para que o investimento se justifique; apareçam menos nas fotografias públicas e produzam mais; escolham os mais competentes para os lugares de maior responsabilidade. Tomar agradece...
Cidadão Atento

Anónimo disse...

Realmente o desespero invoca a igorância... E de é burro!
Palavras leva-as os vento e mais, vozes de burro não chegam ao céu.

Em suma, os discursos são bonitos, a malta agradece, mas acções que é bom, nada!

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o texto das 15:09.
É preciso reganhar a confiança dos tomarenses e essa não será possível com a coligação contranatura que actualmente se verifica.
Aliás, nem com o PS nem com os IPT. Tal como diz o cidadão cujo texto refiro, o PSD deve governar sozinho!
Reconheço que há um problemo: O Corvelo é uma nódoa! Mas temos que ter a coragem de trabalhar para colmatar esse problema.
O PSD é um partido de causas, teve foi um interregno de muitos anos (pelo menos em Tomar) em que os caciques (ainda por cima medíocres) o desbarataram para servir interesses que não os da comunidade.
Força Delgado, estamos contigo!

Anónimo disse...

SEXTA-FEIRA, MARÇO 05, 2010
tapetes e atrevimentos
Ora, a junção destas duas palavras traz-me imagens de matérias que manda o bom senso, não aborde aqui no blogue...


Não, é mesmo de política que se trata. Pois o novel presidente do PSD local, José Delgado, afinal lá deu uma entrevista, na última quarta feira penso eu, à rádio Hertz. Não ouvi, mas ainda ontem durante a tarde me contactaram a fazer um pequeno relato, e o próprio mo confirmou à noite, no jantar de aniversário da Casa do Concelho de Tomar em Lisboa.
Então, na ânsia de mostrar serviço, e ruptura que parece ser coisa em voga naquele partido, o meu caro homólogo laranja lá vai dizendo que o PS anda muito atrevido e que «vai tirar o tapete ao PSD».


Eu, é sabido, não gosto de me meter em casa alheia, mas já que a grande bandeira de quem mais não sabe, são os argumentos contra o PS, vejamos bem a coisa:
Quem já tirou parte, e há-de tirar o restante do tapete ao PSD, são os cidadãos nas eleições, e certamente que não por culpa das pretensas "fragilidades" que Delgado gostaria de achar no PS.
O PS sabe bem que não ganhou a câmara, como sabe que há-de continuar a trabalhar para ganhá-la. O que não quer dizer que isso seja de alguma forma inconciliável, muito pelo contrário, por assumir compromissos e responsabilidades, e trabalhar o mais possível, guiado pelos seus ideais e programa sufragado, com diálogo com o presidente e vereadores PSD, na senda dos interesses de Tomar e dos tomarenses.


Se, contudo, o meu caro homólogo pretende que o PS termine a partilha de responsabilidades, abruptamente antes do fim do mandato, vai esperar sentado e entediado.
O PS sabe assumir e cumprir as responsabilidades que adquire e não tem duas caras. Enquanto eu tiver uma palavra a dizer será indubitavelmente assim, e eu próprio o deixei claro em Assembleia Municipal última.


Daí, não sei bem o que entende por atrevido o agora presidente do PSD. Será ele contudo, que terá de mostrar que atrevimento tem, e se não gosta de ver o PSD sujeito a negociar com o PS, ter sim a coragem de terminar com o acordo (que ele diz desconhecer mas que é público). Se for capaz.
E dizer depois a todos os cidadãos como faz para governar a câmara, sendo certo que esta precisa de maioria para conseguir efectivamente governar, para mais nas circunstâncias difíceis em que se encontra.
Será que está desejoso de correr para os braços de Pedro Marques e da renegada laranja Graça Costa, e os demais independentes associados anti partidos? Então, força. Bem, pode até ser mais corajoso, e anunciar já Pedro Marques como candidato do PSD daqui a quatro anos!


Hum, que tal? Isso é que era atrevimento. Também, fim de ciclo por fim de ciclo, era só uma questão de juntar as famílias...
COLOCADO ÀS 16:24 COMMENTS ETIQUETAS: CMT, POLÍTICA, PS, PSD, TOMAR

Anónimo disse...

Dr Rebelo, agradecia-lhe que investigasse os grupos juvenis que têm andado a propagar a violência e o medo pela cidade. Todos sabemos quem eles são, mas a polícia não faz nada.

Anónimo disse...

Aproveito a deixa deste último comentário para sublinhar que, mais importante do que estas guerrilhas entre PSD e PS, são as guerras urbanas - felizmente ainda é uma expressão exagerada - em que Tomar mergulhou. Todos os dias há notícias de assaltos, mas do que não há notícias é da captura dos responsáveis. É uma vergonha! O que anda a fazer a PSP durante a noite? Não tem efectivos? Pois bem, que a Câmara Municipal faça chegar bem alto a revolta de todos os tomarenses, pelo menos aqueles que já foram vítimas de algum tipo de criminalidade!

Anónimo disse...

Para o comentador cujo post tem o título Tapetes e Atrevimentos.

Parto do princípio que é Hugo Cristóvão, o presidente da concelhia do PS. Por curiosidade, tomei a liberdade de visitar o seu blogue onde, para meu espanto, a determinada altura, está escrito que lê os jornais locais por obrigação (!) e raramente ouve as rádios, também ditas locais. Para alguém com as suas responsabilidades - pode parecer que não mas, de facto, tem essas responsabilidades - fica-lhe mal afirmar isto. Quer dizer, então quando é preciso chegar ao povo, na altura de caçar votos, o senhor e outros que tais, procuram a comunicação social local, desdobram-se em entrevistas, em conferências de imprensa, enfim, as vossas ideias não se esgotam. Agora, já no poleiro, só olham para os jornais por «obrigação»?? Que obrigação é essa? Sente-se obrigado a saber o que se passa na sua terra? Sente-se obrigado a saber que empresas fecham todos os dias, que há assaltos todos os dias, que esta terra está uma vergonha a cada dia que passa? Se se sente obrigado, tem boa solução, procure outras paragens mas não volte daqui a quatro anos. Aquilo que se pede é que tenha um pouco de respeito por Tomar! E digo-lhe mais... de facto, andou distraído para não ouvir «discursos directos» de Luís Vicente e de José Delgado. Antes de escrever, procure informar-se.

Anónimo disse...

Boa tarde António Rebelo,

PARA O COMENTADOR ANTERIOR

Desculpar-me-á mas das duas uma: ou chegou recentemente cá ao burgo - e desde já lhe apresento as minhas condolências por tão infeliz decisão - ou então anda a dormir na forma.
Então ainda não deu para perceber que a PSP de Tomar está quase única e exclusivamente vocacionada para a multa de trânsito?
Não sei se sabe mas ainda haverá por aí quem se lembre que quando o eng. Paulino Paiva pôs em funcionamento os parques subterrâneos, face à fraquíssima adesão dos automobilistas, solicitou ao comandante da PSP de então que reforçasse a vigilância aos estacionamentos e fosse "vigoroso" nas multas, ao que a corporação respondeu de imediato pondo no terreno o maior número de efectivos possível, autuando a esmo ao mínimo assomo de desrespeito ao Código da Estrada. Ao mesmo tampo, fotografias há de carros particulares de agentes estacionados, imagine, na rotunda entre o Modelo e o Politécnico, ali para os lados dum stand ao ar livre de carros usados.
Palavras para quê? Em Tomar respira-se ar podre, não dos lixos da lixeira, mas da lixeira que é o lobby de interesses e vícios que por cá vão havendo!

Anónimo disse...

É preciso calar de vez a arrogância do PS de Tomar;
É preciso que o PSD não se deixe iludir pela força (chantagem) que o PS diz ter para que a autarquia seja governada; mesmo quando tenta acenar com o papão dos IPT; o PS não passa de um pequeno grupo de gente sem interesse.
O PSD deve governar sózinho e assumir as suas responsabilidades perante os munícipes;
Força Delgado

Anónimo disse...

A gestão da câmara de Tomar deve estar nas mão do PSD. Porquê? Porque foi o partido que ganhou as eleições!
Claro que sofreu um forte recuo eleitoral devido à má equipa que apresentou. Mas, foram as circunstâncias e os seus actores.
Vou dar alguns exemplos de autarquias governadas (e bem) por maioria relativa:
- Santarém (a maioria relativa conduziu a maioria absoluta)
- Gaia (a maioria relativa conduziu a maioria absoluta)
- Lisboa (a maioria relativa conduziu a maioria absoluta)
- Porto (a maioria relativa conduziu a maioria absoluta)

São apenas alguns exemplos.

É verdade que a coligação em Tomar partiu da necessidade de garantira sobrevivência política do senhor Relvas e senhor L. Ferreira. Ponto

É verdade que a coligação em Tomar também se deveu à necessidade de esconder a absoluta incompetência dos membros do PSD (independentes) no executivo. Ponto

Mas também é verdade que isso não pode ser razão para que a actual direcção do PSD Tomar não assuma as suas legítimas responsabilidades:
1º - Acabar com a coligação que penalisa diariamente o PSD aos olhos ds população;
2º - Acabar com a coligação que tem vindo a colocar os vereadores eleitos pelo PSD em posição de menorização, face aos do PS;
3º - A actual direcção tem legitimidade para o fazer, até pela coragem e clareza com que se apresentaram aos militantes, em que assumiram a sua discordância face à realidade política a que a direcção cessante conduziu o PSD e Tomar;
4º - O PSD sabe que o partido da coligação tudo fará, a seu tempo, quando já é por demais evidente no dia a dia, para apear o PSD da liderança da autarquia, mesmo que para isso tenha de "comprar" a comunicação social local (ou alguns dos seus colaboradores), tal como tem feito o PS ao nível nacional.
Nada do que tem acontecido no país é inocente.
Meus caros amigos e companheiros, Delgado e Tenreiro, não defraudem as expectativas que os militantes em vós depositaram.
Contamos convosco para libertarem o PSD desta coligação que só nos vai aniquilando a cada dia que passa.

Sózinhos mas honrados!
A população saberá reconhecer e agradecer a nobreza do gesto que urge e pelo qual anseia.
Viva Tomar!